No Cinema em 2009 - O Fim da Humanidade


Um dos primeiros grandes sucessos comerciais de 2009 foi “Knowing”, um filme verdadeiramente apocalíptico que arrebatou aplausos e elogios de inúmeras audiências internacionais que vibraram com as suas múltiplas sequências de destruição de grande nível gráfico e sonoro. Esta obra dirigida por Alex Proyas e protagonizada por Nicolas Cage, apresentou-nos uma versão extremamente violenta dos últimos dias do nosso planeta que aparentemente era constantemente vigiado por seres interplanetários. Mas “Knowing” não será o único filme apocalíptico deste ano porque já estão agendadas as estreias norte-americanas de “2012” e “The Road”, dois filmes igualmente destrutivos mas dotados de filosofias cinematográficas bastante diferentes.


Em 2008, Roland Emmerich desiludiu-nos com “10.000 A.C”, uma produção visualmente atractiva mas intrinsecamente frágil em algumas vertentes de grande importância como a caracterização ou o argumento. No entanto, esta desilusão poderá ser facilmente apagada da memória do público se “2012” corresponder às grandes expectativas a que está sujeito porque afinal de contas, estaremos perante o grande regresso de Roland Emmerich ao género cinematográfico que o celebrizou. Portanto, poderemos esperar uma produção carregada de pânico generalizado que será desencadeado por grandes catástrofes ambientais que serão criadas através das mais recentes e avançadas tecnologias computorizadas. Não sabemos se alguns alienígenas farão uma pequena aparição mas é praticamente certo que “2012” contará com uma grande e inesperada reviravolta final. John Cusack e Amanda Peet serão os grandes protagonistas desta obra que deverá estrear nos Estados Unidos da América a 13 de Novembro.


Muito diferente de “Knowing” e “2012” é “The Road”, uma obra também ela apocalíptica mas substancialmente diferente das duas produções previamente mencionadas. Este filme de John Hillcoat centra-se numa abordagem mais psicológica e subjectiva da vertente apocalíptica, focando-se essencialmente na desintegração moral da Humanidade, um tema genericamente semelhante ao apresentado por “Blindness” em 2008. Esta importante diferença poderá justificar o grande interesse do mundo cinematográfico neste filme que já é apontado como um dos grandes favoritos aos Óscares. Graças à aparente força e amplitude da sua performance, o experiente e talentoso Viggo Mortensen também é tido como um dos possíveis candidatos ao Óscar de Melhor Actor Principal, uma referência que poderá aguçar a curiosidade de muitos espectadores. “The Road” deverá estrear nas salas de cinema norte-americanas a 16 de Outubro.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Exactamente. A destruição insiste em estar presente no cinema... The Day After Tomorrow, Armaggedon etc etc. O trailer do 2012 apresenta uma destruição massissa e pouca história. Espero que não se fique pelos efeitos visuais. Quanto ao The Road, quem leu diz que o livro é excelente. Será que teremos um novo No Country for Old Men?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. 2012 será espetacular, e THE ROAD, talvez mais negro e substancioso.
    A conferir ambos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho um pequeno pressentimento que The Road será exactamente igual a Blindness, promete muito e entrega pouco.

    ResponderEliminar

//]]>