Espaço Séries: Sete Palmos de Terra


Sete Palmos de Terra foi uma série aclamada pela crítica, estreando nos Estados Unidos em 2001. A série conta-nos a história da família Fischer depois da morte do patriarca da família. A família tem um negócio de funerais que vai ser continuado pelos irmãos Nathaniel e David. Os restantes membros da família são a mãe Ruth e a irmã deles, Claire. A empresa de funerais “Fisher & Sons Funeral Home” é o ponto central onde tudo se desenrola.
Além dos vários temas que acompanhamos durante a série, homossexualidade, infidelidades, o amor com uma certa idade, drogas, etc, a série oferece-nos uma extraordinária visão da morte explorando os seus múltiplos níveis. Cada episódio inicia-se com uma morte, originando um novo cliente da funerária. Existem as mortes que nos fazem rir, existem as mortes que chocam (lembro-me de um episódio em que uma criança morre brincando com uma pistola), existem mortes que atingem directamente o núcleo da série. Cada morte inicial dá um tom, um assunto para o próprio episódio obrigando os personagens centrais a reflectirem sobre as suas vidas. Existindo também vários pequenos pormenores que são fantásticos como as conversas dos personagens vivos com os personagens mortos, principalmente com o pai de Nathaniel, David e Claire, sendo que estes personagens já falecidos representam o diálogo interno da personagem viva expondo como uma conversa externa.
Além da família existem outros personagens centrais, são eles Federico Diaz, amigo da família que trabalha na funerária, Keith Charles, policia e namorado de David, Brenda Chenowith, namorada de Nathaniel. Analisando um a um os elementos do núcleo central no início da série, compreende-se que Ruth já se sentia sozinha antes da morte do marido e que agora ainda se sente mais, pensa que os filhos não confiam nela, e gostaria de merecer essa confiança. Nate não queria se envolver no negócio da família mas várias correntes o arrastam nessa direcção, descobre em Brenda um apoio mas com o passar de tempo também uma dor de cabeça. David é certinho, sempre bem vestido, segue o negócio, esconde da família o seu caso com Keith.Claire é a mais nova, começa por ser a mais irreverente. Federico Diaz, por mais carinho que tem pela família gostava de dar uma vida melhor à esposa. Brenda começa por ser a namorada perfeita vindo depois a revelar-se neurótica, também por todos os problemas que tem. Sete Palmos de Terra conta com 5 temporadas e não cansa de ver. Alguns dos actores da série são para ser apreciados várias vezes, como é caso de Frances Conroy no papel de mãe, e de Rachel Griffiths no papel de Brenda.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Excelente Trabalho Bruno Pereira.

    A Série é uma das favoritas já a acompanho desde que começou a passar em Portugal em 2002. Era uma das minhas razões para ver a rtp2

    ResponderEliminar
  2. Para tudo que já alcaçou e para a sua qualidade merecia mais reconhecimento em Portugal pelos grandes canais Rtp1 Sic e Tvi, a rtp2 não era canal digno.

    ResponderEliminar
  3. melhor na rtp2 a horas decentes do que na tvi as duas da manha ;)

    ResponderEliminar
  4. Muito boa série, e teremos sempre a FOX não é pk canais generalistas e do estado e séries não combinam

    ResponderEliminar

//]]>