Crítica - 100 Volta (2009)


Realizado por Daniel Souza
Com Daniel Souza, Rafael Sousa, José Pedro Pinto, Maria Abrantes

Muitos têm criticado “100 Volta” e parece-me óbvio que essas críticas negativas têm o seu fundamento. Esta produção nacional de cariz amador apresenta-nos um argumento fútil e vazio que é claramente baseado em vários blockbusters norte-americanos, uma realização desprovida de qualquer experiencia, um elenco amador sem grande talento e uma edição perfeitamente ridícula. No entanto, esta produção amadora de baixo orçamento, não consegue ser pior que algumas mega-produções nacionais como “Second Life” ou “Contrato”.
O filme conta-nos a história de Zé Galinha, um agente federal infiltrado que investiga Aduzer, o chefe do crime organizado mundial. Ao aceitar uma encomenda de 32 carros com destino ao Brasil e Israel, Zé Galinha começa a perder a noção dos padrões estabelecidos pela lei. No meio da investigação, rouba acidentalmente o carro do chefe da máfia russa e um programa informático no seu interior. Sousa e Meireles são os dois agentes da Polícia Judiciária que investigam os russos e se envolvem em perseguições de carros a alta velocidade. Não vou perder muito tempo a analisar este “100 Volta” porque parece-me óbvio que não há muito a destacar. Estamos simplesmente perante um filme pouco profissional que aposta tudo num sentimento de adrenalina vazio que deriva de um argumento bastante frágil. A história do filme não faz muito sentido e apresenta vários lapsos na coerência e desenvolvimento do enredo que não prende, em nenhum momento, o espectador. A realização claramente amadora mostrou-se incapaz de incutir um ambiente decente ao filme, todas as cenas estão rodeadas de um pretenso amadorismo que poderia ter sido facilmente disfarçado com algum talento e imaginação. Os aspectos técnicos como a banda sonora e a fotografia são praticamente inexistentes e o elenco oferece-nos uma prestação abaixo do medíocre que não convence ninguém.
Apesar de não encontrar nenhum aspecto positivo no filme, tenho que atribuir algum crédito aos criadores de “100 Volta” por terem conseguido desenvolver e montar uma longa-metragem com tão poucos recursos. Dito isto, estranha-me que uma obra tão pobre como esta tenha conseguido estrear em mais salas de cinema que “A Corte do Norte”, um filme português que nos representou no Festival de Cinema de Nova York. Esta situação é perfeitamente ridícula e demonstra na perfeição as prioridades do cinema português, que prefere apostar em filmes fracos em detrimento de grandes obras nacionais que brilham no estrangeiro. Enquanto as mentalidades não forem alteradas, não podemos esperar que as grandes obras cinematográficas nacionais atinjam melhores resultados no estrangeiro. Entre o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) e as diferentes distribuidoras e estúdios nacionais, é difícil encontrar um culpado evidente para estes estranhos fenómenos cada vez mais frequentes, mas acredito que todos contribuíram à sua medida. É claro que a estas figuras podem-se juntar outras mais secundárias que infelizmente também contribuem para a crescente desacreditação do cinema português.

Classificação - 0,5 Estrela Em 5

Enviar um comentário

50 Comentários

  1. Crítica acutilante e incisiva!

    ResponderEliminar
  2. Como é que é possível que uma coisa destas chegue a uma sala sequer?
    Qualquer festival nacional de vídeo mostra trabalhos de qualidade 100 vezes superiores a isto.

    Uma vergonha absoluta. Isto não chega a ser cinema, isto é fazer de todos nós parvos, para além de ser a prova irrefutável que quem manda no cinema em Portugal só pode ter sido alvo de várias lobotomias.

    ResponderEliminar
  3. Na minha sincera opinião, é uma palhaçada sem tamanho e dinheiro deitado fora. Mas é só a minha opinião...

    ResponderEliminar
  4. O grande culpado de 100 Volta é o seu grandessíssimo icompetente realizador/actor/guionista/duplo/produtor/mafioso cinematográfico Daniel Souza que não tem ponta de talento e mesmo assim recebe apoios do ICA, cego a todos os níveis.

