Crítica - 2012 (2009)


Realizado por Roland Emmerich
Com John Cusack, Thandie Newton, Woody Harrelson, Amanda Peet

O famoso realizador de produções apocalípticas, Roland Emmerich, está de regresso aos grandes mercados cinematográficos com “2012”, uma longa-metragem sobre uma ancestral profecia apocalíptica que prevê a nossa extinção através de sucessivos eventos altamente devastadores em 2012. A profecia foi incessantemente estudada durante séculos por inúmeros cientistas mundiais que nunca chegaram a nenhuma conclusão concreta, no entanto, um desconhecido especialista chega à assustadora conclusão que esta profecia é completamente verídica, uma teoria posteriormente confirmada quando vários eventos naturais começam a destruir o planeta. No centro deste apocalíptico cenário encontramos Jackson Curtis (John Cusack), um simples cidadão norte-americano, que tentará salvar a sua família da extinção.


A estrutura narrativa desta destrutiva produção é extremamente semelhante à dos múltiplos produtos cinematográficos deste género, ou seja, somos constantemente confrontados com devastadoras sequências maioritariamente desnecessárias e amplamente exageradas que raramente permitem uma exploração narrativa minimamente interessante ou cativante. As personagens são claramente secundárias porque o verdadeiro protagonista desta história é a destruição natural que arrasa a humanidade, uma destruição provocada por acontecimentos que são fragilmente explicados pelos diálogos estereotipados do filme. O trabalho cinematográfico de Roland Emmerich é visualmente avassalador mas também é excessivamente exagerado, como nos provam as primeiras sequências destrutivas do filme, onde somos confrontados com algumas fugas verdadeiramente frenéticas e irrealistas das personagens “principais” que conseguem evitar todos os destroços e todos os desastres ao comando de uma limusina e de uma avioneta, um situação simplesmente ridícula. A destruição das cidades está bem coordenada e orquestrada mas é demasiado superficial, ou seja, não transmite correctamente o desespero e a angústia da situação apocalíptica, uma característica que reforça invariavelmente o irrealismo e o comercialismo desta produção que apela constantemente aos clichés do género. As extravagantes sonoridades realçam as destrutivas sequências mas não apelam convenientemente aos sentimentos dos espectadores, quando milhões de personagens fictícias morrem tragicamente durante os avassaladores eventos.


O elenco desta obra é composto por alguns actores de renome internacional como John Cusack ou Amanda Peet, que interpretam satisfatoriamente os seus respectivos papéis, no entanto, nenhum deles se evidencia claramente pela positiva porque as intransigíveis características do filme, assim não o permitiram. “2012” é um extenso blockbuster que deverá agradar aos espectadores que apreciem produções comerciais que estejam carregadas de fantásticos efeitos visuais que absorvam qualquer espécie de narrativa, no entanto, os espectadores que prefiram filmes mais intelectuais não deverão apreciar esta superficial produção cinematográfica.


Classificação – 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

32 Comentários

  1. Concordo que o objectivo do filme é impressionar visualmente - e a mim inpressionou-me bastante - mas também vi no filme um paralelo com o relato do diluvio no Genesis em que devido ao exterminio divino existe um recomeço na humanidade com novos valores e o facto de a contagem do tempo recomeçar naquele dia é um sinal claro disso.
    O intelectual - a filosofia - está lá só é preciso ver sem preconceitos.

    PS-JT concordo que para quêm viu o filme com os teus preconceitos e clichês não sentiu nada pelos 7 biliões de mortos.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, alguém entra num cinema para ver "2012" buscando filmes "mais intelectuais"?
    Pêlo em ovo não existe, quem entra em montanha russa não quer ler Proust...

    ResponderEliminar
  3. Helder MC

    2012 fez-me lembrar um famoso videojogo de computador chamado "Sim City", onde existe uma opção de destruirmos a nossa grande metropole com desastre naturais como tornados ou vulcões, apenas pela diversão. O "Sim City" de Roland Emmerich são os seus filmes apocaliptícos, acho que ele deixa as filosofias para outros realizadores mais sérios. Vamos convir, os filmes de Roland Emmerich e Michael Bay primam pela excelência visual mas raramente são verdadeiramente interessantes.

