Crítica - Urban Explorer (2011)

Realizado por Andy Fetscher
Com Nathalie Kelley, Nick Eversman, Klaus Stiglmeier

Vencedor do Prémio de Melhor Filme do ScreamFest 2011, “Urban Explorer”, de Andy Fetscher, integra a Secção Serviço de Quarto do MOTELx 2012 mas, entre os filmes selecionados para serem exibidos nesta sexta edição do festival lisboeta, esta obra norte-americana acaba por se destacar como uma das mais fracas e banais. Para além de ter um elenco fraco e um nível técnico bastante mediano, “Urban Explorer” deixa-nos muito desiludidos com a clara falta de ritmo, tensão e temor da sua mediana e raramente violenta história, que se centra num grupo de quatro aventurosos turistas que decidem explorar os misteriosos e sombrios tuneis subterrâneos de Berlim (Alemanha), onde esperam encontrar vestígios deixados pelos Nazis durante a 2ª Guerra Mundial. O grupo contrata um jovem guia local para os ajudar nesta aventura mas, quando esse guia sofre um grave acidente que o deixa incapacitado, os quatro turistas são obrigados a separarem-se e a procurar ajuda mas, antes que esta chegue, um estranho ex-guarda fronteiriço do leste alemão vem em auxílio do guia ferido e de dois dos turistas, mas os objetivos desta esquiva figura não são nada nobres e os seus planos para os três jovens que resgatou são bastante macabros. É impossível negar que a sua premissa é intrigante, mas a boa ideia de base do seu enredo foi mal executada e transformada num filme de terror bastante limitado, lento, entediante e calculável que, acima de tudo, se destaca pela negativa pela ausência de sequências surpreendestes e que nos consigam entusiasmar ou aterrorizar. Infelizmente, “Urban Explorer” não passa de um bom conceito que foi arruinado pela falta de ambição e criatividade da dupla Andy Fetscher/ Martin Thau (Guionista), que simplesmente não tiveram o arcaboiço necessário para levar a bom porto esta produção. 

 Classificação - 1,5 Estrela em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. nao concordo com a critica;achei esse filme bom do começo ao fim,realmente tem mtos cliches do genero,mas tbem tem mtas surpresas e reviravoltas.nao achei lento ,pelo contrario e aquele tipo de filme que prende sua atençao do começo ao fim.

    ResponderEliminar
  2. Também não concordo, e fico pensando: como alguém pode falar mau desse filme, e dá nota 1,5 de 5? O filme pode ter alguns clichês, mas para esse tipo de gênero os clichês são inevitáveis, e vão ser cada vez mais, pela saturação, o que não atrapalha em NADA quem, como eu, é "eclético" e aprecia Terror/Suspense e cinema em geral. Dá pra ver que essa crítica, e pelo visto as outras deste site, é "puro gosto pessoal", o que não vale de nada.

    ResponderEliminar

//]]>