    Parabéns senhor Daniel Souza conseguiu roubar dinheiro que poderia ter ido parar às mãos de pessoas talentosas...deus me livre que isso acontecesse em Portugal.

    Vá fazer companhia ao Lucilio Baptista no corredor dos Ladrões Incompetentes

    ResponderEliminar
  5. estou de acordo com tudo o que se disse por aqui. e decepcionado.
    Um filme obviamente exibicionista e fetichista a todos os níveis. Mesmo low-cost como lhe chamam, penso que deveria manter um certo nível de baixeza qto (pelo menos) ao protagonismo.
    Protagonismo ao mais alto nível.
    Já para não falar que este filme quase parece um musical;
    Na realização devia ter havido um maior cuidado nos rácores (sequências, passagens de cenas) visto o próprio realizador/protagonista passar de uma cena para a outra e o cabelo estar mais rapado que na cena anterior e depois volta a estar com o cabelo como estava anteriormente. Puro amadorismo;
    As cenas passarem do dia para a noite no mesmo tempo de "acção";
    A tal sinopse de carros roubados passa num instante. Passa a centrar-te em perseguições ambulantes. apenas carros e o dito exibicionismo puro. Ok, já sabemos que sabe fazer rally, já sabemos que é pró no skate, até quase que faz parkour... só falta saber representar.
    A fotografia, o som, a luz... do pior. Já para não falar nas dobragens. Do dinheiro que tirou do seu bolso, acho que era importante um micro com perche para captar um bom som.
    O bom, foi um pouquinho de TV Rural a meio. :P
    O pior de tudo (para concluir) é o final que diz "CONTINUA". Será que vão mais uns 70mil euros para o próximo desastre?
    (uma verdade é que o ícone de apoio do ICA(no final do filme) esteve presente na tela em menos de 2 segundos).

    ResponderEliminar
  6. Reitero tudo. Acrescento que a única coisa de positivo deste suposto filme são as cenas sexuais mais explicitas que um filme pornográfico. Valeu 50 centimos do bilhete porque o resto foi desperdício ainda bem que à segunda existe desconto.

    Fui ver este filme porque foi filmado na minha terra e tive a infeliz ideia de pensar que poderia contribuir para futuros projectos mas se for sempre assim mais vale deixarem os projectos em casa.

    ResponderEliminar
  7. Só queria acrescentar uma coisa. O site do filme diz que foram bebidas 2163 minis. Ora está explicado, estava tudo com o pifo e esqueceram-se de fazer um filme decente. Realmente alguns actores têm cara de bebedolas.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma desgraça para Ovar e seus conterrâneos que, por norma, são como cães a defender o território, sem apelar à qualidade seja do que for.
    Mas mais triste ainda é o "homem do filme" que se diz multi-facetado e que anda aí na net empenhado em defender-se das criticas em vez de empenhar-se em se retirar ou desistir de vez da ideia da continuação da sua tão infeliz tentativa.

    ResponderEliminar
  9. Este país está mesmo em crise? São os meus impostos que andam a sustentar estes malandros? 3 anos para fazer está palhaçada?

    ResponderEliminar
  10. não desgostei assim tanto. É um filme engraçado de se ver. è muito fraco técnicamente, os actores são amadores, mas gostei do agente Souza e daquela pronuncia do norte carago, ou melhor apousa

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente, não posso falar do filme porque ainda não o vi. Garanto que hei-de vê-lo. Penso que vou gostar. Aborrece-me um bocado que os portugueses andem constantemente a criticar o que é feito por portugueses. Enfim... Não é caso disso mas quase me atrevo a dizer: Façam melhor!

    ResponderEliminar
  12. Essa criatura que é actor, realizador é uma criatura dos sete instrumentos o que esse homenzinho já foi na vida metaleiro, skater, piloto de ralis, fotografo só falta ser piloto de aviões comerciais...burro é quem cai na sua conversa uma tristeza para o povo de Ovar...sinceramente.

