Crítica - Gritos (2022)

Crítica - Gritos (2022)

Realizado por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett

Com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox


Passados 25 anos desde os Homicídios Woodsboro retratados no filme de 1996, Sidney Prescott regressa à sua cidade natal, isto após a sua última visita ter terminado em mais uma tragédia sangrenta. Perseguida pelo Ghostface desde sempre, Sidney depara-se, agora, com um vilão de uma nova geração que começa a perseguir um grupo de jovens para desenterrar segredos do passado sombrio da cidade. Esta é a premissa que lança a quinta entrega da saga "Scream" /"Gritos", o primeiro capítulo sem a mão criativa de Wes Craven (entretanto falecido).

Embora já longe deste mundo, Craven continua omnipresente neste capítulo, ou não fosse esta uma agradável entrega do franchise que ajudou a criar e dinamizar! O espírito, as ideias e a genialidade do icónico realizador continuam bem assentes, tendo sido perfeitamente assimiladas e exteriorizadas pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett que, por sinal, já têm méritos próprios em Hollywood.

Esta nova versão de "Scream"/ "Gritos" aproveita a fórmula já conhecida e, tal como o quarto filme e a série televisiva, tenta adaptá-la a uma nova geração, sendo sem dúvida bem mais sucedido nesta tarefa que, por exemplo, o filme anterior. Há espaço para o terror típico que fez de "Scream" um sucesso, mas não só. O tipo de terror que nos é apresentado é fiel ao espírito do produto original, até porque foi este tipo de terror mais leve e dinâmico que ajudou a cimentar a saga e, também, a dinamizar a popularidade dos slashers. É certo que o género não nasceu com "Scream", mas sim com outros clássicos como "Halloween", mas não há dúvidas que foi esta saga que o trouxe a novas gerações e poderá voltar a fazê-lo....isto porque os remakes, spin-offs e revivals de outros pesos pesados do género não têm sido tão bem sucedidos.

O estilo do franchise está bem vivo e as dinâmicas de sucesso mantêm-se, mas a estas acrescem novas fórmulas já testadas na série televisiva e que nesta nova entrega têm uma maior expressão que produz um resultado final bem satisfatório. Este é,sem dúvida, um dos capítulos mais refrescantes e interessantes da coleção, sendo também a primeira a apresentar uma surpresa fatal que mexerá com o futuro da saga! E por falar em futuro, este parece risonho para "Scream"....O que este capítulo também conseguiu foi reacender o interesse nesta saga e lançou várias pistas para o que poderá ser o fio condutor dos próximos capítulos.


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>