Óscares 2010 - Vencedores

Os vencedores dos Óscares 2010 já são conhecidos. “The Hurt Locker” superou a popularidade e o sucesso comercial de “Avatar” e conseguiu arrecadar os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som e Melhor Montagem. Kathryn Bigelow derrotou James Cameron ao vencer o Óscar de Melhor Realizador, assim sendo, Bigelow fez história porque foi a primeira realizadora a ser condecorada com esta importante distinção. As categorias mais técnicas não pertenceram na totalidade a “Avatar” que apenas recebeu os Óscares de Melhor Fotografia, Melhor Direcção Artística e Melhores Efeitos Especiais, assim sendo, “Avatar” foi indiscutivelmente o grande derrotado da cerimónia porque não conseguiu arrecadar nenhum dos principais galardões. “Up In The Air”, um dos primeiros favoritos à grande vitória final, não arrecadou nenhum galardão e a categoria em que era o principal favorito, Melhor Argumento Adaptado, foi conquistada por “Precious”. Os vencedores das categorias da representação não trouxeram grandes surpresas, Sandra Bullock foi considerada a Melhor Actriz Principal pela sua performance em “The Blind Side” e Jeff Bridges arrecadou o galardão de Melhor Actor Principal por “Crazy Heart”. À semelhança do que aconteceu nas restantes cerimónias da temporada, Christoph Waltz foi considerado o Melhor Actor Secundário pela sua prestação em “Inglourious Basterds” e Mo’Nique arrecadou o Óscar de Melhor Actriz Secundária. “El Secreto De Sus Ojos” de Juan José Campanella da Argentina superou a concorrência de “Un Prophète” (França), “Das Weisse Band” e “The Milk of Sorrow” (Peru) e conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrageiro “Up” confirmou as expectativas e ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação e de Melhor Banda Sonora. A poderosa mensagem de “The Cove” valeu a esta produção o Óscar de Melhor Documentário. “The New Tenants” ganhou merecidamente o Óscar de Melhor Curta-Metragem. “Logorama” foi considerada a Melhor Curta-Metragem de Animação e a única surpresa das curtas-metragens veio com a vitória de “Music By Prudence” na categoria de Melhor Curta-Metragem – Documentário.

Melhor Filme
The Hurt Locker

Melhor Realizador
Kathryn Bigelow por “The Hurt Locker”

Melhor Actor Principal
Jeff Bridges por “Crazy Heart”

Melhor Actriz Principal
Sandra Bullock por “The Blind Side”

Melhor Actor Secundário
Christoph Waltz por “Inglourious Basterds”

Melhor Actriz Secundária
Mo’Nique por “Precious”

Melhor Argumento Original
The Hurt Locker

Melhor Argumento Adaptado
Precious

Melhor Filme Estrangeiro
El Secreto De Sus Ojos (Argentina)

Melhor Filme de Animação
Up

Melhor Documentário
The Cove

Melhor Fotografia
Avatar

Melhor Banda Sonora
Up

Melhor Canção Original
The Weary Kind (Crazy Heart)

Melhor Direcção Artística
Avatar

Melhor Montagem
The Hurt Locker

Melhor Caracterização
Star Trek

Melhores Guarda-Roupa
The Young Victoria

Melhores Efeitos Especiais
Avatar

Melhor Edição de Som
The Hurt Locker

Melhor Mistura de Som
The Hurt Locker

Melhor Curta-Metragem
The New Tenants

Melhor Curta-Metragem – Documentário
Music By Prudence

Melhor Curta-Metragem – Animação
Logorama

Enviar um comentário

21 Comentários

  1. Cerimonia muito previsivel e covarde!

    http://cinemaemdvd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Vendidos, é o que tenho a dizer

    ResponderEliminar
  3. como é que o Avatar não ganhou o melhor filme?? omg

    ResponderEliminar
  4. Desiludida com o melhor filme. Sem dúvida q devia ter sido o Avatar. O The hurt locker nem deve ter sido visto por metade das pessoas que viram o avatar.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Avatar nunca ganharia um Orcar e nem tem o que é necessário para isso...
    Avatar é um filme feito só para os efeitos e ficar na história como o inicio da revolução cinematográfica...

