Crítica - Saw V (2008)


Realizado por David Hackl
Com Tobin Bell, Alexa Vega, Scott Patterson, Costas Mandylor

Uma das sagas de terror mais famosas do planeta está de regresso às salas de cinema internacionais com “Saw V”, a quarta sequela do célebre filme independente “Saw”, que no Halloween de 2004 aterrorizou milhares de espectadores e bateu inúmeros recordes de bilheteira. Neste novo capítulo, o detective Hoffman (Costas Mandylor) assume-se como o único herdeiro do legado de Jigsaw (Tobin Bell), já que todos os outros vilões foram mortos em sequelas anteriores, no entanto a sádica missão de Hoffman pode ter os dias contados já que o seu fatídico segredo arrisca-se a ser descoberto pela polícia, e é por isso que Hoffman não pode correr riscos e tem de eliminar todas as ameaças à sua liberdade. Ao longo dos anos a qualidade dos filmes “Saw” tem diminuído de sequela para sequela. Os dois primeiros foram muito bons, mas os dois seguintes apresentaram uma qualidade desastrosa. Este quinto filme não acrescenta nada de novo à saga e acompanha a qualidade dos dois filmes anteriores, ou seja, é um autêntico desastre. Na minha opinião, a saga “Saw” deveria ter acabado com a morte do infame Jigsaw em “Saw III”. Teria sido um final digno para um produto que revitalizou o terror sádico e sangrento, no entanto, a Lionsgate preferiu continuar com esta lucrativa história por mais algum tempo até que esta deixe de render, contudo isto implica um estender excessivo do argumento original e a criação de novas vertentes narrativas pouco apelativas e até absurdas.
A essência de “Saw” morreu com Jigsaw. O terror psicológico e as magnificas cenas de tortura dos dois primeiros filmes já não têm lugar nas mais recentes obras da saga. Este quinto filme é o perfeito exemplo disso, já que com o novo vilão (Hoffman) a saga ganhou um estilo menos terrorífico e mais previsível, diria até que “Saw V” aproxima-se mais dum thriller do que dum filme de terror. A história desta “terrorífica” obra incorpora uma espécie de jogo entre o gato (Hoffman) e o rato (polícia), que se vai desenrolando lentamente e sem qualquer intriga ou twist que dei-a alento a um enredo que roça o básico e que, no final, não oferece qualquer conclusão brilhante. Como é comum na saga “Saw”, a história do filme recorre muitas vezes a flashbacks para preencher espaços deixados em branco pelos filmes anterior. Estes, tal como os diálogos, pouco acrescentam à nova realidade de “Saw”, que simplesmente já não tem interesse. A fraca qualidade de “Saw V” também afecta directamente um ponto-chave da saga, as armadilhas. Estas já não estão inseridas num ambiente frustrante e psicologicamente desafiante, estão sim envoltas num clima de previsibilidade que mostra claramente quem será a vítima de cada armadilha mortal. É certo que as armadilhas deste quinto filme estão mais violentas, mas também é verdade que estão menos inteligentes e sádicas.
Em termos técnicos, “Saw V” também não apresenta grande qualidade. A fotografia perdeu a obscuridade e mistério dos primeiros filmes e a banda sonora limita-se a apostar em sons barulhentos que tentam inspirar, sem sucesso, um ambiente gore nos espectadores. O elenco também não consegue surpreender o público pela positiva, é certo que os filmes “Saw” nunca apresentaram uma grande qualidade a este nível mas também é verdade que alguns dos filmes anteriores tinham vários aspectos valorativos que apagavam as más prestações do elenco. Costas Mandylor, que veste a pele do novo vilão da história, apresenta uma performance medíocre e demasiado básica que não condiz em nada com o carisma apresentado pelo antigo vilão, interpretado por Tobin Bell. Os ilustres desconhecidos que dão vida às cinco vítimas das armadilhas mortais também não estão melhores, já que não conseguem “vender” devidamente o seu sofrimento e angústia. O tempo dourado de “Saw” terminou com “Saw III”, desde então este autêntico franchise de terror tem tentado vender um produto que já não corresponde ao original. Este autêntico negócio comercial da Lionsgate vai perdendo credibilidade e qualidade à medida que vai lançando novos filmes da saga no mercado. “Saw V” é o pior filme da saga até ao momento, mas com o anúncio de um “Saw VI” para 2009, certamente que não manterá esse estatuto durante muito tempo.

Classificação - 1,5 Estrela Em 5

Enviar um comentário

6 Comentários

  1. fui ver o saw v ao cinema e adorei.para mim foi o melhor de todos.Os efeitos especiais, o elenco, a maneira cmo o Jigsaw prepara as suas armadilhas, espectacular. aconcelho a verem-no á noite, dá mais pica ahaha ;)
    peace

    ResponderEliminar
  2. Para teres visto o JigSaw a preparar as armadilhas é porque não viste o "Saw V". O JigSaw já está morto e enterrado, é o Hoffman que organiza o jogo mortal com aquelas 5 pessoas.

