Top 10 - Melhores Filmes de 2010

O ano terminou e chegou a altura de escolher aqueles que foram, na minha opinião, os Melhores Filmes de 2010. Relembro que esta lista versa apenas sobres os filmes que estrearam nas salas de cinema portuguesas entre Janeiro e Dezembro de 2010.
1º - The Social Network

O filme sobre Mark Zuckerberg e o seu Facebook é claramente um dos melhores filmes dos últimos anos. “The Social Network” é composto por um argumento brilhante que nos prende do início ao fim e que é protagonizado por um elenco talentoso. Após o fantástico “The Curious Case of Benjamin Button”, David Fincher volta a nos oferecer um filme excelente e um claro candidato ao Óscar de Melhor Filme.

2º - Inception
O realizador de obras como “Memento” e “The Dark Knight”, Christopher Nolan, voltou a nos oferecer um filme tecnicamente e narrativamente irrepreensível com este “Inception”, uma obra de ficção científica que surpreendeu o público com a sua cativante história e com o seu fantástico visual.


3º - Shutter Island


É verdade que “Shutter Island” não é um filme perfeito mas também é verdade que nenhum outro filme levantou um debate tão intenso sobre o seu final como este fantástico thriller de Martin Scorsese.

4º - Toy Story 3


O capítulo final de “Toy Story” acaba por se assumir como o melhor filme desta fantástica trilogia animada que catapultou a Pixar para o estrelato. “Toy Story 3” tem todos os elementos que um filme animado deve ter e oferece a “Toy Story” um final melancólico mas perfeitamente adequado.


5º - The Kids Are All Right

A talentosa Lisa Cholodenko criou um maravilhoso retrato sobre a família moderna, um retrato que é brilhantemente interpretado por um elenco de luxo e que se destaca claramente dos restantes retratos familiares de Hollywood.


6º - Das Weisse Band


O vencedor do Festival de Cannes de 2009 foi um dos melhore filmes europeus a estrear nos nossos cinemas. “Das Weisse Band” é um verdadeiro desafio à intelectualidade e à subjectividade dos espectadores, um excelente filme de Michael Haneke que nos volta a oferecer uma obra tecnicamente e narrativamente irrepreensível.

7º - A Single Man


A história de “A Single Man” pode parecer excessivamente melodramática mas a verdade é que estamos perante um drama sublime sobre a solidão e a depressão que infelizmente não foi reconhecido pela Academia.


8º - Up In The Air


A classe e a intelectualidade de “Up In The Air” são indiscutíveis, no entanto, esta obra da autoria de Jason Reitman é um bocado enfadonha, um pequeno defeito que é amplamente compensado pelo seu carismático elenco e pelo seu realista enredo.


9º - Kick-Ass


O revitalizante “Kick-Ass” é um excelente filme que nos mostra que qualquer um pode ser um herói. A sua história cativou a crítica e mostrou ao público que qualquer um pode ser um super-herói.


10º - The Town

Após o satisfatório “Gone Baby Gone” (2007), Ben Affleck superou todas as expectativas com este “The Town”, um estrondoso thriller criminal que se assume como uma das melhores surpresas deste ano.

Enviar um comentário

6 Comentários

  1. Prefiro o Inception ao Social Network. Kids Are All Right nao e nada de espacial e Shutter Island podia ser melhor. E o que eu acho. O resto dos nomes é justo. Para além disso faltam dois grandes filmes que sao O Segredo dos seus olhos e o escritor fantasma.

    ResponderEliminar
  2. Uma lista interessante, mas como no comentário anterior, eu também preferi o Inception ao Network..., De resto tudo normal, mas colocaria o Toy Story e o Kick Ass mais acima no top 3..

    ResponderEliminar
  3. Penso que é uma lista muito bem elaborada. Apesar de não ter visto 3 destes filmes (The Kids Are All Right, Das Weisse Band e A Single Man), parece-me que estão, de facto, aqui muitos dos melhores filmes de 2010. Talvez não concorde é com algumas das posições escolhidas, mas isso depende dos gostos de cada um. Destaque apenas para Toy Story 3 e Kick-Ass, que vêm comprovar que nem todos os filmes têm de ser dramalhões para integrarem uma lista de melhores filmes do ano. A originalidade e a criatividade artística também contam muito.

    ResponderEliminar
  4. No geral concordo com esta lista, destes filmes só não vi o toy story, não porque não veja filmes da animação, mas porque algum acaso no tempo me fez perder até hoje kk 1 dos filmes da saga..

    mas o que pretendia dizer mesmo é que acho um pouco estranho que se possa apelidar o "up in the air" de enfadonho sem criticar "o lenço branco".. metade da sala na sessão em que fui saiu porta fora de tal sono o filme estava a dar.. é verdade que o facto de ser um filme alemão (do qual a lingua não é conhecida da grande maioria) e ser em preto e branco com fundos de neve sem legendas em amarelo, facto que fazia os assistentes perderem aos minutos seguidos de conversa..

    ResponderEliminar
  5. Onde está o espectacular "O Segredo dos seus olhos"?????

    ResponderEliminar
  6. Prefiro 100 vezes mais o Inception no 1ºlugar do que a rede social mas depende dos gostos (Nota:Não importaria que A rede social estivesse em 2ºlugar)

    Mas no geral concordo, só não acho que o Shutter Island seja um filme fantástico para estar no 3ºlugar mas para além de eu achar um filme muito bom.

    The Kids Are All Right foi um desprezo no cinema mas críticas adoraram e eu fui ver e também gostei imenso.

    De resto tudo bem feito com Toy Story 3 e Kick-ass a serem filmes que eu também gostei muito.

    ResponderEliminar

//]]>