Crítica - Remember Me (2010)

Realizado por Allen Coulter
Com Robert Pattinson, Pierce Brosnan, Emilie de Ravin, Chris Cooper, Lena Olin

A estrela de “Twilight”, Robert Pattinson, sempre tentou demonstrar à crítica especializada as suas verdadeiras capacidades artísticas, mas nunca conseguiu concretizar essa demonstração através dos seus trabalhos fantasiosos e sobrenaturais, no entanto, conseguiu finalmente essa importante oportunidade com este “Remember Me”, uma produção que nos apresenta uma história mediana com uma elevada conotação romântica e dramática, no entanto, essa conotação é meramente superficial e nunca é devidamente aprofundada, assim sendo, todos os momentos comoventes de “Remember Me” são emocionalmente impactantes mas intelectualmente simplistas e superficiais. A história romântica de “Remember Me” é protagonizada por Tyler (Robert Pattinson), um jovem rebelde de Nova Iorque que tem uma relação tensa com o seu pai (Pierce Brosnan) desde que uma tragédia separou e estilhaçou a sua família. Tyler não acredita que alguém possa compreender o que ele passou, até ao dia em que conhece Ally (Emilie de Ravin) devido a uma extraordinária reviravolta do destino. O amor era a última coisa que lhe passava pela cabeça mas, à medida que a influência de Ally, inesperadamente, lhe cicatriza as feridas e o inspira, Tyler começa a se apaixonar por ela. Através desse amor, Tyler vai encontrar a felicidade e o sentido para a vida mas depressa alguns segredos serão revelados e as circunstâncias que os juntaram, ameaçam, lentamente, afastá-los um do outro.


O grande objectivo de “Remember Me” é conseguir emocionar o espectador através das suas comoventes temáticas dramáticas, objectivo esse que é amplamente concretizado, no entanto, nenhuma das temáticas que são abordadas pelo argumento são explorada de uma forma convincente ou inteligente, muito pelo contrario, tanto os dramas familiares como os dramas românticos são transmitidos ao espectador de uma forma muito artificial e incredível. As moralidades que são tacitamente transmitidas ao espectador são bastante vulgares, ou seja, não é a primeira nem será a ultima vez que seremos confrontados com os conselhos que nos são oferecidos pela medíocre narrativa que em nenhum momento tenta aprofundar ou desenvolver essas moralidades. Os problemas familiares que ambas as personagens principais compartilham também são enfadonhos e superficiais, assim sendo, não se assumem como uma refrescante novidade narrativa porque todos nós sabemos como é que essas impetuosas relações terminam. A vertente romântica também é bastante negativa porque é insípida e previsível, ou seja, nunca somos confrontados com uma sequência romântica que seja verdadeiramente imprevisível ou que consiga escapar aos inúmeros estereótipos do género. Os diálogos são igualmente medíocres e aborrecidos. A conclusão de “Remember Me” é inesperada e reforça a vertente trágica da história, vertente essa que é inicialmente introduzida pelas perdas familiares dos intervenientes principais, no entanto, apesar de ser imprevisível e de fornecer um pequeno elemento de interesse de última hora à narrativa, esta conclusão pode ser considerada insensível e insultuosa porque explora uma tragédia real para reforçar uma ideologia tão libertina como a do carpe diem, ou seja, viva o momento.


O trabalho de Allen Coulter não é muito negativo mas poderia ter sido muito mais positivo caso este cineasta não tivesse jogado tanto pelo seguro e não tivesse apostado tanto no caminho mais comercial. A ideia original do argumento poderia ter sido explorada com mais irreverência e mais qualidade, evitando assim as evidentes recaídas nas superficialidades dramáticas e nos estereótipos românticos. O grande enfoque mediático de “Remember Me” é Robert Pattinson, um jovem actor que se destacou em “Twilight” e que agora compartilha com Kristen Stewart e Taylor Lautner uma monumental popularidade entre os adolescentes, assim sendo, não lhe é muito difícil encontrar um trabalho que seja tão rentável ou comercial como aquele que impulsionou a sua ascensão mediática, no entanto, Robert Pattinson preferiu apostar numa produção romântica / dramática que lhe permitisse demonstrar as suas capacidades como profissional da representação e não como ídolo juvenil, uma aposta que não lhe correu muito bem. A sua performance em “Remember Me” é razoável mas é insuficiente para o legitimar como um excelente profissional. Emilie de Ravin também nos oferece uma desapontante performance. As melhores prestações de “Remember Me” pertencem a Pierce Brosnan e Chris Cooper, dois experientes actores que ofuscam as prestações dos actores mais jovens e populares. A performance de Lena Olin é acanhada mas agradável.