    ResponderEliminar
  3. A quinta parte de jogos mortais traz consigo a manutenção do alto nível.O longa consegue mais uma vez,prender-nos em sua teia.Saw 5trabalha no comprometimento de esclarecer o envolvimento de Hoffman(Costas Mandylor)com Jigsaw(Tobin Bell).O roteiro é projetado para nos fazer entender a razão que levaria Hoffman,um detetive de polícia,a compactuar e unir-se a Jigsaw no seu propósito de fazer com que as pessoas se arrependam de seus erros e retornem a viver de um modo melhor,porque na sua mente doentia,é esta sua intenção.Paralelo a isso,Hoffman controla um novo jogete,onde cinco pessoas estão aprisionadas e são forçadas a eliminar os obstáculos para tentarem escapar da morte.O desenrolar dessas atitudes,nos impossibilita enxergar,mesmo com o aviso prévio de Jigsaw,que se tomadas de forma diferente,as cinco pessoas poderiam ter saído vivas,o que não acontece.A trama vai preenchendo os espaços de maneira sincronizada,tanto para este longa,quanto para os anteriores,dando respostas a espaços vazios.A violência nas mortes continua,mas a quantidade de carnefica é reduzida,não se sabe devido ao estilo do novo diretor,ou se isto era preocupação secundária para esta quinta parte.Em geral,a trama é muito bem conduzida,a trilha sonora continua excelente,e o elenco transmitindo boa atuação.Talvez Costas Mandylor possa melhorar um pouco,já que provavelmente conduzirá o sexto filme,mas a presença de Tobin Bell,ainda que morto,através de flash backs,infinitamente abordados na franquia,mantém o foco em cima de Jigsaw,sem a presença dele a atração do público ficaria diminuta.Infelizmente,o diretor estreante David Hackl cometeu um erro gigantesco.O desfecho do longa é muito bem bolado,assim como nos outros quatro filmes,mas não nos surpreende.Diferentemente dos filmes anteriores,quando saímos boquiabertos,impressionados,alguns até com a sensação de paralisia,tamanha seria a surpresa com o fim,Saw V,no seu final,nos decepciona.Esperávamos ser enganados,ludibriados por uma manobra espalhando inteligência e criatividade,no entando,ao invés disso,nos foi ofertado um fim previsível.O desfecho continua inteligente,mas como o grau de criatividade dos demais era muito grande,ficamos com a sensação de que foi um fracasso,entretando,com certeza não chegou a esse nível,embora a tradição de estuperfação tenha sido quebrada,e Hackl deverá se preocupar muito com este ponto na composição do sexto longa,que será o último da série.Mas,independente disto,nem de longe,Jogos Mortais perdeu sua magia.É intrigante imaginar que Saw,filmado em apenas dezoito dias e construído para ir direto para o vídeo(foi decidido levá-lo as telas após um boa aceitação em um festival de cinema norte-americano),tenha se definido como obra-prima e posteriomente gerado outros quatro sequências,isso sem contar no sexto filme,que chegará as telas em 2009.

    ResponderEliminar
  4. Mike...No Saw 5 vemos o Jigsaw a preparar as armadilhas. Isto porque os flashbacks são uma constante do filme e este é acima de tudo uma explicação, também para entendermos o porquê do detective Hoffman se ter juntado a ele, desde o primeiro filme!

    O filme não tá mau, apesar de na minha opinião ser o pior dos 5. Mas aquele terror, aquele sadismo como foi dito na crítica, o suspense, tudo isso se perde. Tornou-se demasiado evidente. Apesar de ainda ter gostado do 4ª e mesmo de não me arrepender de ter visto este, para mim, o ideal seria terem-se ficado pelos 3 filmes. Criaria um mito bem maior à volta do filme.

    A continuarem nesta linha, só vão criar desilusão a quem já se tornou fã desta saga.

    ResponderEliminar
  5. a saga "saw" surpreende-me cada vez mais...é claro q o 1º foi a novidade mas não quer dizer q tem vindo a perder qualidade!

    este último filme explicou cenas q ficaram como q pendentes nos filmes anteriores, questões q ficaram nas nossoas cabeças...ou até mm pormenores q antes não tinhamos reparado.

    não creio q os filmes q sucederam o 1º tenham sido uma desilusão...pelo menos nunca saí do cinema com esse sentimento de desilusão :p

    ResponderEliminar
  6. Fui hoje ver o Saw 5 e só posso dizer que nem me aguentei para a segunta parte. Estava desejoso que o intervalo chegasse para me ir embora. Adorei o primeiro Saw, a partir daí foi descendo cada vez mais, mas com o o Saw V basta! Esta saga já deu o que tinha a dar. Não tem interesse, tudo muito previsivel, só me consegui rir durante o filme, autêntica comédia!

    ResponderEliminar

//]]>