    ResponderEliminar
  13. Isto é uma vergonha de filme sinceramente, muito fraco. Filmes portugueses é so asneiredo e gajas por isso é k isto n anda pra frente.
    apousa????ide mas é trabalhar

    ResponderEliminar
  14. Todos os que dizem mal deste filme vé se mesmo que sao paneleiros. Keriam era tar a levar no cu do ze galinha em vez da gaja.

    ResponderEliminar
  15. ainda n vi o filme, mas pelos comentarios negativos, so tenho a dizer:

    Criticar é facil, mas faze-lo...

    Por muito amador que seja o filme, nunca se sabe o dia de amanha!

    Quero ver o filme, e ja n está nos cinemas... fdx

    ResponderEliminar
  16. Acho que todos os que viram o filme e não gostaram estão a critica-lo pelo óbvio...então esse tal ignóbil do Ze Galinha recebe apoios do ICA e apresenta nos cinemas esta valente merda? Não havia mais projectos que mereciam mais esses fundos?

    Este último anónimo diz que é muito fácil criticar e dificil fazer mas oara se fazer uma valenta merda como esta, não é preciso muito...já vi curtas-metragens com melhores tramas

    E já agora, precisaram do financiamento do ICA e de milhares de mini-empresas mas filmaram as cenas num Porche, FDX viva ao luxo nem hollywood filme em Porches ou Ferraris mas estes caralhos andam a gastar gasolina e dinheiro em merdas superfulas como filmar num Porche, com esse dinheiro contratavam uma equipa decente.

    ResponderEliminar
  17. 100 Volta?

    Eu diria 100 ponta por onde se lhe pegue...

    Um filme que quase legitima o download ilegal de filmes como forma de os "testar primeiro"!

    Sinto-me ultrajado por pagar um bilhete de cinema para ver um projecto mal feito no Windows Movie Maker... O amadorismo às vezes tem piada, mas na maior parte das vezes, é chato... Agora pagar para ver amadorismo, nunca pensei que viesse a cair em tal esquema...

    Envergonha a cidade e população de Ovar, que possui um reconhecido festival de vídeo e francamente abandonados artistas musicais emergentes (exemplos dos Slim Jim ou Redsocks).

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Eu como uma pequena Fan deste Realizador, só posso notar uma coisa, que inveja deste HOMEM, mas que HOMEM, que calores.

    Nota-se porfundamente que a maioria das pessoas que escreve neste blog são pessoazinhas da terra do realizador, meus amores nem todos nós nascemos com uns olhinhos verdes lindos de gato e com um sorriso que abre muitas portas.

    Só sei que ele tirou um monte de cromos da gaveta e como ele me disse: cá estarei para ver todos os projectos dos que me criticaram, claro se arrancarem que eu duvido muito, mas se alguns meterem o orgulho de lado que me escrevam que eu posso ajuda-los..."demonstra que o HOMEM tem um coração grande"

    Eu conheci este HOMEM num festival de cinema, com o intiuto de lhe fazer uma serie de perguntas para um projecto escolar.

    Reforço "Com um sorriso encantador" tirou todas as minhas dúvidas

    nas minhas notas tenho: 70 mil custo do filme na totalidade.

    O Distribuidor que tem protocolo com o Ica, foi dado 20 mil euros subsidio directo ao distribuidor protocolo Ica com as televisões

    O filme custou 50 mil euros segundo o HOMEM quem pagou o filme, foi ele,patrocinadores e o distribuidor

    Segundo o HOMEM confessou-me, que próximo Filme que está a ser rodado, ele comunicou o distribuidor que não quer nenhum subsidio do Ica, tem algumas informações no site, meus amores quem fala assim não é gago

    Agora falando sobre o filme vi-o de borla não sei se o ia ver a pagar, não é o meu genero, concordo com algumas pessoas tem erros criticos mas na bagagem final parece-me razoavel e não custou não sei quantos milhoes como o ultimo filme que a sic apoiou e esse paguei e chorei os meus 5 euros, que a meu ver tem uma historia tão minimalista como esta, quer dizer neste ri-me bastante com o humor amador que esteve a alto nivel