A crítica não se rendeu a “Remember Me” e aparentemente o público também não se convenceu com esta modesta produção porque a sua estreia nos Estados Unidos da América ficou muito àquem das expectativas comerciais, uma situação que se deve claramente à falta de imaginação e de qualidade da sua narrativa que não é mais do que uma simples história romântica com um final trágico.

Classificação – 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

41 Comentários

  1. Pois eu discordo.
    Acho que os jovens actores tiveram um desepenho bastante bom neste filme.
    O filme tem qualidade!
    Consegue comover verdadeiramente as pessoas.
    Nao acho que tenha sido apenas mais um romance dramatico comercial.


    Gostei realmente do filme.

    ResponderEliminar
  2. Também gostei bastante. Não é o melhor filme do ano, mas achei-o bem acima da média das habituais produções românticas de Hollywood. É aqui que Pattinson se revela enquanto actor e a história está muito bem trabalhada e desenvolvida. Surpreendeu-me, pelo que lhe daria 4 estrelas.

    ResponderEliminar
  3. discordo totalmente da critica que é feita. aliás o filme esta muito bem delineado, e com propositos muito bons. gostei deveras do filme.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei. Na minha opinião o filme conseguiu passar a mensagem : O Impacto que a "ausência" tem nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei bastante. Pareceu-me bem melhor que os típicos filmes românticos demasiado lamechas. É um filme com conteúdo, e realmente passa uma mensagem.

    ResponderEliminar
  6. Assisti o filme..gostei da interpretação dos atores, ....porém com achei a narrativa fraca,um final sem muito encaixe com o percursos do filme.

    ResponderEliminar
  7. eu concordo com a critica!
    o filme nao é mau, mas aqele fim... TERRIVEL! faltou originalidade

    ResponderEliminar
  8. discordo , este filme é um filme que comove que da para as pessoas pensarem na vida , quando tyler consegui dar rumo a sua vida acontece uma coisa inesperada e acho que e nesse final que da para nos pensarmos e bastante ... este filme e um grande filme e tenho pena que haja pessoas a criticar-lo como muito negativo !

    ResponderEliminar
  9. Considero que as performances dos jovens actores foram excelentes. Robert Pattinson demonstrou que futuramente poderá ser um novo George Clooney, pela sua sensualidade durante o filme.
    Quanto ao fim do filme acho que nao foi uma boa escolha e nao esta de acordo com todo o percurso que o este tem.
    Todavia, a mensagem do filme é muito importante.

