Crítica – Love Happens (2009)

Realizado por Brandon Camp
Com Jennifer Aniston, Aaron Eckhart, Martin Sheen

O cansaço das fórmulas das comédias românticas de Hollywood tem levado, nos últimos anos, a uma aposta numa maior profundidade na análise dos cambiantes da alma humana do que aquilo a que nos tínhamos habituado neste género de filmes. A morte e o amor enquanto pulsão de vida são os temas principais desta obra de Brandon Camp.
Burke (Aaron Eckhart), após a morte da sua mulher num acidente de viação, consegue grande sucesso contado o seu caso pessoal, vendendo livros de auto-ajuda e fazendo cursos sobre o tema. Num desses cursos, em Seattle, terra natal da sua esposa e onde vivem ainda os seus sogros, Burke vê-se de repente obrigado a confrontar-se com os seus próprios fantasmas. Uma mulher que conhece acidentalmente, Eloise (Jennifer Aniston) consegue ver o homem fraco, que mente a todos e a si mesmo antes de mais, e acompanha-o num processo de resolução interior dos dramas que esconde de todos. Esta história é enquadrada por uma oscilação entre os profundos e dolorosos dramas humanos dos frequentadores do curso e momentos do mais pueril cómico. A grande originalidade deste filme é exactamente esse manobrar das emoções do espectador do riso às lágrimas, tocando em pontos sensíveis das emoções humanas que todos vivenciamos, a dor da perda, a vergonha das nossas fraquezas, a atracção erótica, a traição, a luta pela felicidade.


Apesar de ter momentos de grande carga emocional, o filme não deixa de apresentar uma visão muito hollywoodesca da realidade, com belos actores, encantadores ambientes e guarda-roupa atraente, e cenas só possíveis num filme como a assistência ao concerto no cimo a grua do vizinho Bob. Ainda assim, Love Happens é um filme que preenche completamente as necessidades de experimentação emocional do público, essencialmente feminino, fá-lo sonhar, fundando-se num género que nos dará certamente ainda muitas obras.


Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Eu já tinha ouvido falar sobre esse filme e ainda não tive chance de vê-lo, mas não sei se vale muito a pena. Jennifer Aniston em mais um filme mais do mesmo que ela já está fazendo há muito tempo, não sei, tenho um pé atrás com esse filme. Abraço \o

    ResponderEliminar
  2. Também não me parece que um homem aprecie muito o filme se bem que durante a sessão a que assisti havia vários homens de meia idade e houve mesmo um que saiu a meio do filme incomodado.

    ResponderEliminar
  3. Acho que Jennifer Aniston deveria fazer outro tipo de filmes porque assim ela não conseguirá progredir como estrela de cinema, que ela continua a fazer apenas filmes românticos, e neste caso voltou a ter uma prestação comum como em tantos outros filmes. O filme é essencialmente dramático, mas não muito, e quase nada tem de romantismo, está um filme normal, com uma história que não é nada de impressionante ou assim tão interessante. Na verdade não está nada de especial, dou nota 2/5, é um filme que irá agradar principalmente aos fãs dos actores, mas não trás nada de especial ao cinema em geral. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

    ResponderEliminar

//]]>