Espaço Memória – The Sound of Music (1965)

Realizado por Robert Wise
Com Julia Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker, Richard Haydn

Por mais que nos canse assistir Natal após Natal à exibição de The Sound of Music é incontestável que algo este filme tem para ter conseguido sobreviver ao tempo, marcando a infância de gerações e gerações. O argumento, que parte da história verídica dos cantores austríacos Von Trapp, depois adaptada a um musical da Broadway, conta a história de uma noviça, Maria (Julia Andrews), que pela sua rebeldia é enviada para casa do Capitão Georg Von Trapp como preceptora dos seus sete filhos órfãos de mãe e educados até aí com uma disciplina rigorosa. A espontaneidade de Maria cedo conquista as crianças, operando uma grande transformação naquela casa e seduzindo também o capitão até ao dia em que as suas vidas sofrem novo rumo com a invasão da Áustria pelos nazis.


As melodias de Richard Rodgers e Irwin Kostal estão, ainda hoje, no ouvido de toda a gente, bem como as paisagens austríacas do filme, a perfeita articulação entre a música e a narrativa e o crescendo dramático da história. Ainda que naïf o argumento remete-nos para um momento grave da historia da humanidade e assenta em factos verídicos ainda que muito singulares. O sentimentalismo piegas não consegue sempre sobrepor-se à consistência das personagens e às notáveis interpretações dos protagonistas, incluindo as inesquecíveis e muito engraçadas crianças. Por estes motivos, ainda hoje o filme é exibido regularmente nas televisões do mundo inteiro e foi nomeado aos Óscares de Melhor Actriz Principal (Julie Andrews), Melhor Actriz Secundária (Peggy Wood), Melhor Direcção Artística (Boris Leven, Walter M. Scott, Ruby R. Levitt, Melhor Fotografia (Ted D. McCord) e Melhor Guarda-Roupa (Dorothy Jeakins), tendo vencido os Óscares de Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Direção e Melhor Banda Sonora. 

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. O filme não ganhou nenhum dos prémios que foi referido na crítica, mas sim foi nomeado para esses.
    Os Oscares que este filme ganhou foi para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Som, Melhor Edição de Filme e Melhor "Tratamento" da Banda Sonora. ;)

    ResponderEliminar

//]]>