    Muito Bem escolhido o melhor filme embora A Serious Man tmb podia ter ganho.

    ResponderEliminar
  6. Avatar é um filme demasiado sobrevalorizado!!! Não trás nada de novo, naturalmente que impressiona pelos efeitos especiais e técnicas computorizadas de edição de filme (e por isso ganhou as categorias técnicas para o qual estava nomeado).
    Um bom filme não se mede pelo número de espectadores que o viram, nem pelo dinheiro que custou ou gerou!
    Hurt Locker é um bom filme, com alguns pormenores de realização brilhantes, mas quanto a mim, não é tão electrizante e fascinante como Inglourious Basterds, que foi o filme do ano! Daqueles que quando saimos da sala dizemos: "wow!! Tenho de vir ver novamente!".

    Ricardo Lopes.

    ResponderEliminar
  7. Avatar, nao sei se merecia ganhar, fui ver a pedido dos meus filhos, impressionante a fotografia do filme uma mensagem boa, mas!!!!
    Hurt Locker, nao vi, mas fiquei com vontade de ver.
    Os bons filmes realmente nao se medem pelo numero de espectadores.

    Cristina Pimenta

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente com o prémio arrecadado por Precious filme impressionante a todos os níveis outro galardão seria justo. inteiramente merecido o óscar para os sacanas sem lei raramente se vê no cinema interpretação tão brilhante. Avatar é uma grande produção cara e com muitos efeitos especiais sem dúvida que será vista por muito público e vai dar muito lucro, nada mais. Isilda Paulo 8-3-2010

    ResponderEliminar
  9. Os srs. americanos da zona sul da america do norte, têm q se auto promover quanto às suas descabidas intervenções bélicas internacionais, a todo o custo, sendo que este filme vencedor é mais uma das formas de o fazer. De resto, quem é que ainda tem pachorra para ver filmes de guerra com americanolas, sejam do iraque ou Vietnam?? Ganhem juízo. Meu rico Avatar, que só pode ser comparado na história com um ET... ASS. ISRA

    ResponderEliminar
  10. Na verdade o Avatar faz-me lembrar uma especie de Dança Com Os Lobos versão animada. Para mim o premio de melhor filme teria sido bem entregue a Inglourious Basterds.

    ResponderEliminar
  11. Foi um ano fraquinho em filmes de qualidade. Avatar mto bom em efeitos especiais, especialmente na versão 3D. The Hurt Locker ganhou para que fique um filme relacionado com a guerra no Iraque na história dos Oscares. Mas não me parece filme para 6 estatuetas. inglorious Basterds merecia mais e Precious valeu pelas actuações das 2 actrizes. Como melhor actriz, para mim o desempenho de Meryl Streep foi melhor, mas...

    ResponderEliminar
  12. Devia ter ganhado o avatar. ke porra tambem eu adorei o avatar mas nao gostei do The Hurt Locker

    ResponderEliminar
  13. Avatar foi um filme muito popularizado. eu vi o filme em 3De realmente esta muito bem realizado mas e uma historia um pouca ja cansada. a meio do filmo ja sabio mais ou menos o se fim mas nao foi por isso que nao deixei de gostar mas acho que foi bem emtregue o premio ao estados de guerra (the hurt locker).

    ResponderEliminar
  14. Acho que o filme "Avatar" merecia ter ganho. O filme que ganhou nao tem comparaçao possível!!!
    Em relação aos actores que ganharam, acho que os prémios foram entregues de uma forma razoável, apesar de achar que deviam ter entregue um ao casal Brad Pitt e Angelina Jolie, que, para mim, são os melhores actores de Hollyood!
    Tambem acho que deviam entregar prémios aos melhores actores jovens, da nova geração, pois é um pouco injusto eles não serem reconhecidos pelo seu trabalho!!!


    Assinado: Uma grande fã do cinema e dos Óscares (aqueles que forem entregues de forma justa!!!)