    Filipa campos

    ResponderEliminar
  21. Para alguem se que considera um amante do cinema este filme é (TALVEs) uma escolha que eu faria nos meu 15 anos em puro extase e delirio. Mas vivendo no pais em que vivemos já não é um mau começo, mas ainda é um começo muitoooo pequenino. Tudo muito bem que hoje em dia há muitas produçoes cinematograficas a serem exibidas e ha que fazer frente á concorrencia mas por favor tambem ha que ser original. Quantas pessoas é que se lembraram de pegar nesses 50 mil ou 70 mil euros e partir em busca do que o nosso mundo tem de melhor ou pior? Não interessou pois a cultura não vende tão bem como o sexo. Não é um mau começo mas foi um passo maior do que as pernas. Em relação ao elenco é a tal coisa não se pode faxer melhor "é tirar os cromos da gaveta" como já foi mencionado, ah e um raparo meu: acho que ficava melhor num filme abrir a porta de um ferrari á primeira e não quase arrancar a porta (mas isto foi um reparo meu). Vamos esperar que se faça algo com um certo amor pelo cinema, já vimos que não é impossivel lançar-se no cinema. Ahh em ralaçao á curta julio Ramos fractal devo dixer que valeu a pena o tempo que gastei na pesquisa pois nesta curta o "passo acompanha a perna".

    M.J.D

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Filipa Campos,

    Critérios baixinhos tens para HOMEM (assim com maiúsculas, porque é ridículo). Qualquer anormal fazia melhor que isto, sua brochista de meia tigela.

    ResponderEliminar
  24. Gostaria de ver este filme ''100 volta''. Alguém sabe onde poderei encontrá-lo?

    Creio que nem chegou a ser editado em DVD, nem sequer para o circuito de aluguer.

    Obrigado,
    Cpts

    ResponderEliminar
  25. tbm gostava de o ver mas tantos comentarios negativos xeirame dor cotovelo

    ResponderEliminar
  26. para os artistas k penssa m k percebem alguma coisa de filmes...
    façam voces melhor...
    voces sao a vegonha de portugal e por causa de pessoas komo voces k o pais n vai em frente...
    fiko a espera k facam melhor mas e so garganta agora atitude nada...

    ResponderEliminar
  27. Como é possivel tantas criticas? LOL omg! Em vez de mandarem abaixo o q é Portugues, incentivem a fazer melhor! Façam sugestoes para filmes se tiverem ideias melhores!

    ResponderEliminar
  28. Bem, parece-me que há muitos críticos com competência e sabedoria para "enterrar", o que de alguma forma mostra nada mais nada menos que a mediocridade de cada pessoa que aqui comenta utilizando palavras insultuosas e pouco críveis para que a s lê.
    Pergunto-me o que estes "Doutorados em Cinema" têm de credível e de legitimidade para fazerem tais críticas... Confesso que me parecem apenas alguns frustrados a aproveitar o sitio para extravazarem os seus sentimentos de inferioridade.
    Quanto ao filme, é certo que também o considero de fraca qualidade técnica e com um argumento já gasto, mas tenho de dar o mérito ao dinamismo e à persistência de alguém que, pelos vistos, está disposto a melhorar e a aprender...
    Encorajo os Audazes e aqueles que lutam pelo seu objectivo.
    Paguei o bilhete e não me arrependo, já paguei para ver merdas bem piores e supostamente são grandes sucessos...!!! Parabéns ao Realizador e... continue com a sua persistência.

    ResponderEliminar
  29. Ó filipa Ramos!
    Tenho um feeling que o teu verdadeiro nome é:

    DANIEL SOUSA.

    Certo?

    ResponderEliminar
  30. ouvi dizer e de fonte segura que o 100 volta vai sair em DVD em Janeiro, já se sabe que o filme é uma merda, mas porque vende a potes na Meo, quando o vi era o 8 dos mais vistos naquele mes, fui dar uma vista de olhos ontem e caiu 8 lugares mas já lá esta a 2 meses mas continua a ser dos mais vistos...tambem ouvi dizer que a meo tem 2000 mil filmes...bem este ta no top 20

    como muitos dizem, falar é facil fazer já é outra historia

    Boas Festas

    ResponderEliminar
  31. Gostaria de saber o link para sacar este filme alguem me pode dizer por favor
    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  32. Já saiu em DVD?

