Crítica - Piranha 3D (2010)

Realizado por Alexandre Aja
Com Richard Dreyfuss, Elisabeth Shue, Christopher Lloyd

O clássico “Piranha” (1978) de Joe Dante apresentou ao público mundial as temíveis piranhas carnívoras, um animal infernal que regressa às nossas salas de cinema com este “Piranha 3D”, um satisfatório remake tridimensional desse aterrador clássico cinematográfico. “Piranha 3D” é tão superficial e tão simplista como os seus antecessores mas também é igualmente sangrento e violento, características que são acentuadas pela sua imperfeita vertente tridimensional que é suficientemente estrondosa para rentabilizar as inúmeras sequências de carnificina humana que pautam esta obra. A sua história tem como cenário Lake Victoria, uma cidade que anualmente é visitada por milhares de veraneantes que vêm à procura de um ambiente festivo, no entanto, este ano são surpreendidos por um ambiente terrorífico que é provocado por um violento cardume de piranhas pré-históricas que foram libertadas por um pequeno terramoto que abalou a cidade.

Este “Piranha 3D” está cheio de referências a “Piranha” (1978) e a “Jaws” (1975), no entanto, esta obra é muito mais superficial e medíocre que esses clássicos. A sua história é exageradamente simplista e apenas fornece ao espectador as informações essenciais para que este compreenda a origem das piranhas pré-históricas e se aproxime de algumas personagens que são alvo de uma construção fortemente estereotipada. O filme também é composto por uma explícita vertente sexual, que é constituída por várias cenas de nudismo e pela óbvia tensão sexual que afecta várias personagens. “Piranha 3D” não é muito rico em pormenores narrativos, mas é composto por inúmeras sequências sangrentas e violentas que Justificar completamentenos mostram explicitamente as mortes de várias personagens secundárias e de vários figurinos, sequências essas que não estão muito bem construídas e que não são convenientemente rentabilizadas pela tecnologia tridimensional, mas que nos oferecem exactamente aquilo que nós queremos de um filme como este, ou seja, uma enorme e variada chacina. O trabalho do seu elenco é bastante fraco e nenhum actor se destaca verdadeiramente dos restantes, mas outra coisa não seria de esperar de um elenco que é maioritariamente constituído por adolescentes sem experiência e atrizes pornográficas. É de referir que o veterano Richard Dreyfuss (Jaws) tem um cameo, que infelizmente é apenas significativo de um ponto de vista cultural. “Piranha 3D” é um filme medíocre que, mesmo assim, deve ser visto por aquelas pessoas que realmente queiram ver um verdadeiro festival de violência.

Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

9 Comentários

  1. para um "filme mediocre" nota 3 é muito bom... não percebi

    ResponderEliminar
  2. É uma nota que depende da prespectiva. A nível global é mediocre mas dentro do género é razoável. É por isso que saliento o "só deve ser visto".

    ResponderEliminar
  3. Não acho, foi um filme mesmo muito mau. Comparando com o original, não tem comparação. Isto foi mais um festival de nudez.

    ResponderEliminar
  4. Para este filme só tenho três palavras: Mau, muito mau...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que com o título "Piranha 3D" não se podia pedir muito ou esperar muito. Só foi ao engano quem quis.

    ResponderEliminar
  6. Aff, se querem ver críticas de quem entende de terror vão ao Boca do Inferno,O Piranha original não era grande coisa, esse atual é um presente para nós nessa época q crepúculo é considerados terror;!

    ResponderEliminar
  7. O 3D está a tornar-se banal, e este filme é lixeira cinematográfica

    ResponderEliminar
  8. valente bosta mesmo, efeitos especiais parece de filmes com quase 300 anos

    ResponderEliminar
  9. que nada gostei do filme só pelas gostosas já vale o ingresso, começando pela xerife que é uma gata.

    ResponderEliminar

//]]>