Espaço Memória – Mulholland Dr. (2001)

Realizado por David Lynch
Com Naomi Watts, Laura Harring, Dan Hedaya

Se filme há que assinale uma viragem decisiva nos caminhos da narrativa contemporânea esse filme é Mulholland Dr. Concebido inicialmente para uma série da ABC, foi transformado por Lynch num filme completo ao ser recusado o episódio-piloto pela estação televisiva. Envolvendo um estranho acidente na Mulholland Dr. em Hollywood, ao qual apenas uma estonteante morena escapa com vida (Laura Harring), a obra apresenta-nos o estranho clube Silencio, o tenebroso mundo de uma aspirante a estrela (Naomi Watts), relações lésbicas, amores não correspondidos, chantagem, num emaranhado difícil de entender mas que contém em si algumas das chaves para a sua decifração.


É no fundo o apogeu do universo do realizador, onde vários níveis de realidade se cruzam e constroem ou desconstroem sentidos. Para esta harmonia contribuem as bem concebidas personagens, evocando elas próprias o universo do cinema, como Rita, cujo nome é copiado do de Rita Hayworth, e que é ela própria uma digna figura de film noir, ou o cowboy, bem como a enigmática banda sonora de Angelo Badalamenti ou os sets anos 50. Mas Lynch não se fica pela perfeição estética. O realizador espeta uma incisiva farpa nos bastidores do meio cinematográfico, com os seus jogos de poder, as intrigas, as cunhas, as pressões, os ambientes carregados, a ambição desmedida, fá-lo contudo sob um véu de irrealidade que baralha o espectador menos precavido e fascina os admiradores do seu trabalho.
Filme incontornável para quem acompanha o trabalho de David Lynch e a sua influência no cinema seu contemporâneo, Mulholland Dr. garantiu ao realizador a nomeação para o Óscar bem como a Palma de Ouro em Cannes em 2001, tendo Lynch acabado por receber nesse mesmo festival o prémio de Melhor Realizador.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Vi o filme e não percebi nada XD

    ResponderEliminar
  2. Normal! :D
    Cada qual tira a sua definição recorrendo a pequenos pormenores oferecidos pelo Senhor David Lynch! Mas é muito difícil todos estarem de acordo em relação à história, não vale a pena chegar a um consenso. É David Lynch.
    Como este e na minha opinião, ainda melhor, temos o Inland Empire!

    ResponderEliminar

//]]>