Crítica - Mamma Mia! (2008)

Realizado por Phyllida Lloyd
Com Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth, Meryl Streep

O musical “Mamma Mia!” é a adaptação cinematográfica do mítico e homónimo musical teatral baseado no reportório artístico dos ABBA, uma das maiores bandas do mundo. O filme conta-nos a história de Sophie (Amanda Seyfried), uma jovem noiva que procura desesperadamente encontrar o seu pai a tempo do seu casamento, infelizmente a sua mãe, Donna (Meryl Streep), mostra-se pouco disposta a revelar-lhe o nome do homem que a engravidou, contudo a perseverança de Sophie leva-a a convidar para o casamento os três possíveis pais (Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth) na esperança de descobrir qual deles é o seu verdadeiro progenitor.

   

Este divertido e colorido musical traz de volta às luzes da ribalta as músicas dos ABBA, uma banda sueca que nas décadas de 70 e 80 gozou de uma enorme popularidade a nível mundial e que ainda hoje é tida com um dos melhores projectos musicais de todos os tempos. O filme recupera alguns dos maiores sucessos da banda, como é o caso das músicas “Dancing Queen”, “Mamma Mia”, “Super Trooper”, “Gimme! Gimme! Gimme!” ou “Thank You For the Music”. Ao todo são vinte e quarto os êxitos que compões a banda sonora deste divertido musical. A acção do filme tem como pano de fundo a beleza natural das Ilhas Gregas, que oferecem um cenário ideal para uma obra carregada de alegria e paixão. A história é quase toda ela contada através das míticas músicas dos ABBA, o que não deixa grande espaço para diálogos ou explicações complexas sobre o background das personagens principais, no entanto, a debilidade do argumento é esquecida graças à energia positiva do filme que apoia toda a sua história nas fantásticas baladas do famoso grupo sueco. Os múltiplos números musicais de “Mamma Mia!” são acompanhados por coreografias detalhadas e bem elaboradas que enchem o cenário de energia e movimento.
O pior defeito de “Mamma Mia!” é o seu elenco. Os actores que o compõem não foram escolhidos pela sua capacidade vocal, mas sim pelo seu mediatismo junto do público, desta forma actores como Meryl Streep e Pierce Brosnan contribuem para um espectáculo vocal fraco que claramente prejudica as cenas musicais do filme. A jovem Amanda Seyfried é a única actriz do elenco capaz de uma performance musical que faz jus à fama e qualidade dos intérpretes originais. A dupla de actrizes secundárias composta por Julie Walters e Christine Baranski também não se mostra muito à vontade com os números musicais, contudo a sua competente prestação cómica serve para “salvar” a sua interpretação nesta produção. O filme “Mamma Mia!” não está claramente ao mesmo nível do famoso espectáculo da Broadway, contudo presta um tributo merecido a uma das maiores bandas do planeta e promete criar uma grande onda de nostalgia a todos os fãs e apreciadores das músicas do quarteto composto por Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

13 Comentários

  1. Geralmente não sou adepto de revivalismos e não sou fã dos Abba, mas estou curioso em relação ao filme.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Abba e dos actores que vão realizar o filme, por isso vou ver se o vejo na próxima semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu até gosto dos ABBA, mas já vi nos Trailler a M. Streep a assasinar o "Mamma Mia" e o "Dancing Queen" já não sei se vale a pena ir ver, se é para me desiludir....

    ResponderEliminar
  4. oivim agora do cinema e achei o filme espantosamente bem caracterizado tendo em conta as vozes das personagens comparadas com as originais,o filme é engraçadissimo, original, cheio de cenas cómicas, e sobretudo o elenco escolhido foi todo muito bem preparado tanto que as encenações encaixam na perfeição. Eu ía á espera de uma banhada e fiquei muito longe de apanhar uma desilusão, dá vontade de saltarmos para cima das cadeiras e começarmos a dançar ao ritmo dos abba, juntamente com as actores! Cumprimentos a todos *

    ResponderEliminar
  5. Mamma mia não foi realizado para surpreender musicalmente com as vozes dos actores que interpretam as músicas lendárias dos ABBA, se virem as entrevistas realizadas aos actores em Santorini eles afirmam mesmo que este filme não foi realizado nesse sentido! Na minha opinião o facto de realmente eles não saberem cantar é mais uma das imensas formas que o filme tem para nos rirmos! sim, porque o filme faz rir toda a plateia do inicio ao fim! Acho também desnecessário haver comentários dos filmes de quem nem sequer o foi ver... Quem gosta dos ABBA, vai gostar do filme, e vai ficar com as músicas na cabeça durante alguns dias! Vale mesmo a pena ir ver!

