Crítica - A Onda (2008)

Realizado por Dennis Gansel
Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich, Max Riemelt

Com tanta oferta cinematográfica de maior ou menor qualidade, existem sempre aqueles pequenos objectos de culto que fazem a diferença. "Die Welle" é desses objectos e se tivesse direito a uma maior projecção seria um daqueles filmes que faria concorrência a muitos blockbusters. O filme é baseado em factos reais, numa experiência chamada "The Third Wave" onde o professor Ron Jones questionou os seus alunos da génese de um movimento como o nazismo. No filme a discussão é a mesma sendo que a questão que se coloca : Será possível viver uma nova ditadura na Alemanha? Inserida num projecto de uma semana, o professor incute-lhes alguns princípios adoptados pelo regime como a importância de unicidade num grupo, a utilização de uniformes, uma postura correcta e ordenada. O certo é que os alunos começam a adoptar essa postura e começam a aceitar e interiorizar esses mesmos conceitos e como uma mancha o projecto começa a ganhar novos adeptos chegando a proporções que levam a um clímax dramático. Tecnicamente o filme não é nenhuma obra prima, as actuações do elenco jovem estão seguras e não desiludem. Podíamos estar perante um objecto menor do calibre de "Morangos com Açúcar" mas não é o caso, se bem que inevitavelmente existem alguns clichés próprios de este género de filmes (o caso mais recente Twilight), "A Onda" preocupa-se mais em transmitir a sua mensagem e fá-lo de forma natural sem nunca o tornar forçado.
A única crítica de maior que reitero é relativamente ao final. Sem querer dar qualquer tipo de "spoilers" e sem conhecer a veracidade dos factos é inegável que se obtém a resposta à questão principal do filme, porém a mensagem que esse final transmite pode levar a outras interpretações algo falaciosas e erráticas, isto porque a percepção com que se fica é que o filme atinge o seu clímax dramático final por força de argumento, sendo que a verdade ficcional impera sobre a realidade num opus de dramatismo e de tragédia algo exagerado, mas eficaz em termos de impacto em públicos mais susceptíveis. Numa sociedade cada vez mais ambivalente em termos de valores culturais, isentos de qualquer tipo de ordenação e cada vez mais descaracterizadas, basta uma pessoa com carisma suficiente a oferecer um sentido de ordem, unidade e identidade a um grupo, que facilmente moverá massas. Crítico sem nunca cair no burlesco "A Onda" é um pequeno grande filme a ser descoberto antes que se desvaneça no oceano de oferta cinematográfica que aí vem!

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

7 Comentários

  1. Eu assisti e adorei , e acabei de assistir a versão de 1981 que está disponivel no you tube , amei , realmente fantastico o poder de manipulção dos seres humanos.

    ResponderEliminar
  2. Para dizer a verdade, assisti o filme e gostei também.

    ResponderEliminar
  3. essas notas sao horriveis.

    ResponderEliminar
  4. o filme é muito bom. pois ele retrata a revacidade de pessoas que querer impor poder sobre outras e na realidade nós leva a pensa em tudo que compõe a sociedade em que vivvemos e sempre construir em nossas mentes que todos nós temos mossa libertade de expressão ...

    ResponderEliminar
  5. Otimo o filme.. ele relata como conviver perante a sociedade

    ResponderEliminar
  6. pequeno grande filme, vai ser exigente assim lá no inferno, o filme é excelente, merece não 5 , mas 10 e esse crítico conseguiu ver algo errado, vai entender.

    ResponderEliminar

//]]>