    ResponderEliminar
  15. Felicito a academia por não dar o óscar de melhor filme só porque é um blockbuster (Avatar), sim porque em termos de história o filme é um cliché, mas em termos de efeitos, banda sonora e fotografia é muito bom (mereceu o oscar de melhor fotografia,)portanto até aí concordamos, embora ache que Inglourious Basters era o verdadeiro vencedor. Quanto ao realizador mais uma vez a minha escolha recai sobre Tarantino. (Eu fui ver o Inglorious Basterds a pensar que numa iria superar Pulp Fiction ou Kill Bill e mais uma vez QT trocou-me as voltas.) Excelente trabalho.

    Quanto aos óscars dos actores penso que o oscar de melhor actor num papel principal deveria ter ido para Colin Firth e o oscar de melhor actor secundário foi muito bem intregue ao Chritoph Waltz, não há palavras para descrever o seu Capitão Hans Lana a não ser: frio, subtil, brilhante!

    ResponderEliminar
  16. Também penso que o Inglorious Basterds deveria ter sido considerado o melhor filme do ano, incluindo o melhor realizador. Excelente interpretação do Christoph Waltz. Fiquei bastante contente por ver finalmente o Jeff Bridges ser reconhecido.

    ResponderEliminar
  17. eu concordo genericamente com aquilo que foi dito!
    Avatar vem mostrar como se pode transformar uma historia pobre num filme refrescante graças á evoluçao tecnologica.
    quanto a mim a melhor actriz principal é o unico caso polemico! também eva angelina ou mesmo brigitta bulgary poderiam justamente ter ganho o galardão! por fim só queria salientar que eva black prematuramente retirada deveria reçeber no minimo uma menção honrosa na gala!

    ResponderEliminar
  18. "sacanas sem lei", foi sem sombra de duvida o filme do ano... mas temos de ver que o "Hurt locker" tem haver com um tema mais importante e preocupante, mas sem duvida não deveria ter ganho 6 estatuetas.
    Eu tinha votado na obra prima de Quentin Tarantino,para oscar de melhor filme, porque embora possa ser um filme vintage tem de tudo desde um elenco de luxo que não deixa o expectador ficar mal, deixou a extrema violencia de "Cães Danados" por uma violencia mais contida e por uma inteligencia expantosa no argumento mas temos claro de louvar o vencedor e não esquecer que para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  19. Não concordo com muitos daqui. Dizer que a história do Avatar é cansada e repetitiva, é um tanto estranho. Quer dizer, convenhamos, agora que os produtores dos Óscares decidiram armar-se em espertos e abalar a história dos Óscares, dando prémios a esse rídiculo filme que nem passou nos cinemas em mais de 7 países, toda a gente está de acordo. Mas antes, toda a gente pensava e tinha razão: Avatar é um sucesso, ganhará com certeza! E sim, saímos do cinema a dizer "Tenho de ver novamente!". Eu fui ver 3 vezes ao cinema, por exemplo. Enfim, não digam que não foi rídiculo e totalmente falso e feito isso de dar os prémios a esse filme que mais de metade do mundo nem conhecia, nomeadamente Portugal, que nem teve esse filme nos cinemas, tão bom pelos vistos, até ganhar 6 Óscares...

    ResponderEliminar
  20. Por mim, o avatar tinha ganho o Razzie Award, para PIOR FILME JÁ FEITO. O filme é extremamente prevísivel, aborrecido, e é só para dizer, adormeci em pleno cinema. foi a maior desilusão da minha vida. ODIEI.

    ResponderEliminar
  21. Nunca ouvi falar do filme THE HURT LOCKER ate agora. Fui ver o trailer e estou super admirado. Um filme da treta uma historia sobre bombas por favor poupem me. Avatar sim foi um filme excellente. Historia previsivel o tanas. Da proxima vez quero ir ao cinema convosco e voces iam me dizendo o que se passava mais adiante, boa? Sacanas sem lei tmb e um bom filme, mas com tema muito batido e saturado. enfim isto tambem depende dos gostos de cada um. Quanto ao resto fui tudo mais ou menos bem entregue.

    ResponderEliminar

//]]>