Filme da Década de 60

O filme da década é mais uma iniciativa do “Portal Cinema”que consiste na eleição pessoal, do melhor filme de uma determinada década. Durante todos os Sábados do mês de Julho, lançaremos a nossa opinião pessoal daquele que foi para nós o melhor filme da década em questão. Espero que apreciem esta nossa nova iniciativa e que participem, elegendo o vosso filme favorito da década em questão.

Álvaro Martins - Doctor Zhivago (1965)
David Lean adaptou magistralmente o romance de Boris Pasternak. Filmado em Espanha no regime de Franco, este Doctor Zhivago traz-nos uma história de amor durante a Revolução Russa de 1917, entre Jivago, um médico aristocrata e Lara, uma enfermeira plebeia. Escolho este filme por diversas razões, uma delas as excelentes interpretações de Omar Sharif, Julie Christie, Rod Steiger, Alec Guinness e Geraldine Chaplin. David Lean era um mestre na arte de filmar épicos e este Doctor Zhivago a par de Lawrence of Arabia e The Bridge On The River Kwai é a prova disso mesmo. O esplendor com que ele relata a história e os visuais épicos tornam o filme uma obra-prima do cinema. A banda sonora de Maurice Jarre é outro trunfo do filme que o torna intemporal.

Ana Campos - La Dolce Vita (1960)
Escolho este filme, que marcou a década desde o seu início, pelo modo como retrata, com contornos que só o preto e branco pode dar, a "beautiful people" que alimenta e é alimentada pelos meios de comunicação de massas até hoje. Lembro que os paparazzi foram buscar o seu nome a uma personagem do filme. Escolho-o também pelo modo como consegue representar a dificuldade, sempre presente no filme, da primeira à última cena, das pessoas conseguirem comunicar no mundo contemporâneo apesar da sua proximidade física. Foi um filme polémico na época e ainda hoje, cinquenta anos depois, mantém actualidade na visão da superficialidade desta civilização agonizante.

Bruno Pereira – 2001: A Space Odyssey (1968)
Um filme marcante em todos os aspectos. Uma obra que ainda hoje está na memória de muitos. Kubrick realizou uma jornada fantástica.






Bruno César Rodrigues – Lawrence of Arabia (1962)
Aventura de um herói enigmático e lendário que tentou unir os árabes na luta contra os turcos. No principal papel, Peter O´Toole, Omar Sharif no papel secundário. Num ambiente de envolvência fantástica, um filme realizado por David Lean que arrebatou em 1962, 7 Óscares da Academia.




JT – The Birds (1963)
Espectacular obra-prima do cinema que nos fez olha para o céu e para os pássaros de uma forma diferente. Bem desenvolvida e perfeitamente interpretada, a história apresenta diálogos de elevada qualidade bem como técnicas de suspense e terror apenas dignas da mente de um génio. Na minha opinião, é a melhor obra do mestre do suspense, Alfred Hitchcock que utilizou em “The Birds” a sua melhor arma, o medo irracional de objectos quotidianos. Um filme tão inovador e maravilhoso que deve ser visto por todos, pelo menos uma vez na vida.

Liliana Pereira – Psycho (1960)
A par de John Carpenter, Alfred Hitcock é um dos meus realizadores favoritos, para mim “Psycho” é o seu expoente máximo no que á criatividade e á genialidade dizem respeito. É na minha opinião um filme perfeito do princípio ao fim. Desde o seu inicio, o filme é ambientado numa atmosfera inquietante controlada por excelentes movimentos de câmara que fazem inveja a muitos cineastas da actualidade. A banda sonora é um acessório de luxo que acompanha a intensidade e a genialidade do argumento e do cineasta, sendo também facilmente reconhecida nos nossos dias. Outro aspecto do filme que ainda hoje é recordado, é a mítica cena do chuveiro, provavelmente a cena mais célebre da história do cinema. “Psycho” é simplesmente o mestre dos filmes de Terror/Suspense.

