Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2013 - 2ª Parte

Os Óscares 2013 já se avizinham no horizonte. Os vários pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro já começaram a ser anunciados pelos comités dos vários países participantes, a época dos grandes festivais de cinema está quase a acabar e a época dos prémios cinematográficos está a poucas semanas de começar. Já existem por estes dias vários filmes que são tidos pela crítica como sérios candidatos às nomeações a este prémios, mas ainda não há certezas de nada e é precisamente por isso que vos apresentamos esta lista, que contém todos os filmes que têm fortes hipóteses de fazerem parte da lista final de Nomeados aos Òscares que vai ser anunciada pela Academia a 10 de Janeiro de 2013.

The Master de Paul Thomas Anderson

A crítica mundial está, uma vez mais, rendida a um filme de Paul Thomas Anderson. Este conhecido realizador norte-americano esteve muito perto de vencer o Óscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador com o mundialmente aclamado “There Will Be Blood” (2007), mas nem este soberbo filme conseguiu reunir um consenso crítico tão coeso e favorável como este “The Master”, uma intensa obra dramática que se destacou como um dos melhores filmes do Festival de Veneza 2012 e que é tido pela imprensa mundial como o grande favorito a vencer os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Principal e Melhor Argumento Original. Em suma, “The Master” é nitidamente um filme a ter em conta, não só pelo seu magnifico argumento ou pelo fantástico trabalho do seu realizador, mas também pelas magníficas performances dos seus dois atores principais e pela delicadeza da sua banda-sonora e fotografia. 

Sinopse - Estados Unidos da América, Pós-Segunda Guerra Mundial. Um individuo carismático (Philip Seymour Hoffman) cria uma seita baseada em convicções religiosas e escolhe um jovem vagabundo (Joaquin Phoenix) para ser o seu braço direito. À medida que a seita vai ficando mais extremista, o jovem vagabundo começa a questionar o seu mentor e os fundamentos da sua nova crença.

Lincoln de Steven Spielberg 

As cinebiografias de conhecidas figuras históricas costumam estar entre os grandes candidatos a estas prestigiantes estatuetas douradas, como comprovam as nomeações dos relativamente recentes “The Aviator” (2004), “Beautifull Mind” (2001) ou “Elizabeth” (1998) ao Óscar de Melhor Filme. Uma cinebiografia do famoso 16º Presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, realizada pelo mestre Steven Spielberg só pode por isso ser encarada como um dos grandes filmes do ano com um lugar praticamente garantido na lista final de nomeados ao Óscar de Melhor Filme. A previsível performance de luxo do multipremiado Daniel Day-Lewis como Abraham Lincon, também lhe pode valer uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal e , quem sabe, a sua terceira vitória nesta competitiva categoria. 

Sinopse - Um filme sobre a vida e carreira de Abraham Lincoln (Daniel-Day Lewis), o 16º Presidente dos Estados Unidos da América e um dos homens mais influentes da história norte-americana.

To the Wonder de Terrence Malick 

O belo e idealista “The Tree of Life” foi um dos filmes mais badalados e nomeados da 84ª Edição dos Óscares. O sucesso deste filme coloca, como é óbvio, uma elevada dose de pressão e expetativas sobre “To The Wonder”, que pelos vistos não se aproxima minimamente da qualidade visual e até narrativa do vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2011. É claro que Terrence Malick é sempre um nome a ter em conta, mas não acredito que este seu novo filme consiga ter o sucesso do seu trabalho anterior. Esta minha opinião é semelhante à da vasta maioria dos críticos norte-americanos, que simplesmente não vêm este “To the Wonder” como um forte candidato aos Óscares. 

Sinopse - Em “To The Wonder”, Ben Aflleck dá vida a Neill, um mulherengo que se envolve numa escaldante relação com uma bela mulher (Olga Kurylenko) durante uma viagem a Paris. Ele volta aos Estados Unidos da América com essa misteriosa mulher e decide casar com ela para que ela possa obter um visto de residência. À medida que as semanas vão passando, o seu relacionamento vai azedando e Neill começa a aproximar-se de uma ex-paixão (Rachel McAdams).

   
 On the Road de Walter Salles 

Ao fim de tantos atrasos, “On The Road” acabou por estrear no Festival e Cannes 2012, onde recebeu críticas positivas mas não tão efusivas como se estava à espera. A direção de Walter Selles foi enaltecida, bem como o trabalho do seu elenco e a força dramática da sua história, no entanto, foram poucas as pessoas que ficaram maravilhadas com esta obra que tem qualidade mas, segundo parece, não consegue deslumbrar. É por isto tudo que “On The Road” deve estar na lista de possíveis candidatos aos Óscares 2013, mas é difícil de dizer se vai ou não conseguir algumas nomeações e em que áreas. 

