Crítica - Traitor (2008)


Realizado por Jeffrey Nachmanoff
Com Don Cheadle, Guy Pearce, Saïd Taghmaoui

Após inúmeros adiamentos e atrasos, “Traitor” chegou finalmente às salas de cinema portuguesas. Baseado num pequeno conto de Steve Martin, “Traitor” apresenta-nos uma intensa história que é protagonizada por Samir Horn (Don Cheadle), um americano/ muçulmano que pertenceu às Forças Especiais e que actualmente é suspeito de estar envolvido numa série de atentados terroristas. O agente do FBI Roy Clayton (Guy Pearce) é destacado para investigar a relação de Horn com os vários grupos terroristas suspeitos de práticas recentes e altamente destrutivas. Mas a caça ao homem é difícil e Clayton percorrerá três continentes no encalço de Horn, tentando apanhá-lo antes do próximo atentado.
O cineasta Jeffrey Nachmanoff conseguiu montar uma obra cinematográfica bastante coesa e interessante que coloca inúmeras perguntas ideológicas ao público. Algumas dessas questões têm sido levantadas pela imprensa mundial, que tem vindo a questionar a obsessiva e extremista política anti-terrorista dos Estados Unidos da América. O tema central desta produção é precisamente o terrorismo e o complexo bailado de influências e estigmas socio-religiosos que move em ambos os lados da barricada.
A história do filme é completamente imprevisível, conseguindo prender o espectador com as inúmeras tramas e reviravoltas que se vão sucedendo ao longo de aproximadamente duas horas de muito suspense e acção. Entre manipulações constantes e dilemas intelectuais sem grandes soluções ideológicas e morais, “Traitor” vai apresentando um enredo politicamente incorrecto que não tem medo de atacar as várias facções que supostamente protegem o mundo dos supostos terroristas. O argumento apresenta alguns clichés políticos e sociais do género que nunca ficam muito bem, mas que teimam em aparecer nas grandes produções que apostam na temática terrorista.
As cenas de acção que preenchem os momentos de maior adrenalina do filme, não apresentam grandes efeitos especiais mas estão muito bem coreografadas. As localizações que servem de pano de fundo à história são bastante interessantes e condizentes com o espírito da obra. Os experientes e talentosos actores Don Cheadle e Guy Pearce, dão vida às principais personagens da história sem grandes dificuldades. Uma performance satisfatória e digna da sua fama e qualidade. A grande surpresa do elenco coube a Saïd Taghmaoui, que nos apresenta uma óptima prestação que rouba qualquer cena aos dois grandes nomes do filme. Na minha opinião, “Traitor” é um thriller bastante interessante que nos apresenta um argumento complexo e imprevisível que consegue “sobreviver” à presença de alguns clichés do género.

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Olá

    Não conhecia este filme, acho que ainda não estreiou no Brasil. mas pelo jeito deve ser muito bom, como você disse: com reviravoltas e surpresas, cheio de ação.

    Até mais...

    ResponderEliminar
  2. O filme é muito bom e acho que merece mais que 3,5 estrelas... talvez 4,5 seria mais justo.
    O suspense e as reviravoltas são fantasticas.
    Recomendo vivamente.

    ResponderEliminar

//]]>