Filme da Década de 90

Álvaro Martins - Underground (1995)
Embora me tenha sido difícil preterir este “Underground” de Emir Kusturica ao “The Thin Red Line” de Terrence Malick, tenho de admitir que Underground me satisfaz muito mais como obra cinematográfica. O estilo inigualável de Kusturica traz-nos uma comédia negra e satírica da ocupação nazi na antiga Jugoslávia.



Ana Campos – The Silence of the Lambs (1991)
Quanto mais próximo temporalmente é o período em questão mais complicada se torna a eleição de um único filme. Escolhi The Silence of the Lambs pelas interpretações inesquecíveis de Jodie Foster e, sobretudo, de Anthony Hopkins que sustentam magistralmente um argumento que mantém o espectador preso à cadeira até ao último momento. Baseado na obra de Thomas Harris, este foi o primeiro filme de terror a receber o Óscar de Melhor Filme da Academia.


Bruno Pereira – The Matrix (1999)
O primeiro filme da trilogia Matrix apareceu em 1999 e foi revolucionário em efeitos especiais, conseguiu ser algo nunca visto. A história também ajudou (perdendo-se depois nos dois filmes seguintes) e fomos levados para um mundo completamente diferente.




Bruno César Rodrigues – Eyes Wide Shut (1999)
Poderia falar de inúmeros filmes, pois os anos 90 voltaram a oferecer um imenso rol de grandes filmes como "Danças Com os Lobos", "Silêncio dos Inocentes", "Lista de Schindler", "Filadelfia", "Forrest Gump", "Braveheart", "O Jogo", "American Psycho", entre outros, mas Stanley Kubrick em 1999, realiza e produz "Eyes Wide Shut- Olhos Bem Fechados" a sua ultima obra brilhante e inesquecível antes de falecer. Um filme com muitos significados, uma viagem de obsessão sexual numa atmosfera quase irreal. Com Tom Cruise e Nicole Kidman, num marco inesquecível nas suas carreiras. Cenas elegantes, ritmos controlados, riqueza de cores, imagens surpreendentes, num dos melhores filmes de Kubrick, um dos melhores realizadores de todos os tempos.

JT – The Silence of the Lambs (1991)
“Silence Of The Lambs” é sem dúvida o thriller da década de noventa. Uma intrigante e magistral obra de suspense psicológico com toques de terror que foi muitíssimo bem recebida pela opinião publica mundial e que apresentou á sociedade um dos vilões mais enigmáticos de sempre, Hannibal Lecter, interpretado brilhantemente por Anthony Hopkins. Uma excelente história com múltiplas ramificações onde são visíveis os demónios pessoais dos vilões e dos heróis, conta com uma forte envolvente psicológica e intelectual que prende o espectador do princípio ao fim. A sua excelência é também pautada por duas brilhantes interpretações de Anthony Hopkins e Jodie Foster e um magnífico trabalho de realização por parte de Jonathan Demme.

Liliana Pereira – The Silence of the Lambs (1991)
Brilhante e inquietante, é assim que classifico esta obra-prima do cinema moderno, uma obra de Terror/Suspense que não deixa ninguém indiferente. Uma soberba performance de Anthony Hopkins que interpretou de uma forma exemplar o psicopata Hannibal Lecter, também Jodie Foster deslumbrou no complexo papel de Clarice Starling. Um filme que mereceu plenamente a conquista dos cinco grandes Óscares da Academia (Melhor Filme, Melhor Realizado, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal, Melhor Argumento Adaptado).

Rui Madureira – Schindler's List (1994)
A segunda guerra mundial e as atrocidades nela cometidas (sobretudo pelas forças alemãs) já foram muitas vezes retratadas no cinema. Muitas visões desta guerra fria, cruel e bárbara já nos foram oferecidas em diversos filmes (uns melhores do que outros). Porém, nunca esta guerra havia sido retratada de forma tão absurda e dramática como em "Schindler's List". Para mim este filme é a grande obra-prima de Steven Spielberg e uma das obras mais marcantes das últimas décadas. O sofrimento de um povo, a crueldade absurda de outro, e a própria condição humana são aqui retratadas de uma forma sóbria, séria e inesquecível. As cores da película (preto e branco) são uma metáfora para o sentimento de luto, num filme que nos obriga a reflectir acerca da natureza humana e dos horrores de que o Homem é capaz. "Schindler's List" é mais que um filme; é também uma homenagem ao povo judaico e um testamento à bondade de um homem que foi capaz de sair da escuridão e de estender a mão a seres iguais a ele. Sem dúvida alguma, um dos melhores filmes de todos os tempos!

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Devo confessar a minha surpresa em não ver aqui Titanic, já que para mim e para muita gente foi o melhor filme dos anos 90 e provavelmente um dos melhores de sempre.

    ResponderEliminar
  2. Titanic...? Melhor filme dos anos 90? Para muita gente nem no top 3...

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o Bruno. Titanic!!!!! (percebes tanto de cinema como eu de lagares de azeite).

    ResponderEliminar
  4. Vamos por partes e com calma. "Titanic" é um excelente filme que foi sempre incompreendido e vítima de algum preconceito. Foi no seu ano (1997) sem qualquer dúvida o melhor filme e é uma das grandes obras-primas do cinema. Porém, ao analisarmos os filmes de toda uma década, "Titanic" cai uns degraus no patamar. Obras como "Schindler's List" por exemplo têm maior qualidade e maior importância.

    ResponderEliminar
  5. É muito complicado escolher o melhor filme de uma década, seria mais fácil escolher um top 10. Para mim, pela inovação , pelos diálogos, escolheria Fight Club como o filme da década, um filme que nem sequer foi muito premiado. Para mim Titanic nem no meu top 10 ficaria mas aceito quem possa considerá-lo o filme da década, uma vez que a beleza do cinema reflecte-se na forma como um filme pode ser amado por uns e odiado por outros. Saudações

    ResponderEliminar
  6. Silêncio dos Inocentes parece-me, assim à primeira vista, uma escolha pouco cuidada tendo em conta que apareceram filmes marcantes como Pulp Fiction, Fight Club, Goodfellas, American Beauty, L.A. Confidential, The Shawshank Redemption, Fargo, Trainspotting, The Usual Suspects ou até mesmo o Forrest Gump e o se7en.

    O Silêncio dos Inocentes é um excelente thriller, dos melhores, mas parece-me inferior aos filmes que referi.

    ResponderEliminar
  7. Acho difícil escolher o melhor filme de uma determinada década, mas apesar de ter assistido boa parte desses filmes, acho que Schindler's List foi um dos melhores da década. Se desmerecer os outros.

    ResponderEliminar
  8. amo todas as vossas escolhas e ainda acrescentaria algumas das sugestões do coolbeer.
    infelizmente já vi practicamente todos, vou só espreitar o Fargo

    ResponderEliminar

//]]>