A Zona de Interesse, Novo Filme de Jonathan Glazer É uma Das Surpresas dos Óscares



Realizado por Jonathan Glazer

Com Sandra Hüller, Christian Friedel, Ralph Herforth


O muito aguardado “A Zona de Interesse” (“The Zone of Interest”), de Jonathan Glazer, chegou, viu e venceu. Uma das maiores surpresas da época de prémios e dos Óscares (conseguiu cinco nomeações, entre elas na categoria de Melhor Filme) é uma verdadeira força dramática que nos mergulha no mundo e na intimidade do comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e da sua esposa Hedwig, que se esforçam para construir uma vida e família numa casa e jardim perto do campo.


Nove anos depois de “Debaixo da Pele” (2014) com Scarlett Johansson, Jonathan Glazer comanda este sublime "A Zona de Interesse”, uma adaptação livre da obra homónima de Martin Amis, que, no fundo, nos propõe um olhar implacável sobre a humanidade e a banalidade do mal.  “Zona de Interesse” foi apresentado em estreia mundial no Festival de Cannes, onde recebeu o Grande Prémio e o Prémio FIPRESCI do festival e, a partir daí, brilhou em vários festivais e na atual época de prémios, partindo agora como favorito, pelo menos, à conquista do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em representação do Reino Unido. 

O grande atrativo desta obra é o seu tema. É muito curioso analisar e desconstruir a vida confortável e quase idílica que um comandante de Auschwitz e sua família levaram estando mesmo ao lado de uma das maiores atrocidades da Humanidade. Embora chocante, isto é abordado de um forma extremamente realista que quase leva "Zona de Interesse" para um lado documental. Sim porque a "calma" retratada de uma vida quase mundana aconteceu efetivamente e não só com o Comandante de Auschwitz, mas também com várias Elites de vários campos espalhados pela Europa e até em meros cidadãos residentes em vilas e cidades perto desses locais. 

Na época em que atravessamos, onde a Guerra é uma constante e onde crescentes sentimentos anti-semitas, imperiais, xenófobos e colonialistas ganham cada vez mais expressão, "A Zona de Interesse" serve como um aviso para a banalização da Perda de Humanidade e relembra-nos que um dos maiores flagelos da passividade Humana não aconteceu assim há tanto tempo como isso....


Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>