Crítica - The Twilight Saga: New Moon (2009)

Realizado por Chris Weitz
Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Michael Sheen

Aproximadamente um ano após a estreia de “Twilight”, a épica e romanesca saga vampírica de Stephenie Meyer continua a sua adaptação ao cinema com o seu segundo capítulo: “The Twilight Saga: New Moon”. Chris Weitz, realizador de filmes como o simpático “About a Boy” e o menos bem sucedido “The Golden Compass”, substitui Catherine Hardwicke no comando da realização e consegue imprimir à saga uma maior dose de adrenalina e profundidade dramática. “The Twilight Saga: New Moon” é um filme mais completo e em última análise, mais cativante que o seu predecessor. Porém e como mais adiante veremos, não está imune a algumas falhas que prejudicam o seu equilíbrio e qualidade cinematográfica.
Depois de no primeiro filme, Bella Swan (Stewart) ter conquistado o coração do misterioso vampiro Edward Cullen (Pattinson), e depois de ambos terem sobrevivido ao ataque inesperado de um grupo de vampiros liderados por Angela (Christian Serratos), o casal altamente improvável encontra-se no auge da sua relação. A humana Bella já não consegue imaginar a sua vida sem Edward e o vampiro morre de amores pela jovem rapariga. Ainda assim, neste filme o casal descobre que nem tudo são rosas no seu romântico relacionamento. Bella começa a recear a impiedosa passagem do tempo, sofrendo com o facto de a relação entre ambos ter um prazo de validade implícito: ela é mortal e ele não. Edward, por sua vez, não aceita transformar Bella num vampiro pois receia amaldiçoar para sempre a alma da pobre rapariga e tudo deseja menos transformá-la num monstro sugador de sangue. No pesaroso dia de aniversário de Bella, um incidente ocorre na casa dos Cullen. Um incidente que vai abrir os olhos de Edward para a total impossibilidade do relacionamento entre ambos. Um incidente que levará o vampiro a abandonar Bella, num último gesto de amor em benefício da jovem.


Não aceitando de forma alguma a separação forçada do seu grande amor, Bella sofre angustiantemente durante vários meses até encontrar algum consolo nos braços de Jacob Black (Lautner), o seu melhor amigo de infância. Jacob não esconde os seus sentimentos para com Bella e tenta fazê-la esquecer o maldito vampiro. Porém, num dia como tantos outros, Jacob começa a sentir uma curiosa febre por todo o corpo e é também obrigado a afastar-se da rapariga. Assim começa uma fatal cadeia de acontecimentos que levará Bella a escolher entre lobisomem ou vampiro. Pois Bella, Edward e Jacob formam um trio impossível de coexistir, quanto mais não seja pelo ódio de raça que separa os dois rapazes.
“The Twilight Saga: New Moon” é um filme que pertence por inteiro a Kristen Stewart e à sua Bella Swan. A quase totalidade do filme é preenchida por uma incansável viagem aos sentimentos obscuros de Bella, uma pobre rapariga que de tanto amar, só deseja morrer. Essa grande viagem psicológica, confusa mas aliciante, acaba por ser a grande virtude do filme. Depois do romance adolescente e cor-de-rosa do primeiro filme, aqui tudo é mais obscuro, complicado e simplesmente realista. Foi essencialmente neste ponto que os produtores do filme trabalharam, na tentativa de tornar a história mais adulta e assim cativar um maior número de espectadores. De certa forma, percebe-se isto pelo aprofundar das emoções envolvidas e pelo paralelismo traçado com o eterno “Romeu e Julieta”. Contudo, para um público mais exigente, este amor entre humana e vampiro continuará a não significar mais que uma paixoneta adolescente. Percebe-se também que a obra literária de Stephenie Meyer apresenta longos intervalos de tempo onde a individualidade de cada personagem se descobre e desenvolve. Infelizmente o filme falha nesse aspecto, porque não quer perder demasiado tempo naquilo que o poderia tornar mais aliciante. Por vezes, tudo acontece de forma demasiado rápida e previsível, o que prejudica o realismo da película e a credibilidade das personagens.


