Top 10 - Melhores Filmes de 2009

Com o final de 2009 chega também a altura de eleger aqueles que foram, na minha opinião, os Melhores Filmes do Ano. Relembro que esta lista dos 10 Melhores Filmes de 2009 é uma opinião pessoal que se baseia nas opiniões dos meios de comunicação mais prestigiados do mundo do cinema, nos prémios de grande importância que estas obras receberam e na minha própria opinião pessoal que desenvolvi ao vê-los pessoalmente. Esta lista versa apenas sobres os filmes que estrearam nas salas de cinema portuguesas entre Janeiro e Dezembro de 2009.


1º - Avatar
O triunfante regresso de James Cameron à actividade cinematográfica não poderia ter corrido melhor, “Avatar” é uma extraordinária produção que nos oferece uma alucinante viagem até um extravagante território longínquo através de uma impressionante tecnologia computorizada verdadeiramente revolucionária.


2º - Milk
É impossível alguém ficar indiferente à qualidade e às mensagem de “Milk”. A magnífica realização de Gus Van Sant transmite na perfeição uma poderosa e emocionante história sobre a igualdade e a força de acreditar nos nossos sonhos, história essa que é brilhantemente exteriorizada por um elenco extremamente competente e talentoso que é liderado por Sean Penn.


3º - The Curious Case of Benjamin Button
Um projecto invulgarmente interessante que nos apresenta um fantástico argumento que conseguiu misturar todos os grandes géneros cinematográficos numa só narrativa sobre as vicissitudes do tempo e da vida. A direcção de David Fincher é soberba e a prestação de Brad Pitt é irrepreensível.



4º - Up
Uma obra de qualidade exemplar que aposta numa história divertidíssima e dedicada a todas as idades. Ao contrário da grande maioria das produções animadas que estrearam este ano, “Up” assume-se como uma obra artística e não como um produto comercial criado para encher os cofres dos estúdios responsáveis pela produção dos filmes. Um digno sucessor do igualmente fantástico “Wall-E”.


5º - Doubt
Um magnífico drama que através de uma incrível narrativa, brilhantemente interpretada por um maravilhoso elenco, consegue realçar algumas questões importantes da nossa sociedade e da nossa fé religiosa.


6º - Inglourious Basterds
O intelecto de Quentin Tarantino não nos deixa de surpreender. O famoso cineasta norte-americano voltou a deslumbrar as audiências internacionais através de uma sangrenta paródia sobre a Segunda Guerra Mundial. O elenco é fenomenal e a história também o é, no entanto, “Inglourious Basterds” é o que é por causa da criatividade e da imaginação de Tarantino.


7º - District 9
Um exemplo de criatividade e qualidade, “District 9” não precisou de um grande orçamento para surpreender o público através da sua fantástica história alienígena que encerra várias problemáticas sociológicas da humanidade.


8º - Singularidades de uma Rapariga Loura
Em apenas sessenta e quatro minutos, Manoel de Oliveira conseguiu contar uma interessante história que utiliza a ironia para misturar o romance com alguns choques morais e ideológicos que se inserem na perfeição na actual conjectura socioeconómica portuguesa.



9º - The Hurt Locker
A controversa Guerra do Iraque é humanamente e imparcialmente retratada por Kathryn Bigelow nesta longa-metragem que explora o perigoso quotidiano de três membros de uma unidade de elite do exército dedicada a desmantelar explosivos na instável capital iraquiana.



10º - Slumdog Millionaire
A história romântica de Jamal e Latika conseguiu arrebatar os principais prémios desta indústria, uma proeza merecida porque no seu íntimo, “Slumdog Millionaire” é muito mais que uma simples história de amor, é uma inspiração romântica de perseverança e coragem.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Só o Hurt Locker e Avatar merecem estar nessa lista...

    ResponderEliminar
  2. O Slumdog Millionaire nem é de 2009..

    ResponderEliminar
  3. Eu colocaria em 1º lugar um filme que não está na lista, o Gran Torino do Clint Eastwood, e também teria lugar no top ten o the Wrestler.
    Anonimo, o Jt refere-se aos filmes que passaram nas salas de cinema deste ano.
    Um abraço a todos e um bom ano de 2010.
    Abraço Slrem

    ResponderEliminar
  4. Slumdog Milionare,Doubt,Milk e The Curious Case of Benjamin Button não são de 2009 mas sim de 2008.

    E as Singularidades de uma Rapariga Loura nem sei o que está aí a fazer.

    Mas de resto sem dúvida o Avatar merece o 1ºlugar e os Up,District 9,Inglourious Basterds e The Hurt Locker são justíssimos

    ResponderEliminar

//]]>