Crítica - Uzak (2002)

Realizado por Nuri Bilge Ceylan
Com Muzaffer Özdemir, Emin Toprak, Zuhal Gencer, Nazan Kirilmis

Nuri Bilge Ceylan é já um nome conceituado no cinema turco e europeu. "Uzak", em português “Distante”, é para mim, depois de "Iklimler", a grande obra de Ceylan. Tal como em “Iklimler”, Ceylan filma Istambul de maneira brilhante e harmoniosa. Mais uma vez, ou melhor, pela primeira vez, já que "Iklimler" é posterior a este, Ceylan filma uma história em pleno Inverno, com muita neve. Este manto branco que cobre praticamente todos os espaços que Ceylan filma enriquece de forma substancial esta obra do turco. Atrevo-me a dizer que, embora o ambiente estranho e intimidador que é criado desde que Yusuf chega a casa de Mahmut, o seu primo mais velho, esta neve e os planos que Ceylan filma tão primacialmente são a grande essência deste "Uzak". Mais uma vez, sendo já uma constante em todas as obras de Ceylan, ele conduz a obra por uma linha narrativa linear onde abundam as expressões corporais que nos revelam mais sobre o argumento do que os próprios diálogos. Lento e existencial, "Uzak" traz essencialmente uma conotação política, mais concretamente uma reflexão ao desemprego e ao capitalismo global. É sobre a democracia turca que Ceylan reflecte na obra, mas a crítica do cineasta atinge também os comportamentos sociais e existenciais de um indivíduo. Yusuf sente-se um estranho em casa do próprio primo, mas rejeita o hipotético regresso à sua terra onde existem menos hipóteses de arranjar emprego. Mahmut é um homem que vive em conformidade com o passado. Divorciado, frio e distante. Aliás, esta distância é partilhada pelos dois.
"Uzak" não tem a genialidade, nem narrativamente nem relativamente aos planos filmados, do espantoso "Iklimler", mas compreenda-se que "Iklimler" está num nível máximo da minha cinefilia. Portanto, feita a comparação entre aquelas que a meu ver são as suas obras-primas até ao momento, tenho que referir que "Uzak" é também uma obra-prima, embora inferior a “Iklimler”.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

6 Comentários

  1. Grande blog que vocês têm aqui! Obrigado Álvaro pelos teus comentários recentes no meu. Bergman é muito bom, mas realmente também me faltam ver muitos filmes dele ainda. Quanto a Uzak, também gosto imenso, ainda que seja o único filme de Ceylan que vi até hoje. Apesar de ser um filme muito calmo e profundo, ri-me numa cena em que um dos amigos finge estar a ver Tarkovsky e, quando pode, vai mudando de canal para ver ponografia :D

    ResponderEliminar
  2. Olá

    não conhecia este filme. mas como vc o considera uma obra-prima do cinema, o filme deve ser bom mesmo : ). Eu acho uma pena esses filmes estrangeiros (sem ser americanos) terem pouca ou nehuma divulgação no brasil, dificilmente a gente acha nas locadoras, a não ser nas grandes como a blockbuster.

    até mais...

    ResponderEliminar
  3. Passenger,

    sim realmente é uma cena caricata e a ironia é que é o filme é o Stalker donde o Ceylan tenta tirar todo aquele ambiente naturalista e comtemplativo de Tarkovsky. Quanto a ser o único filme do Ceylan que viste digo-te já que tens que emendar isso. Ceylan é um dos realizadores da era moderna que mais me apraz e se gostaste deste Uzak então vais certamente gostar do Iklimler (Climas) que a meu ver supera este.

    Altieres,

    realmente é triste só dar importância às americanadas que cada vez mais poucas de jeito se fazem, mas...

    ResponderEliminar
  4. Tive a oportunidade de ver muito recentemente o Iklimler na RTP2 e fiquei muito agradado com o filme. Começo a pensar que tenho de prestar mais atenção ao Ceylan.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Deste realizador vi quase todos - Mayis Sikintisi, Uzak, Iklimler, e finalmente Uç Maymum. É difícil dizer qual o melhor, mas Uzak e Iklimler sobressaem-se pela excelente fotografia.

    ResponderEliminar

//]]>