    Anónimo

    É claro que não entram, daí não ser recomendado, não vão os mais distraídos pensar que 2012 é um filme que vai além do visual.

    ResponderEliminar
  4. O Filme é tão digitalmente exagerado nas sequencias de destruição que chega a nos fazer rir. Não recomendo.

    ResponderEliminar
  5. Volto a dizer que a mim o filme me fez pensar seriamente nos valores da raça humana perante a abismo da extinção e se só um evento dessa natureza alguma vez irá mudar a nossa natureza hipócrita.
    Vi também que o filme dá uma chapada de luva branca nas religiões deste mundo: onde está Deus que permite toda esta destruição e sofrimento?
    E JT podes recomendar-me uns filmes de "realizadores mais sérios" que abordem esta temática?
    O que me lembrou este filme foi o "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente e o seu 'ridendo castigat mores'.

    ResponderEliminar
  6. Deveria ter assistido ao documentario da vida de MJ, outro filme em cartaz, certamente meus 5 reais valeriam mais.
    =/

    ResponderEliminar
  7. O Auto da Barca do Inferno foi feito para julgar as pessoas da époda da peça, reflexão aos espectadores, é algo de O QUE eles fizeram, já o filme é uma volta a Pangéia que durou apenas 1 mes Oo.

    ResponderEliminar
  8. Esse site não tem horário de verão?
    Ah!
    Concordo com o outro anônimo, o filme parece uma comédia.

    ResponderEliminar
  9. para mim o filme THE DAY AFTER foi muito mais instigante e dramático do que essa droga de de 2012. Não recomendo

    ResponderEliminar
  10. Esperava mais suspense e realidade pra ter pago R$16,00 num ingresso em Brasília.

    ResponderEliminar
  11. Helder MC, posso-te dar vários exemplos de filmes melhores catastroficos :
    Deluge (1933) - Felix E. Feist
    Earthquake (1974) - Mark Robson
    The Last Man on Earth (1964) - Ubaldo Ragona
    The Birds (1963) - Hitchcock
    Twister (1996) e War of The Worlds (Original)

    ResponderEliminar
  12. Paguei 5 reais aqui em Curitiba... Acho que poderia ter comprado outro maço de cigarro =/

    ResponderEliminar
  13. Sem exagero, o pior filme que já vi nos últimos anos, e só fiquei até ao seu final, na sala de cinema, porque estava acompanhado. Gosto de bons argumentos, mas também gostos de fimes visualmente bons com argumentos médios, caso de " Day After". O argumento deste filme é uma anedota. As sequências visuais, inicialmente interessantes, depressa cansam o espectador pelo seu exagero. A cena da fuga na limusina é simplesmente parva, bem como praticamente todo o filme. Horrível, aberrante, idiota... Curioso é que provavelmente ainda ganhará uns óscares pelos efeitos visuais... ridículo.

    ResponderEliminar
  14. Assistam o This is IT de MJ....muito bom, mesmo pra quem não é fã...a não ser que algum dublê e efeitos especiais nunca vistos antes façam parte do filme e eu não percebi, saí do cinema com a certeza do que eu já duvidada..MJ é gênio, cantando e dançando o maior de todos até hj....Abs

    ResponderEliminar
  15. Achei interessante, não pelo filme e seus efeitos mas pelo tema apocalíptico que sempre impressionam, o que nos faz refletir sobre a falta de amor ao próximo que já virou comum. E coitado do Rio.... :'(

    ResponderEliminar
  16. Este realmente é um dos filmes mais fracos dos ultimos tempos....Não gaste seu dinheiro..logo logo voce pode assistir na sessão da tarde e dormir no sofa.

    ResponderEliminar
  17. Fui ver o filme e confesso que fiquei desiludida. Sendo um filme do género de O Dia Depois de Amanhã, pensei que trouxesse algo de novo, inovador vá. Mas, o certo é que contém uma primeira parte monótona, refiro-me primeira parte até à parte da senhora tibetiana com a galinha, a segunda parte é mais entusiasmante pois ainda consegue prender, mas mesmo assim, é fraco o filme. Penso que há pouca interpretação por parte dos actores, poucas ligações genuínas entre as personagens e penso que a figura que se destaca entre todos é a do Danny Glover.

