A Crise em Hollywood


A indústria cinematográfica norte-americana, afectada pela crise económica, enfrenta uma baixa sem precedentes nas suas receitas e uma redução no número de obras filmadas no país, o que implica também a supressão de milhares de empregos. Um dos indicadores desta situação é o número de licenças atribuídas para a rodagem de filmes em Los Angeles, que desceu 56% no período de Janeiro a Março, diz a AFP. Apesar das receitas de bilheteira terem aumentado 14% no início do ano, a crise levou à supressão de mais de 22 mil postos de trabalho na área (cerca de 10%) só em Janeiro, de acordo com os serviços de emprego do estado da Califórnia. A queda das vendas de DVD, o declínio das receitas publicitárias e uma diminuição das fontes de financiamento contam-se entre os problemas que afectam a Meca do Cinema, que viu a produção de publicidade destinada à televisão sofrer uma quebra de 34%.
De acordo com dados do sector, para este ano, em Los Angeles, apenas está prevista a rodagem de cinco filmes dos grandes estúdios, contra os 15 filmados em 2008. Além da crise económica internacional, o declínio em Hollywood deve-se também à concorrência estrangeira já que vários países oferecem benefícios fiscais que tornam as filmagens muito mais baratas do que na Califórnia. A crise também chegou às maiores estrelas de Hollywood. Sharon Stone não pode suportar mais a sua casa de estilo mediterrâneo e Leonardo DiCaprio também está a braços com a sua mansão de Malibú, que lhe custou cerca de 3,2 milhões de euros, de acordo com o site do jornal «El Pais».
A detentora do cruzar de pernas mais famoso de Hollywood, colocou a sua casa à venda em 2006, não encontrando no entanto, um comprador, o que a levou a alugá-la por 18 mil euros por mês. Já Leornardo DiCaprio pretendia vender a mansão onde viveu com a sua namorada, Bar Rafaeli, por 4,5 milhões de euros mas, pelo mesmo motivo de Sharon, viu-se obrigado a baixar o preço para cerca de 3,8 milhões. Mais sorte tem tido Nicolas Cage que está numa de vender tudo o que não pode «ter». O actor vendeu recentemente o seu castelo de Baviera por dois milhões de euros. O rapper P. Diddy não colocou à venda nenhuma mansão mas não é mais capaz de suportar os gastos do seu avião privado, que está à venda há vários meses. Quem parece passar ao lado da crise é Mariah Carey. A cantora adquiriu, recentemente, uma das mansões mais caras do mundo em Beverly Hills, por 120 milhões de euros. A vivenda «Flor de Lys» conta com 12 quartos e 15 casas-de-banho, paredes em mármore, uma sala de cinema para 50 pessoas, 10 quartos para os funcionários, um spa, uma piscina coberta e outra ao ar livre, pista de ténis e um jardim de mais de 3.000 metros quadrados.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Além da crise financeira atual, o que vemos é a progressiva crise de conteúdo dos filmes, que se agrava a cada ano.
    Só o que melhora são efeitos e partes dependente de tecnologia,mas em compensaçãocriatividade "zero".
    Isso aliado aos downloads na internet ainda vai fazer a situação piorar bastante na minha opinião.

    ResponderEliminar

//]]>