    ResponderEliminar
  10. nao concordo nada com essa critica. acho que o realizador arriscou, porque as pessoas nao esperavam nada do que aconteceu, foi totalmente inesperadoe tanto arriscou que encontramos tantas criticas tao opostas e contrastadas(ou adoram-no ou criticam-no negativamente). quando vi o trailer e li a sinopse pensei que ia ser um tipico filme romantico, com um jovem que se sentia perdido, iria encontrar o caminho quando conhece-se a rapariga e no fim o amor iria vencer tudo e iriam ficar todos felizes para sempre. mas nada disso, o filme é muito mais do que mostra no trailer, é muito mais do que uma historia de amor tipica de hollywood, tem muito mais assuntos e conteudos no filme alem do amor. alias acho q o trailer nem apela totalmente os espectadores porq acredito que muitos deles pensem um bocado o que eu pensei e q achem q nao vale apena ver o filme.
    E vale a pena ver o filme e o fim contribui muito para este facto, porque é totalmente inesperado, as pessoas entram na sala a pensar um coisa, qase chegam ao fim a achar que sabem como vai acabar e de repente muda tudo e saimos da sala de cinema a pensar "nao acredito que aconteceu aquilo" e faz com que o filme nos marque e nao que, foi totalmente inesperado, final trafico, mas bom, bastante bom, valeu apena". e nao saimos do cinema e esquecemos o filme porque foi igual a tantos outros. Ainda bem que nao tinha nada para fazer e que resolvi arriscar em ver o filme porque realmente gostei muito e fez-me refletir em algumas coisas. Aquelas ultimas palavras do tyler no fim, o final das restantes personagens foram bem escolhidas.
    tenho pena que nem toda a gente partilhe da mesma opiniao, mas é mesmo assim, nao podemos todos achar o mesmo nao é. respeito, mas mais uma vez afirmo que nao concordo e é um filme que vai ficar marcado de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tbem gostei!! Faço suas palavras as minhas.

      Eliminar
  11. É uma excelente filme que mostra boas atuações e muitas histórias. Não é nemde longe o que eu esperava(mais um romancehollywoodiano)mais um filme que mostra diferentes aspectos e as relações em geral. Surpreendente e com um linda mensagem. recomendo a todos

    ResponderEliminar
  12. Amei o filme.
    Apaixonei-me pela personalidade da Ally [protagonista].
    Conseguiu comover e tornou-se o meu filme favorito de sempre.

    ResponderEliminar
  13. o filme é otimo , robert , se destaca na sua perfomace ,um filme que toca as pessoas , discordo totalmento com essa critica , acho absurda , apesar do final , ser muito triste , me tocou bem no fundo , mostrando que o amor pode mesmo mudar nossas vidas , tornou-se meu filme favorito .

    ResponderEliminar
  14. Também discordo completamente dessa critica...o filme é ecxelente, o elenco foi muito bem encaixado e todos atuaram super bem!!!O filme não mostra nenhum insulto à tragédia ocorrida em 2001, muito pelo contrário, nos mostra que devemos dar valor as nossas vidas, perdoar a quem nos ofende e fazer cada momento dela parecer o último, porque realmente nunca saberemos quando isso pode acontecer, coisa que várias daquelas pessoas que estavam naquele triste episódio não tiveram a oportunidade que nós temos hoje.E se algum de nós está assistindo o filme por causa de um ator ou outro é porque o mesmo tem talento e nos surpreende cada vez mais com ele.

    ResponderEliminar
  15. Gostei do filme...Gostei da ironia, divertida dos dialogos...vou comprar o DVD, e assistir algumas vezes...tem partes interresantes. Estou aguardando BEL-AMI, acho que Robert podera se superar ou afundar, espero pra ver.

    ResponderEliminar
  16. não percebo esta critica... quando a li até parecia o pior filme do mundo. Pois peço a quem não viu o filme, para ir ver.. pois depois de o ver vai achar esta critica um absurdo! não ouvi ninguém falar mal deste filme apenas esta critica. Uns podem gostar menos, mas sinceramente a mensagem que deixa é das melhores que já vi no mundo cinematográfico.. e penso que quem fez a critica nao percebeu o filme. Pois ao contrario do que diz essa critica, o filme nao explora uma tragedia real.. mas sim deixa-nos a pensar muito na vida! é como um abrir de olhos..
    E se este filme nao fosse realmente bom, nem haveria tanta a gente a comentar contra esta critica!
    AHH, e para finalizar, estes jovens sao bons actores, neste filme pude ver a qualidade deles!

    ResponderEliminar
  17. Discordo completamente desta critica..

