Crítica - New York, I Love You (2009)


Realizado por Allen Hughes, Brett Ratner, Fatih Akin, Jiang Wen, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Randall Balsmeyer, Shekhar Kapur, Shunji Iwai, Yvan Attal.
Com Bradley Cooper, Justin Bartha, Andy Garcia, Hayden Christensen, Rachel Bilson, Natalie Portman, Irrfan Khan, James Caan, Orlando Bloom, Christina Ricci, Maggie Q, Ethan Hawke, Anton Yelchin.

Tal como "Paris, Je t' Aime”, “New York, I Love You” apresenta-nos vários trabalhos cinematográficos sobre as diferentes versões das relações amorosas da actualidade. Este conjunto de curtas-metragens é a segunda entrega da colectânea “Cities of Love”, um projecto de grande envergadura que pretende reunir, num grande compêndio cinematográfico, diferentes trabalhos românticos de diferentes realizadores internacionais. “New York, I Love You” é composto por doze segmentos românticos de doze imaginativos cineastas que utilizaram Nova York como cenário urbano e como fonte de inspiração para os seus apaixonantes trabalhos.
As temáticas românticas e os cenários nova-iorquinos são os únicos elementos que unem as doze histórias, porque estas obedecem individualmente aos desejos criativos e estilísticos dos seus respectivos criadores, formando assim pequenos segmentos narrativos que funcionam em conjunto e em separado. O entrosamento das histórias é efectuado através de uma estrutura editorial extremamente eficaz que une harmoniosamente os diferentes segmentos através de inteligentes truques cinematográficos, utilizando por exemplo, uma espécie de narrador para contextualizar temporalmente as histórias. Os elementos técnicos são variáveis, mas todos os cineastas partilham uma banda sonora romântica que também auxilia na coesão das histórias. Os trabalhos individuais de maior qualidade pertencem a Mira Nair e Joshua Marston, dois cineastas que nos apresentam dois segmentos que primam pela criatividade e pela intensidade, exteriorizando na perfeição o espírito da cidade e do projecto. Shunji Iwai e Shekhar Kapur também nos apresentam duas histórias extremamente imaginativas, que pecam apenas pela sua excessiva complexidade. Os trabalhos de Randall Balsmeyer e Brett Ratner são os mais desapontantes deste projecto, porque apostam em romances confusos e enfadonhos que destoam bastante dos restantes. Os segmentos de Natalie Portman e Allen Hughes são agradáveis, mas não apresentam características que possam surpreender ou emocionar o espectador. O elenco desta colectânea romântica está repleto de estrelas internacionais como Andy Garcia, Bradley Cooper, Shia LeBeouf, Rachel Bilson, Orlando Bloom, Natalie Portman, Ethan Hawke ou Cristina Ricci que protagonizam com destreza e qualidade os seus respectivos papéis.
Os diferentes cenários românticos que são apresentados em “New York, I Love You” são relativamente interessantes e poderão agradar aos espectadores que apreciem histórias deste género, no entanto, apesar de todos os aspectos positivos, convém lembrar que estamos perante uma produção composta por vários trabalhos de vários realizadores que, infelizmente, não obedecem aos mesmos parâmetros cinematográficos, existindo portanto uma grande disparidade qualitativa entre segmentos narrativos.

Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. O filme é realizado por várias pessoas e também escrito por várias pessoas, com vários tipos de histórias, como se fossem vários filmes. No geral, as histórias são fracas, e não achei que os actores tiveram uma prestação impressionante. Nota 2/5, está fraco e com pouco interesse, não acho que vale a pena. Tem muitos actores conhecidos de Hollywood, mas nem isso vale a pena para ver o filme. Achei uma perda de tempo, e não vi nenhum interesse neste filme, parece que é um filme apontado apenas para quem vive em Nove Iorque. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

    ResponderEliminar

//]]>