    ResponderEliminar
  18. Não recomendo de jeito nenhum, fraco demais,sulreal demais, na minha opiniãofoi uma comédia de milhões de dólares muito mal produzida, salvo pelos efeitos especiais.
    Esperava muito mais do filme, principalmente que se falasse sobre o real tema do filme que é a profecia dos maias e o que menos se viu no filme foi isso.
    recomendo sem pestanejar This is It, , saí do cinema encantada por saber que o cara mesmo aos 50 anos de idade era capaz de fazer as coisas que fazia.

    ResponderEliminar
  19. O Helder MC é um tipo doente! Vê lá se começas a ter sensibilidade de ver o que anda a tua volta para pensares na "..alma humana..". Acho que até o realizador do filme ficava de boca aberta a ouvir-te falar.
    O filme e para entreter, mas não trás nada de novo ao genero.

    ResponderEliminar
  20. Concordo em absoluto com a critica feita, foi exactamente isso que achei.
    È um filme realmente mau.
    Como classificação não daria dois daria um.

    ResponderEliminar
  21. 2012 foi um bom filme...só poquê o diretor dirigiu o filme não quer dizer que ele acredita nesse apocalípse...existe toda essa coisa do 2012, então ele resolver fazer um filme em cima disso..qual o problema? É "mentiroso" E quem tá dizendo que aquilo é verdade...e quanto a Harry Potter? Homem-Aranha? O filme e só uma coisa pra nos distrair...pelo amor de Deus...esse povo é muito otário...e mais uma coisinha:
    "A Bíblia já anunciava o fim do mundo pra 2012"
    Esse povo nem sabe o que fala...a Bíblia fala do arrebatamento e da condenação do Diabo e dos ímpios...aonde tá na bíblia dizendo que isso acondece em 2012...?! A história do filme 2012...na verdade tem pouca história, é mais coisas sendo explodidas: MAS É ÓBVIO, É O FIM DO MUNDO! Que quase não tem história, isso é verdade...mas dizer que o filme é uma bosta...assim não.

    ResponderEliminar
  22. "2012 é um filme mentiroso"
    Noooosa...que interesante...porque tu não faz uma matéria falando quais são as mentiras de DragonBall? Ou uma crítica sobre os exageros de As Meninas Superpoderosas?
    Pelo amor de Deus...o filme é só uma coisa pra se distrair...e o filme 2012 conseque isso...
    Não tem história...tem sim! O cara que tenta salva a familia...esse povo quer mais o que...que ele pare no meio do mundo se desmoronando e começe a filosofar sobre a vida...que enquanto ele está no avião fugindo dos destroços ele recite suas reflexões sobre as dramaturgias de Shakespeare...

    ResponderEliminar
  23. Concordo plenamente com a critica apresentada e com a cotação que dão ao filme.

    CJF

    ResponderEliminar
  24. 2012 é ate o momento o pior filme do gênero. Pecou em tudo, tanto nos exageros como na historia mal contada e mal desenvolvida. Muito pobre. Passou longe de Um dia depois de amanha, que é sem dúvida, uma grande obra de arte.

    ResponderEliminar
  25. "2012" não passa de um "Indiana Jones" piorado.

    ResponderEliminar
  26. o filme é realmente uma MERDÃA !
    já vi coisa beiim melhoor : /
    perdi meu tempo assistindo...

    ResponderEliminar
  27. Só uma palavra: LAMENTÁVEL! Ainda bem que aluguei um DVD a R%3,50 e não paguei R$ 15,00 para ver ESSA PORCARIA.

    ResponderEliminar
  28. este filme é uma porcaria

    ResponderEliminar
  29. nem sempre os filmes têm que acabar em bem...
    tenho a certeza de que quando o mundo acabar (seja la quando for) ninguem vai sobreviver....

    ResponderEliminar

//]]>