    Este filme abriu-me os olhos como nunca.. o final foi como uma facada no meu coração.. depois de estar tudo resolvido, aconteceu «aquilo» ! Não me lembro de ter chorado tanto em nenhum filme como neste. E concordo com o que 'alguém disse' o que o Tyler diz no fim.. é simplesmente comovente, e este filme tocou-me muito.. UM DOS MEUS FAVORITOS DE CERTEZA. E acho que o Robert Pattinson esteve muito bem no seu papel e tem muito para dar como actor, tal como a Emilie de Ravin! :')

    ResponderEliminar
  18. O filme é bastante bom, vale a pena ver.
    Os actores estiveram mt bem nos seus papeis.
    É comovente, com um fim inesperado, mas nao por isso mau.
    Gostei :)

    ResponderEliminar
  19. Perdi duas horas da minha vida assistindo esse filme. Um filme clichet, com interpretações medianas a baixas, história fraquíssima. O final não me empolgou nem um pouco. Lamentável.
    Até crepúsculo é melhor que isso!

    ResponderEliminar
  20. Fiquei curiosa para ver o Robert Pattinson num outro tipo de filmes que não o de adolescentes mas até agora ainda não me convenceu. Acho que a culpa não é dele, ele faz muito bem o seu papel, mas a história é mesmo fraquinha. Parece que a todo o momento se vai tornar interessante mas isso nunca acontece e o final é literalmente desastroso.

    ResponderEliminar
  21. Dos piores filmes que vi nos últimos tempos! Narrativa péssima, actores ainda piores... Já não gosto da prestação do Robert na saga vampirica, mas ainda lhe dei o beneficio, mas como já esperava, não me surpreendeu, incrivelmente vago e superficial! Não vale o tempo que se perde a vê-lo...

    ResponderEliminar
  22. Acho incrível como criticam os actores por um filme que pode ter uma narrativa má, um final sem originalidade. Podem ter tido um mau desempenho neste filme, mas pode ter sido só neste filme. Os actores têm um trabalho dificil para além de terem de interpertar bem os seus papeis ainda têm de agradar ao publico e isso não é nada facil. Por isso eu não acho que os actores sejam péssimos, superficiais etc, cada pessoa tem a sua opinião e isso vem um pouco dos seus gostos pessoais e não dos actores até porque eles não têm culpa.

    E o Robert Pattison e a Emilie de Ravin podem ser actores que têm um impacto mais forte nos jovens, como no caso de robert na saga twilight, mas são bons actores e têm uma carreira de que se deviam orgulhar e no caso de robert ele é conhecido a nivel mundial, atingiu uma reptução indesejavel para muitos actores mesmo que na saga twilight não mostre todo o seu talento. todos temos direito e ter a sua opinião mas tambem devemos respeitar o trabalho dos outros e dar criticas construtivas para eles próprios poderem aprefeiçoar o seu trabalho!

    E por fim gostei do filme, não foi magnifico mas até foi bom.

    ResponderEliminar
  23. Gostei do filme. Como disseram, não foi o melhor do ano, porém foi um filme agradável de se ver.

    Eu achei o final excelente! Apesar de ter explorado uma tragédia real, expressou muito bem a mensagem que queria passar..

    E se a Ally não o tivesse perdoado a tempo?
    Quantas pessoas presentes na tragédia não perdoaram alguem ou não foram perdoadas?
    Podemos não ter uma segunda chance, então é melhor fazermos alguma coisa, pq ninguem vai fazer por nós.

    Quantas lindas histórias de vida e de amor essa tragédia não separou?

    Apesar de tudo isto, existem muitas coisas por trás do 11 de setembro do que sonham a nossa vã filosofia...

    ResponderEliminar
  24. Um actor só merece os milhões que lhe são pagos, se realmente for bom! Agora, um actor só é bom se cativa o publico, se nem isso consegue fazer, porque ainda assim beneficia-lo com o rotulo de bom? Um mau desempenho num filme obviamente vai classificar o actor como mau! Alguem aqui viu estrelas como leonardo dicaprio ou jhonny deep, ou sean peen a desempenhar mal algum papel? isso sim são estrelas! Não é um actor com olhos verdes, designado como o actor mais sexy de 2010, que o é, só porque é associado a um vampiro que brilha na luz, num papel desempenhado num filme para público jovem, que só gosta dum actor porque a foto dele dá um bom poster para por no quarto! Ainda posso engolir estas palavras, e este Robert se revelar, por isso mesmo vi o remember me, mas até agora, nem como bom actor, nem como homem mais sexy de 2010!