Ricardo Marques – 2001: A Space Odyssey (1968)
Um clássico sem dúvida e com grande poder narrativo ainda hoje.







Rui Madureira – The Sound of Music (1965)
Um dos maiores sucessos de toda a História do cinema tinha de estar presente na escolha do maior filme da década em que estreou. Nessa altura e ainda hoje, "The Sound of Music" encanta-nos com as suas músicas inesquecíveis, as suas melodias românticas, o seu enredo dramático e os seus carismáticos actores. Julie Andrews brilha com toda a sua luz na tela, e desperta em nós a criança que uma vez fomos; Christopher Plummer traz elegância e romantismo a uma história ao mesmo tempo trágica e bela. Na actualidade, mesmo quem não tenha visto o filme certamente reconhecerá a cena inicial em que Andrews apaga o silêncio e acorda toda a música escondida naquelas colinas verdejantes! Inesquecível, "The Sound of Music" depressa se tornou um clássico e se afirmou como um dos melhores e mais belos musicais de sempre.

Sandro Lopes – Lawrence of Arabia (1962)
“Lawrence of Arabia” é um épico do cinema, uma obra colossal que apareceu numa época onde o cinema espectáculo, ainda não fazia parte do vocabulário de Hollywood. Um dos seus pontos fortes, é a brilhante interpretação de Peter O’Toole que ficará para sempre marcada como uma das melhores actuações de sempre. A música, os cenários, os figurantes, os diálogos são todos de elevada qualidade. O filme pode ser longo e considerado aborrecido para quem apenas gosta de Blockbusters, mas na minha opinião é um filme não só de uma década mas de um século completo.

Enviar um comentário

9 Comentários

  1. Bom espaço do Blog. Os anos 60 foram uma época muito boa de Hollywood, seria-me impossivel escolher um só mas a minha preferência iria recair sobre "Lawrence of Arabia".

    Carlos S.

    ResponderEliminar
  2. Que,é a actriz da capa do Dolce Vita? É a Brigitte Bardot?

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, Anika Ekberg no seu mehor. Para completar a informação resta dizer que nasceu em 1931 na Suécia, em 1951 foi Miss Suécia o que levou á suas ascensão mediática que culminou com o filme La Dolce Vita. Ainda é viva e ainda faz algumas aparições em filmes e séries televisivas italianas, no entanto o seu expoente máximo no cinema foi sem duvida com a obra "Dolce Vita!".

    Quanto a Brigitte Bardot teve muito mais sucesso que Ekberg, tanto na Europa como no resto do Mundo, apesar de também ter aparecido na década de 50 foi na década de 60 que obteve os seus melhores trabalhos cinematográficos.

    ResponderEliminar
  4. O meu voto para o melhor filme dos anos 60 vai para O bom, o mau e o vilão (The good, the bad and the ugly)

    ResponderEliminar
  5. JT só faltou mencionar que a Anika prefere ser chamada de "Nika" em seus momentos mais íntimos, adora suco de goiaba e tem um canário belga chamado Bigú...

    ResponderEliminar
  6. Um dos melhores filmes da decada de 1960 foi A Noiva, como tambem o melhor tema musical.Creio de origem Argentina,Mexicana ou Chilena.Ainda não consegui visualiza-lo em nenhum portal pertinente.E uma pena pois gostaria de reve-lo.Se alguem puder me ajudar, fico desde ja grato.Manoel.

    ResponderEliminar
  7. Assistir um filme na década de 60 que tinha como título "A Noiva" não sei se Italiano ou Espanhol, na trilha sonora tinha a música Relogio. Gostaria muito de revê-lo.

    ResponderEliminar
  8. Lewo bom dia, se algum dia voce conseguir esse filme me mande um email, minha mãe não assistiu esse filme nos cinemas mas ficou com grande vontade de faze-lo e até hj ele nao viu esse filme. Caso consiga mand um email para jffacioli@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

//]]>