Espaço Memória – One From The Heart (1982)


Realizado por Francis Ford Coppola
Com Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassya Kinsky

O outro lado de Apocalypse Now foi para Coppola One From The Heart. Apesar de ter sido um flop comercial aquando da sua estreia, levando o realizador à falência, este sempre acreditou na sua obra e na possibilidade de ela vir a ser apreciada com o tempo.
Para o filmar, Coppola inspirou-se nos musicais dos anos 30, 40 e 50 e criou uma obra com uma banda sonora fabulosa, não fosse ela da autoria de Tom Waits, que gera um fio narrativo paralelo ao da acção. A história em si é pouco original, uma casal que vive junto há cinco anos descobre que tem pouco em comum e decide separar-se e encontrar outras pessoas, mas essa viagem dentro de si mesmos apenas os trará de volta à essência dos seus sentimentos. Toda a acção se passa em Las Vegas e o néon é o pano de fundo de toda a cena. A dança das personagens, a interacção, o jogo fabuloso das luzes sempre acesas da cidade, as cores psicadélicas e o sensual guarda-roupa das personagens femininas aproximam este musical da linguagem teatral, aproximação que Coppola viria a fazer de novo muito recentemente em Tetro.


As incompatibilidades com as distribuidoras, a extrema estilização da obra, a estética indiscutivelmente anos oitenta determinaram o fracasso do filme em 1982 e transformam-no hoje numa obra datada. Não nos esqueçamos porém que foi neste filme que Francis Ford Coppola se empenhou totalmente como contraponto ao peso imenso de Apocalypse Now e só por isso merece ser visto tal como pela banda sonora que foi mesmo nomeada para o Óscar.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir este "fracasso" de Coppola.

    Abraço

    ResponderEliminar

//]]>