    ResponderEliminar
  25. Não está na lista dos meus filmes favoritos, mas também não é mau. Vê-se bem numa matiné caseira.
    Um filme com uma história simples. Ausência dos pais por motivos profissionais, um jovem rebelde mas que só está sedento por um pouco de atenção, uma criança também sedenta por atenção, um romance que surge inesperadamente entre duas pessoas que perderam um ente querido e que se identificam, e um final trágico... factores que facilmente comovem porque são comuns e que nos levam ao famoso e mais que gasto, mas sempre apreciado "carpe diem".
    Quando à prestação do Robert Pattinson, ainda tem muito para crescer. Se pretendia descolar-se da personagem Edward, na minha opinião não conseguiu. Utilizou as mesmas expressões e o mesmo ar doentio e sofredor...
    Alguém aqui mencionou Leonardo DiCaprio, sem dúvida que também o acho um grande actor e, embora tenha visto ocasionalmente filmes com ele na fase de pré-adolescente, só acompanhei o percurso dele a partir do Romeo+Juliet. Tanto no Romeo+Juliet, como no Titanic, como no The Man In The Iron Mask, não me convenceu. Também começou por ser o menino bonito que fazia milhares de adolescentes chorarem e agora é grande. Como tal, tenho esperança que Robert Pattinson também cresça porque ainda é novo e vai a tempo de aperfeiçoar.

    ResponderEliminar
  26. Acho que o filme é brilhante, vamos pensar quantas vidas e histórias de amor foram interompidas pela tragedia 11 de setembro

    ResponderEliminar
  27. Um filme tocante que nos leva a pensar na vida que levamos... amei o elenco que desenvolveu mt bem seu papel! Eu super-recomendo !!

    ResponderEliminar
  28. Interpretações medíocres do casal.
    Previsível, história boa mas mal aproveitada.

    Ou seja
    Concordo com tudo

    ResponderEliminar
  29. Nao concordo com a crítica.
    Não dava nada para o filme no começo, mas acabei gostando bastante.A historia consegue prender o telespctador desde o começo até o fim, não da vontade de parar de assistir. Tanto Pattison quanto Ravin demonstraram ser ótimos atores, o filme tem tudo para ser perfeito, mas o final desaponta um pouco, a tentativa de surpreender foi longe demais, mas gostei mesmo assim, me emocionei bastante. O filme faz vc parar para refletir.

    ResponderEliminar
  30. Julgo é um filme dramático bastante razoável de se ver. Tem um argumento agradável, porém algumas narrativas pontuais podiam ter mais qualidade. A história não é verdadeiramente inovadora relativamente aos problemas familiares surpreendendo o espectador com um final ainda mais dramático. O elenco acho muito bom, com Brosnan a ter um excelente desempenho, quanto a Pattinson e Emilie de Ravin ainda podem melhorar mas não estiveram mal. A meu ver Pattinson ja teve drama suficiente em twilight e deveria começar a escolher papéis diferentes para ser visto pelos criticos com outros olhos. Nota 3,5

    ResponderEliminar
  31. Concordo plenamente com a crítica...li aqui o que estava escrito no meu pensamento...o filme é mt pobre em tudo, e a atuaçao de Robert Pattison é medíocre. Ele deu sorte em fazer Twilight q é um filme péssimo, bem comercial, q atinge um publico totalmente influenciavel, daí o sucesso. E ai foi chamado pra fazer esse filme pq esta no auge devido ao filme anterior...definitivamente mt comercial.

