Matrix - Alguns Erros Do Campeão

O grande vencedor da Batalha dos Blockbusters do Portal Cinema, “The Matrix”, é uma das produções cinematográficas da actualidade com mais erros de coerência e de grafismo. Os lapsos estão presentes em várias partes do filme mas passam despercebidos à maior parte dos espectadores, sendo completamente ofuscados pela espectacularidade do filme mas mesmo assim, alguns saltam à vista.

  • Durante a mítica cena do telhado, Neo dispara freneticamente contra o agente inimigo que evita todas as suas balas, mas milagrosamente as janelas do edifício atrás dele não são danificadas.
  • No inicio do filme, quando Neo está num andaime no exterior do seu local de trabalho, ele deixa cair o telefone e você vê o aparelho a cair numa rua vazia, a imagem regressa a Neo e depois mostra a destruição do telefone, nesta altura a rua está cheia de pessoas.
  • Quando Morfeus luta com o agente na casa de banho do edifício abandonado, depois de serem apanhados dentro das paredes. O agente destrói uma parede de tijolos, contudo da próxima vez que nós vemos a parede, não há nenhum dano nela.
  • A cena de luta do telhado está cheia de erros de sombras, percebe-se facilmente que foram gravadas em horários diferentes do dia. Durante essa mesma cena, são visiveis nos reflexos dos óculos dos Agentes, vários elementos estranhos à cena.
  • Na cena que inicia o salvamento de Morpheus, Trinity inicia a luta com uma M16 na mão mas depois de eliminar um adversário, é visível que a arma que ela está a segurar não é uma M16. Durante essa mesma cena, Trinity corre lateralmente numa das paredes da entrada do edifício, durante essa corrida é visível que os azulejos se movimentam.
  • Na cena onde Morpheus conhece Neo, o líder dos rebeldes está a segurar o recipiente dos comprimidos (Vermelho e Azul) na sua mão mas se você observar com muita atenção a cena toda, verá vários erros com esta caixinha, uma hora está na mão, outra hora não.
  • Se Neo nunca usou nenhum dos seus músculos na vida real, como é que ele consegue falar e perguntar de uma forma tão clara e explicita o que está a acontecer? A língua também é um músculo! Na mesma cena, Neo cai numa espécie de lago e apesar de ter os músculos atrofiados, consegue nadar/boiar perfeitamente.
  • Se Neo está em hibernação profunda para gerar electricidade e o seu corpo verdadeiro está dentro de uma cúpula com um líquido, a sua barba ou o seu cabelo não deveriam estar grandes? Como é que ele está careca e sem barba?
  • Durante a cena do prédio abandonado, Tank expõe um esquema numa tela de computador que mostra a localização do grupo no décimo primeiro andar mas os Agentes localizam-nos no oitavo andar.
  • Na cena onde Neo e o Agente Smith estão a flutuar e a disparar indiscriminadamente um contra o outro, não existem nenhumas cápsulas de balas a sair das suas armas.
  • Perto do final do filme, quando Morpheus está a ser torturado pelos agentes, ele está a sangrar abundantemente mas imediatamente após o seu salvamento, ele aparece-nos completamente curado e restabelecido. Durante o seu salvamento, Morpheus aparece-nos com uma roupa completamente seca, mesmo depois dos splinters terem sido activados e terem molhado todo o mundo.
  • Na cena onde Neo recebe um envelope da FedEX com um telemóvel da Nokia. Ele tira o telefone que começa a tocar, mas se você olhar para o ecrã do telemóvel você pode ver que ele não está a receber nenhuma chamada, no entanto, está a tocar.
  • Se o mundo virtual é comando pela Matrix, então as armas também o são. Sendo assim, os Agentes não precisariam de se desviar das balas, bastaria apagá-las do programa cada vez que os invasores fossem detectados lá dentro.
  • Em muitas partes do filme, nas quais os Humanos vão visitar a Matrix, é preciso que um operador, no caso Tank, fique para operar o computador e mandá-los para lá. Mas quando Cypher vai fazer uma visita ao Agente Smith, quem é que opera a sua ida? Será que existe mais que um traidor ou Tank é inútil?

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Tem selo lá no Um Olhar Além da Tela para você !

    Abraços .

    ResponderEliminar
  2. Quando o filme foi feito muitas das técnicas usadas nos efeitos especiais foram criadas para o filme logo não é de admirar que haja pequenas falhas. O que é de admirar é que 10 anos depois o Matrix continua fabuloso de cada vez que o vejo.
    Pode ser que o Avatar do J. Cameron seja para esta década o que o Matrix foi para os anos 90.

    ResponderEliminar
  3. Algumas falhas não são bem falhas... As armas não são controladas pelo matrix e sim pelo construct.na cena do ignorance is blissed, o cypher pode ter programado uma chamada para determinado numero e hora. Temos de fazer a distinção entre o que sao procedimentos, e o que se pode fazer na realidade. Na cena do telemóvel que vem da fedex, na cena do follow the white rabbit, o monitor também se desliga. Temos de ver que a matrix não passa de um programa com muitos programas, chegando ao programa dadas redes e daquele telem em particular... Ligar o visor, para q? Por ultimo, nos músculos nunca usados... A língua e tem movimentos involuntários provocados por outros músculos como os da garganta, por exemplo... Nunca a usou para falar, mas... Usou muitas vezes para engolir saliva por exemplo. O liquido que envolve neo na cápsula da matrix, são mortos liquefeitos usados como alimento por intravenosa... Sabemos que é algo gelatinoso, mas não sabemos até que ponto o seu PH torna o crescimento de pelo e cabelo, impossível. A mim neste aspecto preocupam-me mais as unhas, que como sabemos, crescem sem parar.

    ResponderEliminar

//]]>