    Hélio Tapadas

    ResponderEliminar
  33. Quem vier aqui falar mal do filme deve ser é a rabeta...
    O filme é muito bom, não tem nada a ver com esses filmes gay que andam a ver totos...

    ResponderEliminar
  34. Fds não encontro o filme em lado nenhum, quem é que me da o link para fazer o download?

    ResponderEliminar
  35. é só paneleirotes a falarem mal do filme, devem ser daqueles que choram a ver o titanic e daqueles que deixam de ir pra noite para verem "donas de cas desesperadas".
    Paneleirotes, vao mas e beijar os pes aos realizadores por fazerem um filme assim

    ResponderEliminar
  36. Pessoal metam mase a banda sonora na net

    ResponderEliminar
  37. Vendo o Trailer do filme pensei que fosse 1 filme bastante interessante, mas pelo contrário, foi 1 grande desilusão...

    Já para não falar da falta de caracterização das personagens, da falta de pronuncia para com o Inglês (Aquilo nem parecia Inglês da Rússia, mais parecia um garoto da quarta classe ainda a aprender o Inglês), das cenas que passam de dia para a noite, e uma cena muito mal estudada que acho que vendo as criticas das outras pessoas que colocaram aqui neste site, acho que não repararam, que foi a transformação do antigo FIAT que podemos ver no inicio do filme e com o FIAT todo "Quitado" mais ou menos a meio do filme.

    No meu caso, eu estudei Mecânica na Universidade e quando o mecânico abriu o capô, aquilo era simplesmente uma coisa normal, aqueles sons que ouvíamos no filme vindos dos carros eram da maior parte das vezes efeitos sonoros...

    E só para acabar, também na cena do FIAT antigo para o FIAT "Quitado" irão reparar que a matricula de ambos é totalmente diferente.


    Abraços

    ResponderEliminar
  38. Vi o filme á pouco tempo, e o que posso dizer é que nunca vi um filme tão mau, haviam cenas demasiado rápidas, á situações em que é de dia e de repente já é de noite, o filme está trapalhão... etc

    O filme teve o impacto que teve porque na minha opinião até teve um trailer razoável e de ser o único (penso eu) filme Português que tenha haver com carros o que faz com que haja curiosidade em ver o filme.
    Pode-se dizer que o realizador até foi inteligente na escolha do tema.

    Em todos os filmes á sempre quem gosta e quem não gosta, só fico surpreendido é com alguns comentários de alguns em que dizem que é só inveja e que é para fazerem melhor.
    Nisto tudo só espero é que tenham consciência de que os grandes filmes são nomeados para os óscares, e pelo o que sei, este não esteve na lista.

    Uma ultima palavra, tem-se ter conta que os actores não eram profissionais nem havia muito dinheiro, mas poderia haver um maior esforço e inteligencia por parte do realizador.

    ResponderEliminar
  39. Não vi o filme, mas como tem gajas nuas, cenas de foda e carros a dar pionascas quero ir ver. Filmes muito bons, que ganham prémios no cu de judas mas sem foda, gajas nuas e sem pionascas nem explosões, eu não vou ver. E dizem voçês, então aluga um filme pornografico e tens melhor foda. É verdade, mas aqui são actrizes não pornográficas, o que dá outro gostinho. Ver as mamas de uma gaja qualquer não é a mesma coisa que ver as mamas de uma gaja da tv, mesmo que esta ultima tenha mamas de qualidade inferior. Penso que uma cena com uma mamada explicita poderia trazer ainda mais audiencias para o filme.

    ResponderEliminar
  40. Boa noite ja vi o filme , e é certo que nao é nenhum titanic ou avatar, mas tambem nao é mutio pior de que outros filmes portugueses...e que custam nao 70 mil euros mas sim milhares deles, é o 60 segundos á moda de portugal. gostei? Nao gostei...mas apoio sempre aqueles que tem coragem para se lançarem em novos desafios.

