Crítica - A Criança (2005)

Ou seria Os Incompreendidos?
L’Enfant (Bélgica/França, 2005)
Realizado por Luc e Jean-Pierre Dardenne
Argumento de Luc e Jean-Pierre Dardenne
Com Jérémie Renier, Déborah François, Jérémie Segard, Fabrizio Rongione, Olivier Gourmet, Stéphane Bissot

Eis um filme repleto de intensidade, arte realista de grande primor. A Criança é um excepcional trabalho independente, verdadeiro como poucos. Dirigido e roteirizado pela dupla de irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, trata-se de um singelo retrato naturalista que foca no cotidiano de um casal de jovens namorados que enfrenta problemas financeiros numa pequena cidade da Bélgica. Bruno (Jérémie Renier) e Sonia (Déborah François): dois imaturos, delinqüentes e típicos rebeldes que sobrevivem em meio aos pequenos furtos que cometem. Totalmente imersos na perspectiva do mundo particular, vivem fora das convenções - não têm emprego, nem mesmo perspectiva de um futuro qualquer. Quando nasce o filho do casal, eis que o roteiro, muito bem conceituado, ganha vigor: Como fazer para sustentar essa criança? Como lidar com tamanhas responsabilidades? É assim que este filme se determina, aborda um nítido exemplo de juventude contemporânea. Bruno e Sonia, ainda que apaixonados, não compreendem a responsabilidade de ter um filho. Ambos enxergam com grande oposição o significado da chegada desta criança - e é então que a problemática se evidencia: Bruno encontra no bebê uma forma de aplicar mais golpes, usando-o para obter lucros. Seria, de fato, a única forma de lidar contra a sobrevivência? Quão absurdo pode ser este ser humano? O filme retrata com calor humano a trajetória íntima desses dois casais que, obviamente, são sinônimos de uma juventude à beira do caos da irregularidade comportamental, diante de problemas e abalos emocionais.


O cuidado minimalista na direção dos irmãos Dardenne acentua-se em cada cena prolongada, sem qualquer uso de trilha sonora - cerca os dois personagens, intimamente, sem perder nenhum gesto ou mesmo diálogo verbalizado. Tangível, tão realista, consegue ter um grande efeito por colocar o psicológico com tanta evidência. A impressão é que nada ali foi prefigurado, mas sim um casal real tendo sua vida esmiuçada por uma objetiva irrefreável. Há um tom documental com o misto da ficção dramática e da poesia imagética - há sequências que as câmeras percorrem os atores em planos sem corte, demonstrando a habilidade da direção em destacar os movimentos corporais e da esfera interpretativa precisa. O tom de verossimelhança se concebe.

Típico estilo do tradicionalismo do cinema francês, pós "Nouvelle Vague", percebe-se um tom natural escancarado: a câmera frenética foca os personagens nas ruas, persegue-os, espia e exibe seus contornos existenciais (a concepção do Dogma 95 se expressa?). Em sua forma, conteúdo e premissa: um filme sensível, mas cruel. A emoção surge dos momentos silenciosos do casal, no envolvimento e na percepção de um para o outro - a sociedade os ignora? Jérémie Renie exerce um desempenho soberbo como Bruno, o tom desolador da película é determinado por sua composição dedicada. E há bastante química dele com Déborah François. Aliada às belas imagens, os diretores Dardenne buscam uma história humana, com personagens limítrofes lutando para manter – ou recuperar – algo que perderam, geralmente um valor moral, embora metaforicamente esse seja representado por algo material. Se numa primeira leitura, a palavra “criança” se refere ao recém nascido que muda a ordem pré-estabelecida da vida de Bruno, o termo também se aplica à condição do casal. Os dois, na verdade, são duas crianças quase tão despreparadas para o mundo quanto o recém-nascido.


É um sensível filme providenciado com afinco pelas lentes dos Dardenne. Toca a condição humana. São dois perdidos na histeria do mundo moderno com luzes, tráfegos e rodeados por transeuntes. Há dor neste casal que aparenta infelicidade. Em Bruno, há um homem que se recusou a crescer: eterno adolescente amplificado no qual se condicionou a sobreviver sem querer integrar-se socialmente e membro produtivo da sociedade. Mas, todo ser humano há de crescer. O filme se abstém de julgamentos, em momento algum recrimina-se o casal - pelo contrário, há um olhar condescendente em torno deles. Todo ser humano erra, tem imperfeições - a reflexão vem dos atos de arrependimento. Eis um drama sensato, comovente e vital que retrata as mazelas sociais dos marginalizados e esquecidos pela sociedade – da juventude errante, perda da inocência e amor consistente.

Enviar um comentário

5 Comentários

  1. Não sei quem foi o do poster mas já deu p'ra perceber que não se trata do mesmo filme ao que a crítica se refere (obra-prima dos Dardenne diga-se de passagem).

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito dos filmes que ganharam a Palma de Ouro. Esse foi um dos melhores da ultima decada.

    ResponderEliminar
  3. Levamos nossos alunos (adolescentes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de escola pública estadual) pra assistir no cinema do SESC da cidade e foi muito interessante acompanhar o impacto que o filme provoca entre os jovens... O filme é bastante produtivo, pois possibilita discutir temas de um jeito ímpar com os estudantes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela Iniciativa de levar alunos até á sétima arte de qualidade ;)

      Eliminar

//]]>