Os efeitos especiais estão a um nível acima da média e devo dizer que é a primeira vez que vejo lobisomens credíveis no grande ecrã. Mas ainda assim, há uma enormíssima falha: Jacob rasga os calções que enverga quando se transforma, mas quando volta ao seu estado normal, ali estão novamente os calções sem um arranhão ou fio solto, misterioso não é? Percebem-se as limitações de um filme dirigido para um público mais jovem e classificado como “PG-13”, uma classificação que equivalente a maiores de doze anos. Por causa disto, percebe-se que seria um aborrecimento ver Jacob sem calções após a transformação. Mas se pretendem simular a realidade, não podem simplesmente ignorar um aspecto destes. “The Twilight Saga: New Moon” apresenta também, na minha opinião, os mesmos pecados do primeiro filme. Ou seja, por vezes a história deixa-se adormecer, acusando alguma falta de dinâmica. E acima de tudo, falta-lhe um clímax mais intenso, marcante e ambicioso. As cenas finais prometem muito, mas acabam por decorrer de forma algo sensaborona.
Apesar de tudo isto, esta obra de Chris Weitz não é um mau filme. A certos espaços consegue ser cativante e inspirador (a cena que encerra o filme é deliciosa) e acima de tudo, estamos perante um bom filme de entretenimento (sobretudo para o público mais jovem). Pena é não ser capaz de quebrar barreiras estereotipadas, ir para além do habitual e morrer numa vulgaridade que muitos acharão inconsequente.

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Leia a 2ª Crítica - AQUI

Enviar um comentário

11 Comentários

  1. Vi o filme ontem e concordo com quase tudo que falou. Acredito que Lua Nova ganhou uma incorpada real e mais atmosférica, e isso eu um up á trama. Vi uma obra bem feita e bem conduzida, com certas falhas, mas um brilhante processo de evolução.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Boas, gostava de falar contigo.
    Adiciona sff, luisteixeira00@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Há um GRANDE erro quando diz que o Edward e a Bella sobreviveram a um ataque de um grupo de vampiros liderados por Angela. Grande falha!

    ResponderEliminar
  4. Não há qualquer erro. No final do primeiro filme Edward e Bella lutam pela sobrevivência contra um grupo de vampiros. Foi a esse ponto da história que eu me referi na crítica.

    ResponderEliminar
  5. o erro é que o ataque não é liderado pela Angela (esta é uma amiga da Bella), mas sim pelo James.

    ResponderEliminar
  6. Houve um mal entendido, Ana. Eu não disse que o ataque foi "encomendado" por Angela. Apenas disse que Angela era a líder do grupo que atacou Bella e Edward.

    ResponderEliminar
  7. Mas a Angela nao é lider de grupo nenhum porque ela é amiga da Bella. Talvez se estivesse a referir à Victoria, não?

    ResponderEliminar
  8. Tem razão Ana. Peço desculpa. Quando consultei a ficha técnica do filme no IMDB apareceu-me lá Angela e eu confundi com a Victoria. :s

    ResponderEliminar
  9. Concordo quase totalmente com a critica. O facto de nehum dos realizadores ter conseguido transportar para o ecra a grandeza do amor entre Bella e Edward é talvez um dos maiores erros desta adaptação cinematográfica. New Moon (filme) não conseguiu criar suspense e adrenalina nas pessoas como o livro fez. Em suma, penso que New Moon é um filme bastante aceitável e ao nível de Twilight mas não atinge a espetacularidade do livro. Digno de destaque é a brilhante representação de Kristen stewart e a quase de Robert Pattinson.=D critica de uma Dot

    ResponderEliminar
  10. Tendo em consideração que li toda a saga, como não poderia deixar de ser, vi ambos os Filmes. Nota-se claramente a mudança de realizador do Crepúsculo para o Lua Nova, é um facto. É também indiscutível que que essa mudança traduziu-se em melhorias e numa procura de tornar a história mais próxima da realidade. Não obstante todos estes factos, o que nós não nos podemos esquecer é que esta é, na sua essência, uma história de Vampiros e Lobisomens, pelo que, por mais que queiramos, é impossível atingir um nível de realidade que coloque em causa a "magia" da saga. De facto, para quem leu a saga e como acontece em quase todas as situações do género, é muito difícil transpor para o ecrãn tudo o que é transmitido quando se lê o livro, por isso é muito natural que as expectativas criadas pelo leitor não sejam correspondidas quando passamos ao cinema. De facto concordo com grande parte das críticas, mas de um modo geral, gostei bastante do filme, e estou a aguardar anciosamente pelo Eclipse! Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  11. Vi o filme à pouco tempo e não tenho muito a dizer. Não sou amante da saga, mas vejo na mesma por ser amante do cinema.

    E pode ser vaga a minha opinião, masestá muito fraquinho, argumento fraquito...

    ResponderEliminar

//]]>