    ResponderEliminar
  41. Só consigo partir-me a rir com isto... Acho que nem vale a pena referir as inúmeras razões para que eu classifique isto como uma desgraça a todos os níveis. Não consigo perceber como se investe em produções como esta, muito menos como isto vai parar a uma sala de cinema...Dou um conselho, é preferível gastarem o dinheiro do bilhete de cinema, ou o tempo de duração do filme para ver um jogo de futebol distrital (e desculpem-me muitos jogadores de futebol distrital que provavelmente serão mais profissionais que todo o elenco/produção deste filme).
    Quanto aos argumentos que vem do lado de lá que dizem que se deve defender o que é nosso...apenas digo uma coisa, defender sim, coisas que mostram potencial e talento.

    ResponderEliminar
  42. Falam em apoiar o que é nosso?!Acham que é a apoiar ou deixar de apoiar iniciativas destas que o país vai para a frente?...Por amor da santa...quanto muito contribuí para o afundar ainda mais, visto que quem lucra com isto (pelos vistos) é quem cobra uma factura no final do mês a muitos de vocês. Querem contribuír para uma causa nobre, então peguem nesse dinheiro, no tempo dispendido a ver isto e em todo esse entusiasmo para irem apoiar o que de facto deve ser divulgado.
    Temos desportistas de classe mundial, temos bons músicos, instituições de ensino que nos representam lá fora com distinção, uma arte e cultura apreciada por esse mundo fora, uma gastronomia invejável e mil outras coisas que valem a pena serem louvadas e apoiadas...e não uma futilidade destas.

    Ao realizador deste filme bato palmas à audácia e à iniciativa, mas deixo-lhe uma apreciação: "talento cinematográfico não é nada o teu forte."

    ResponderEliminar
  43. Epá ok o filme é amador, mas tipo... é assim que se começa, é assim que se aprende... Daniel Souza continua, segue em frente e caga para esta cambada de anormais... quero mais filmes tugas, seus burros... por isso que esta merda de país nao vai em frente, é facil criticar quando nao se tem iniciativa em nada... vão trabalhar, façam alguma coisa de útil.

    ResponderEliminar
  44. nso tenho nada contra o filme e cada um faz como pode e com as condiçoes que tem,além de todas as criticas aqui presentes so tenho uma coisa a dizer,faziamos melhor,como nao sabemos podemos dar uma opiniao e nao criticar quem tenta começar uma arte a arte do cimema,a unica coisa que tenho a dizer é que ao menos podiam-me ter pedido ja que filmaram ao lado do meu carro se eu autorisava que as imagens fossem mostradas no filme,mesmo que seja so na apresentaçao do inicio do filme(subaru azul),mesmo assim nao tenho nada contra continuem e tentem mostrar que para a proxima conseguem fazer melhor.

    Moisés Pais

    ResponderEliminar
  45. muito bom mesmo .... adorei

    força

    ResponderEliminar
  46. Gostei do filme.
    Verdade, a banda sonora estava engraçada.. O elenco era muito inexperiente principalmente as raparigas, e o sotaque tanto o ingles como o portugues-brasil.
    A historia engraçada podia ter sido mais desenvolvida.
    A progressao entre as cenas...etc
    Penso que tenha sido o primeiro filme dele(desconheço) penso que apenas com persistencia vai alcançar sucesso..
    Quanto ao financiamento do ICA tenho a dizer, todos lutamos, as vezes matamos um leao por dia e ninguem ve o nosso esforço, tanta gente com talento, ideias..nada de reconhecimento
    Já a minha avó dizia: todos os caes se safam. e é verdade..
    O realizador deveria ter sido mais auto-critico.. Mas é sempre bom, poder ter o seu primeiro trabalho menos bom, assim um dia poderá ver o quanto evoluiu.
    Nada sai bem a primeira.
    Eu incentivo o que é tuga.
    Gostei do filme, apesar de tudo. Muito bom humor, cenas de sexo interessantes.

    ResponderEliminar
  47. o Filme é muito bom vocês são uns filhos da puta estao com inveja seus cabroes

    ResponderEliminar
  48. voçes nao perçevem na disso nao gostam de gajas .para mim e demais cenas porreiras divertidas mulheres boas carros .PARABENS DANIEL SOUZA
    e abram olhos cromos

    ResponderEliminar

//]]>