    ResponderEliminar
  6. O filme é ótimo, vale a pena ver.
    É fato que nenhum dos atores em cena(inclusive a grande e sempre maravilhosa Meryl Streep) não sabe cantar, portanto não podemos cobrar ou esperar o máximo ao sentarmos na cadeira do cinema. Além de ser um musical, é um filme que arranca risadas da platéia do início ao fim e esse é o propósito do filme, e não esperar que Meryl cante como Céline Dion. Além do mais Meryl, a talentosíssima atriz recordista de indicações ao Oscar e vencedora de incontáveis Awards e prêmios - vale lembrar que ganhou um esta semana por interpretar Donna em Mamma Mia - encanta ainda mais com seu olhar que é capaz de transmitir inúmeras emoções de acordo com a cena e o momento. Meryl usa o olhar para interpretar, as palavras tornam-se apenas pequenos instrumentos para aperfeiçoar as cenas.
    Bem, além de engraçado, o filme é emocionante! Desde cada canção e coreografia, até os diálogos comprometedores.
    Meryl Streep é atriz, não cantora.

    ResponderEliminar
  7. Acho que a Meryl Streep é e sempre será uma actriz fabulosa. Quanto à qualidade vocal dos interpretes acho irrelevante pois é da nossa memória das músicas que se trata. No entanto, parece-me que o filme só toca as emoções de quem foi jovem nos anos 70/80 e de algum modo se identifica com o revivalismo. Não é o meu caso.

    ResponderEliminar
  8. O filme se torna perfeito quando colocamos a emoção no coração.Os jovens de hoje já cantam e dançam as eternas canções do ABBA graças ao bom gosto dos djs das danceterias.Cantar e dançar as músicas dessa banda é viver sempre jovem,e quem não quer ser jovem eternamente?Viva Mamma Mia!

    ResponderEliminar
  9. Sou muito jovem e gostei do filme,pois as músicas são muito boas e dão vontade de dançar no cinema. Ultimamnte as músicas do ABBA estão sendo tocadas no mundo inteiro.Não vejo isso como nostalgia.Sinto que a juventude sabe diferenciar do antigo que ainda é muito bom e do novo que é desgastante,frustrante e nada diz.

    ResponderEliminar
  10. bem, eu amei o filme e discordp da critica e de alguns criticos de meia tigela. Meryl Streep Está SIM OTIMA no musical, o elenco se empolgou e empolga quem assiste.

    E SIM, fiquei dias com as musicas na cabeça. Só passou depois que comprei um DVD do Abba. E acho que só vai ficar melhor depois que eu comprar o DVD do musical (nada de pirataria).

    ResponderEliminar
  11. Diversão do princípio ao fim. E, ao contrario do que dizem, Meryl Streep também sabe cantar. E bem. Sua interpretação de The Winner takes it all é a prova disso.

    ResponderEliminar
  12. Não concordo com o facto de colocarem Meryl Streep e Pierce Brosnan ao mesmo nível. Brosnan foi terrível enquanto cantor, actor. Já Meryl Streep foi deliciosamente divertida, com uma interpretação naturalista e a sua voz é tão ternurenta e maravilhosa que queremos ouvir vezes sem parar. Enquantto Brosnan ganhou o Razzie Award para Pior Actor Secundário, Meryl Streep foi bastante bem aplaudida pela crítica, recebendo uma nomeação para os Golden Globes, na categoria de Melhor Actriz, e a música Mamma Mia! interpretada pela mesma foi considerada a Música do Ano pelo People Choice's Awards.
    Meryl Streep ainda recebeu nomeações na categoria de Melhor Actriz nos National Movie Award, People's Choice Awards, Satellite Awards e ainda venceu na mesma categoria os Rembrandt Awards e os Irish Film and Television Awards. ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu , na minha opinião , gostei e apreciei bastante o filme/musical. A famosa e bem sucedida atriz Meryl Streep , foi a pessoa indicada para o papel que representou. Adorei as coreografias , as canções , acho que estava tudo muito bem feito , um ótimo filme para alegrar uma tarde de inverno.
    Sei que nem todos vão ter a mesma opinião , afinal , gostos não se discutem. Bem eu recomendo-o , e acho que também foi um ótimo filme para abrir novas portas a alguns dos atores que apareciam. Obrigada e boas festas.

    ResponderEliminar

//]]>