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito do filme.
    É um bom lembrete para amarmos as pessoas com a maior intensidade que conseguirmos e vivermos cada dia bem vivido.
    Independente dos atores o filme é sim muito bom.
    O final é completamente inesperado, simplesmente surpreendente.
    Este filme é para ser compreendido por poucos, especificamente aquesles que em a sensibilidade à pele.
    ...

    ResponderEliminar
  33. também discordo...
    adoreio filme e acho que os aotres estavam espetaculáres...
    Pattinson tanto em “Twilight" quanto em "remember me" foi muito bom,seu jeito fez o personagem ganhar uma atenção maior...
    gostei do modo como a história desenrola, afinal história romántica não tem sempre final feliz.
    mais isso são apenas modos de olharem uma obra,a quem goste, quem não goste, mais que todos respeitem...

    ResponderEliminar
  34. Nossa nada a ve.
    Eu gostei muito desse filme! Nao vou elogiar a performace do Pattinson nao, pq não óó q perfeita, mas vc nao pode comparar um ator de 50 anos que ja fez inumeros filmes com um de seus poucos 20 anos ... para a experiencia que ele tem, trabalhou muito bem. A historia foi bem elaborada, melhor do que esses filmezinhos previsiveis e muitas vezes chatos de se ver, eque nao questiona absolutamente nada.

    ResponderEliminar
  35. Concordo totalmente com a crítica, o filme tinha tudo para ser mais uma comédia romântica, daí enfiaram goela abaixo, uma tragédia como a de 11 de setembro foi muito apelativo e não se enquadrou com o enredo do filme, pareceu-me sem nexo. Quanto ao desempenho dos atores, até achei que o vampiro descongelou, estava menos caricato, acho que ele se esforçou bastante. E desconhecia a atriz, mas achei que trabalhou bem, quanto aos veteranos como sempre nota 10.

    ResponderEliminar
  36. Também concordo plenamente com a crítica.
    O filme me pareceu pobre e com um final desencontrado. Nenhum dos dramas foi aprofundado, as tragédias aconteciam e não eram tratadas com praticamente nenhuma relevância. Bem estranho, e o pior é que tinha potencial pra ser algo melhor.

    ResponderEliminar
  37. Eu concordo com a crítica. É um bom filmezinho para um sábado à tarde, ou um domingo à tarde mas não passa disso. É o tipo de filme que a maioria das pessoas gostam, se sentem comovidas e se identificam não com as personagens, mas com o amor que é vivido, porque nós somos naturalmente seres apaixonados. Mas se formos a esmiuçar bem a história, já vimos este tipo de filme romântico centenas de vezes, e com guiões bem mais ricos que o que foi apresentado. Os dramas como já disseram, foram tratados com alguma irrelevância, e tristemente o melhor da história é o fim mas por outro lado está completamente desajustado de tudo o que não foi resolvido no filme. Na minha opinião, estou um bocado cansada do ar "sensual" que me parece esforçado que Robert Pattinson faz sempre questão de apresentar que é tão característico da sua interpretação como vampiro na saga "Twilight". Pelo contrário, fiquei surpreendida com a actriz uma vez que não tinha gostado nada da interpretação dela como "Claire" na série Lost. O filme sim tinha muito potencial para ser bom, mas não passou de um esboço muito mal feito apesar de ideias boas se encontrarem lá. Essas ideias foram exploradas da forma mais genérica e vulgar como a maioria dos filmes românticos já conhecidos.

    ResponderEliminar
  38. Discordo da análise, mas cada um tem o seu ponto de vista. Eu amo o filme, é um dos melhores que vi até hoje e tem uma história tocante e isso mexeu comigo... 5*

    ResponderEliminar
  39. Assisti o filme até o fim,e concordo com a crítica o filme tem uma temática pobre e desfalcada...é um filminho água com açúcar,quando espectador achei bacaninha.

    ResponderEliminar
  40. Acho que esses críticos de cinema Br. são muito "Maria vai com as outras". Se um filme como esse merece 2,5 estrelas, então é melhor rebaixar as estrelas de muitos outro filmes "progressistas" que só recebem estrelas altas por ter casal gay

    ResponderEliminar

//]]>