Factos Curiosos Sobre a Trilogia


Os três filmes da saga “The Lord of The Rings”, foram merecidamente distinguidos por vários prémios e pela aprovação quase unânime do público e da crítica. Esta saga idealizada por Tolkien e transposta para o cinema por Peter Jackson, ficou marcada por várias curiosidades que ajudaram a construir e edificar esta autentica lenda comercial. Aqui ficam alguns desses factos curiosos que marcaram a saga.

Factos Monetários
- Os três filmes, custaram no total 285 Milhões de Dólares ao estúdio New Line Cinema mas renderam mais de 2.9 Biliões de Dólares nas bilheteiras mundiais.
- A saga superou a marca dos 2 Biliões de Dólares na venda de Merchandising e DVD’s.
- A trilogia rendeu mais de 200 milhões de dólares à Nova Zelândia em impostos e acções de publicidade.

Factos sobre o Elenco
- Originalmente, o papel de Aragorn foi interpretado por Stuart Townsend mas após quatro dias de filmagens, o actor foi substituído por Viggo Mortensen porque Peter Jackson achou que a personagem teria de ser interpretada por um actor mais velho e experiente.
- Inicialmente, o papel de Aragorn foi oferecido a Daniel Day-Lewis mas este prontamente recusou por achar que o seu estilo não se enquadrava com o da saga. Russel Crowe foi a segunda escolha para o papel mas foi impedido de o aceitar devido a conflitos de agenda.
- O papel de Frodo foi um dos mais requisitados da saga, com vários actores de renome como Jake Gyllenhaal a prestarem audições para o papel.
- Inicialmente, Uma Thurman e Ethan Hawke estavam seleccionados para interpretar Eowyn e Faramir, mas conflitos de agenda impediram a sua participação.
- Anthony Hopkins e Kate Winslet recusaram participar na Trilogia.
- Foram contratados mais de 20.000 figurantes.
- 30 Actores tiveram que aprender vários dialectos imaginários.
- Os filhos de Peter Jackson e de Viggo Mortensen, aparecem como figurantes em várias cenas dos três filmes.
- O actor Orlando Bloom (Legolas), teve dois meses de aulas de Tiro ao Arco.
- O actor Bernard Hill (Theoden) foi o único elemento de destaque do elenco, a sofrer uma lesão significativa (Clavícula Partida). Viggo Mortensen também sofreu algumas mazelas mas todas sem gravidade, a única que lhe valeu uma ida ao médico (dentista) foi quando partiu um dente.

Factos Sobre o Cenário
- As filmagens da saga decorreram em várias regiões Neozelandesas.
- Foram plantados cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação num dos cenários paisagísticos, um ano antes do início das filmagens, de forma a recriar fielmente a Vila dos Hobbit.
- Foram construídos 64 cenários miniatura com o intuito de recriar locais como as Minas Tirith e Khazad-Dum
- A substância Polystyrene, foi utilizada para construir grande parte dos elementos cénicos do filme.
- A ponte da Vila dos Hobbit, foi construída pelo exército Neozelandês.
- Foram utilizados mais de 10.000 sacos de areia na construção do cenário de Dead Marshes
- Na cena dos faróis do filme “The Return of The King”, apenas existia um farol, os restantes foram todos criados por computador.

Factos Curiosos no Geral
- As filmagens demoraram no total 18 meses.
- Foram usados 1.600 pares de pés e orelhas de plástico.
- Foram utilizados 250 cavalos nas filmagens dos três filmes.
- Os estúdios New Line Cinema, gastaram cerca de 50.000 Dólares em café durante os 18 meses de filmagens.
- A equipa de filmagens e o elenco, consumiu cerca de 1400 ovos durante os 18 meses de trabalho.
- Foram criados 19.000 fatos e vestidos, todos eles feitos à mão por mais de 40 costureiras e alfaiates.
- Foram utilizadas mais de 48.000 armas
- A língua falada pelos Elfos deriva do Finlandês Clássico
- Grandes quantidades de cabelo foram importadas da Rússia e da Índia, de forma a elaborar as várias perucas utilizadas no filme.
- O design final de Gollum, só foi conseguido após o departamento gráfico e artístico ter rejeitado mais de 1000 esboços.
- Os sons da batalha final do filme “The Two Towers”, foram gravados durante um jogo de Críquete que juntou mais de 25.000 pessoas nas bancadas. A essas 25.000 pessoas foi pedido que entoassem sons de guerra.
- No dia da estreia mundial de “The Return of The King” mais de 100.00 pessoas marcaram presença nas ruas de Wellington, capital neozelandesa. Nesse dia as duas maiores estações televisivas do país interromperam a sua emissão para transmitir ao vivo os acontecimentos da estreia.
- A saga é uma das mais violentas da história do cinema. No primeiro filme ficaram registadas 118 cenas de morte. No segundo filme, as câmaras captaram 468 mortes e no terceiro o número duplicou para 836 cenas de morte.
- Um dos maiores trunfos da saga “The Lord of the Rings” é a sua sábia utilização de efeitos computorizados. Em “The Fellowship of The Ring” foram utilizados cerca de 540 desses efeitos. O número praticamente duplicou em “The Two Towers” que usou cerca de 800. “The Return of The King” foi o filme mais computorizado com a utilização de mais de 1400 efeitos computorizados.
- Esses efeitos computorizados foram elaborados e programados por mais de 180 técnicos contratados.
- A equipa de filmagens foi composta por 2.400 trabalhadores.
- A trilogia “The Lord of The Rings”, tornou-se na saga com mais nomeações para os Óscares da Academia, ao obter um total de 30 indicações.
- De forma a evitar que o terceiro filme da saga caísse nas mãos de hackers, foi dado ao ficheiro que continha as principais gravações, o nome de código "Till Death For Glory".
- Peter Jackson odiava a ideia do “Exército dos Mortos” porque a considerava demasiado irreal, no entanto foi forçado a inclui-la no filme para não alterar o rumo dos acontecimentos retratados no livro.
- Howard Shore, o principal compositor da Banda Sonora da saga, baseou a sua criação no trabalho de Richard Wagner.
- Inicialmente, o prólogo do primeiro filme era narrado por Elijah Wood mas acabou por ser narrado por Cate Blanchett (Galadriel), já que a sua personagem representava os Elfos, a única criatura que presenciou o início e fim da história.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Aqui se vê como se gasta o dinheiro...50.000 Dólares em café? Acho que isso dava para alimentar um país de 3º mundo....

    ResponderEliminar

//]]>