Crítica - Good Will Hunting (1997)

Realizado por Gus Van Sant
Com Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck

Vencedor dos Óscares de Melhor Argumento Original (Matt Damon e Ben Affleck) e de Melhor Actor Secundário (Robin Williams), "Good Will Hunting" é, sem dúvida, um filme inesquecível. O argumento prende o espectador desde o início. Um jovem das limpezas de uma universidade, Will Hunting (Matt Damon), é um génio matemático que não mostra qualquer interesse pelo desenvolvimento das suas capacidades optando por uma vida de delinquência que o leva à prisão. Um professor universitário decide ajudá-lo e responsabiliza-se por ele desde que este aceite ter aulas de matemática e consultar regularmente um psicoterapeuta. Esta última condição é que foi mais dificilmente aceite pelo jovem, que depois de correr muitos psiquiatras da cidade finalmente aceita ser tratado por um velho amigo do seu mentor, Sean Maguire (Robin Williams). As sessões de psicoterapia tornam-se numa luta de espíritos iluminados na descoberta recíproca da alma um do outro. Pelo meio há uma história de amor e uma série de problemas emocionais do protagonista que gradualmente vão sendo revelados.
É interessante como um argumento tão coeso, tão sedutor possa ter saído das mãos de dois actores tão novos como Damon e Affleck eram na altura e como ambos encarnaram tão bem as personagens, que possivelmente conceberam para si próprios. Nessa interpretação são magistralmente acompanhados pelo contido, atormentado mas sólido psiquiatra interpretado por Robin Williams. Sensual e inteligente é também a única figura feminina do filme, Skylar (Minnie Driver), a namorada de Will. Esta combinação de talentos torna verosímil e aceitável uma argumento tão pouco comum e faz-nos fechar os olhos a pequenas inconsistências da história como a súbita mudança de atitude do protagonista face à sua vida no final ou o verdadeiro mas pouco credível espírito de amizade desinteressada que une os seus amigos. É uma lição de vida que esta obra transmite, a convicção de que há pessoas que precisam que acreditemos nelas para começarem a acreditar em si mesmas. O filme está disponível em DVD numa edição Miramax International.

Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. É provavelmente uma das melhores preformances de Matt Damon em toda a sua carreira, na altura surpreendeu e muito pela sua enorme avontade e qualidade. O argumento também é muito bom, especialmente os dialogos que são profundos e com nexo.

    ResponderEliminar
  2. CINEROAD
    http://cineroad.blogspot.com/

    Crítica: Inteligente e «delicioso». Matt Damon está espectacular, tal como Minnie Driver. Mas a excelência do elenco alarga-se a Stellan Skarsgård e a Robin Williams - no drama, é certamente o seu melhor papel. O argumento de Matt Damon e Ben Affleck é brilhante, surpreendente e muito interessante do ponto de vista da psicologia. Gus Van Sant, esse, está impecável com o seu estilo próprio e ainda não tão formalista como se tornará depois.

    CINEROAD
    http://cineroad.blogspot.com/

    ResponderEliminar

//]]>