Espaço Séries: Os Simpsons


Aproveitando a ausência do filme nos óscares e todos os comentários que daí surgiram, esta semana o espaço séries é dedicado aos "Simpsons". Uma série que com uma extrema longevidade continua a apaixonar toda a gente. Uma série que vale a pena a ver em familia porque sendo de animação não é apenas para os mais pequenos, é sim para pequenos e graúdos. "Os Simpsons" foram criados por Matt Groening (criador também de Futurama) para a emissora Fox Network. O criador utiliza uma família e o seu quotidiano para não só divertir quem assiste como também para a alertar para vários problemas sociais. Existe a critica de fundo. E é também por isto que que a série é para todos. Na versão original Homer Simpson tem a voz de Dan Castellaneta, Julie Kavner dá a voz a Marge Simpson, Nancy Cartwright dá a voz a Bart enquanto Yeardley Smith dá a voz a Lisa. A série já conta com 19 temporadas e mais de 400 episódios, tendo sempre episódios especiais para determinadas epocas do ano (natal, halloween, etc). Depois de uma série de curtas de trinta segundos produzidos por Matt Groening e James Laurence Brooks para a série "The Tracey Ullman Show", a série estreou em 1989 com um episódio especial de natal. Além da série, "Os Simpsons" também têm um filme de longa-metragem estreado em 2007.
Mas como é que esta familia,que mora em Springfield, seduz o espectador? O que tem Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie de tão especial? Comecemos pelo pai, Homer Simpson. Homer trabalha como inspector da Central Nuclear de Springfield. A sua personagem funciona como uma sátira ao tipico pai de familia americano. Distraído, sempre a cometer erros, de maneira geral um péssimo pai e marido, gordo, imaturo e com pouca inteligência. Mas Homer tem um bom coração e muitas das coisas que faz é por pura "inocência" pensando que não vai afectar ninguém , a maior parte das vezes arrependendo-se do que fez. Porque apesar de o podermos considerar um mau pai e marido por algumas atitudes que tem, a verdade é que em muitas alturar mostra que quer ser mais e que não quer decepcionar a familia (lembro-me por exemplo de um episódio em que ele fica sem emprego e dinheiro para comprar presentes de natal para a familia ficando destroçando e fazendo tudo para que a situação mude). Homer é viciado em cerveja e donuts, adora ver televisão e dormir, exercicio fisico não é mesmo com ele. Homer Simpson é filho de Abraham "Abe" J.Simpson e de Mona Simpson, tendo Herbert Powell como irmão e a meia-irmã Abbie. Passa a vida em casa e na Taberna de Moe. Moe Szyslak, Barney,Carl e Lenny são os amigos de Homer. O vizinho Ned Flanders e as cunhadas Selma e Patty são as personagens que mais provocam a fúria de Homer Simpson, sendo que se em relação a Ned Flanders é mais Homer Simpson que provoca o vizinho, já as cunhadas gostam bastante de atiçar o cunhado. Apesar de o emprego-base de Homer ser inspector da Central Nuclear de Springfield, ao longo das dezanove temporadas tem mais de cinquenta empregos diferentes.
Marjorie (Marge) Simpson é a mulher de Homer Simpson e a mãe de Bart,Lisa e Maggie. De destacar desde logo os seus longos cabelos azuis. Marge é uma boa esposa e uma boa mãe, aguentando praticamente tudo o que Homer faz, sendo que em alguns episódios acaba por se magoar a sério com o marido. Apesar de ser uma pessoa exemplar, em alguns episódios devido a conflitos com o marido acaba por ter atitudes menos correctas, como em um dos episódios em que se vicia em bebida. Marge tem duas irmãs, Patty e Selma. Estas não percebem como Marge escolheu casar com um fracassado como Homer Simpson e fazem tudo para estragar a relação. Marge tem uma boa relação com os filhos. Bart Simpson é o único filho do sexo masculino dos "Simpsons". Tem 10 anos de idade. Estuda na escola municipal de Springfield. É um aluno mau. Adora andar de Skate, e fazer partidas telefónicas a Moe. Ele e o pai arranjam vários conflitos entre si. Na escola fazem parte do seu ambiente Millhouse, Wiggum, Jimbo, Dolph, Kearnie, Nelson e o director Skinner. Apesar de desordeiro Bart Simpson também já resolveu em muitos episódios várias situações mais complicadas e é um grande defensor da irmã. Lisa Simpson nasceu em 2 de Agosto de 1984 porém em todos os episódios ela tem oito anos. É muito inteligente para a idade que tem e é apaixonada por saxofone. É muitas vezes incompreendida por causa da inteligência que tem. Apesar de muitas vezes entrar em "guerrinhas" com o irmão, quando é preciso eles unem-se para resolver várias situações conflituosas. No filme arranja um namorado irlandês chamado Colin. Maggie Simpson é a bebê da familia. Apesar de ainda ser bebê já sabe tocar saxofone e xilofone, mostrando que quando crescer ainda pode ser mais inteligente que a irmã. O seu grande rival é o bebê Gerald, que só tem uma sobrancelha. Todos os episódios têm os seus dilemas, os seus conflitos. Fazem sorrir,fazem pensar. Alguns emocionam. E a familia "Simpsons" ficará para sempre marcada na história de televisão.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Provavelmente uma das minhas séries favoritas de sempre. Muito bem analisada por ti.
    Os Simpsons são míticos e merecem todos os louvores da crítica mundial, são das séries mais antigas actualmente ainda em exebição e só isso comprova o poder que a série tem na Tv actualmente.
    Venham mais episódios e já agora mais filmes.

    ResponderEliminar

//]]>