Sinopse - Após a morte do seu pai, Sal Paradise (Sam Riley), aprendiz escritor nova-iorquino, encontra Dean Moriarty (Garrett Hedlund), jovem presidiário com charme devastador, casado com a muito libre e sedutora Marylou (Kristen Stewart). Entre Sal e Dean, o entendimento é imediato e fusional. Decididos em não ficarem prisoneiros de uma vida demasiada mesquinha, os dois amigos rompem com as suas ligações e partem com Marylou. Com sede de liberdade, os três jovens vão ao encontro do mundo, dos outros e deles próprios.

Looper de Rian Johnson 

É um filme sci-fi de ação com um orçamento menor que o dos impressionantes blockbusters “The Avengers” e “The Dark Knight Rises”, mas isto não o torna num candidato menor aos prémios mais técnicos e, quem sabe, a algumas estatuetas mais significativas. Esta envolvente e ritmada longa-metragem futurista de Rian Johnson tem recebido críticas positivas e tem deixado boas impressões nas sessões de testes com o público, mas ainda é cedo para dizer se “Looper” pode ambicionar a algo mais que uma ou duas nomeações em categorias visuais. 

Sinopse - Em "Looper" as viagens no tempo são possíveis mas expressamente proibidas, no entanto, são constantemente utilizadas no mercado negro por vários assassinos profissionais, que podem assim ir até ao futuro ou passado e matar os seus alvos. Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um desses assassinos que descobre que a máfia o incumbiu de matar a sua versão futura.

The Sessions de Ben Lewin 

As opiniões do público têm sido boas e a própria imprensa norte-americana tem dado algum enfase a este “The Sessions”, uma comédia dramática/ romântica que é uma daquelas produções independentes que podem causar algumas surpresas na época de prémios, afinal de contas este filme venceu o Prémio do Público e o Prémio Especial do Júri no Festival de Sundance 2012. O fato de ter sido considerado um dos melhores filmes da Seleção Oficial do Festival de Sundance dá-lhe algum favoritismo, mas é preciso lembrar que nem todos as grandes obras deste certame chegam aos Óscares e este “The Sessions” não parece ter grandes argumentos para se tornar no novo “Winter's Bone”, mas só quando o vir é que poderei fazer uma análise mais correta. 

Sinopse - Um homem (John Hawes) que está preso a uma cama por causa de uma grave doença, decide perder a virgindade e requer por isso a ajuda de um padre (William H. Macy) e de uma terapeuta sexual (Helen Hunt) para concretizar este seu desejo.

Lawless de John Hillcoat 

Antes do Festival de Cannes, “Lawless” era tido como um dos fortes candidatos aos Óscares 2013, mas a sua exibição neste certame acabou por lhe retirar este prestigiante estatuto e atirá-lo para a lista de candidatos secundários. As opiniões globais não são más mas também não são boas. Este nível mediano de aceitação não é de todo suficiente para colocar este violento “Lawless” entre os grandes filmes do ano e na mesma liga de produções mundialmente aclamadas como “The Master”.

Sinopse – Virgínia, 1931. Os três Irmãos Bondurant são um grupo familiar de traficantes de álcool durante a Lei Seca: Jack (Shia LaBeouf), o mais novo, ambicioso e impulsivo, quer transformar o pequeno negócio familiar numa operação de tráfico de grande envergadura. Ele sonha com roupas bonitas, com armas e espera com isso impressionar a sublime Bertha (Mia Wasikowska). Howard (Jason Clarke), o irmão do meio, é o membro mais violento e leal da família. O seu bom senso dissolve-se regularmente no álcool que não consegue recusar. Forrest (Tom Hardy), o mais velho, é o chefe do grupo e continua determinado em proteger a sua família das novas regras impostas por um novo mundo económico. Quando a fugitiva Maggie (Jessica Chastain) chega a Chicago, ele toma-a sob a sua proteção. Sozinhos contra uma polícia corrupta, uma justiça arbitrária e gangsters rivais, os três irmãos escrevem a respetiva lenda: uma luta para permanecerem no seu próprio caminho, durante a primeira grande corrida ao ouro do crime.

Hitchcock de Sacha Gervasi 

É praticamente impossível considerar "Hicthcock" um sério candidato ao Óscar de Melhor Filme, mas atenção a Anthony Hopkins que poderá ser nomeado ao Óscar de Melhor Ator Principal pela sua performance como o icónico realizador Alfred Hitchcock. Este filme de Sacha Gervasi também poderá ser um forte candidato ao Óscar de Melhor Caracterização.

Sinopse - A cativante e complexa história de amor de Hitchcock através da astuta e sombria câmara da sua mais ousada aventura cinematográfica: a produção do thriller de 1960, "Psico", que viria a tornar-se no mais controverso e mítico filme deste realizador. Quando a tumultuosa produção, contra todas as expectativas, chegou ao fim, nada voltaria a ser igual no mundo do cinema - no entanto poucos perceberam que tinham sido precisos dois para a concretizar.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>