Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2013 - 3ª Parte

Os Óscares 2013 já se avizinham no horizonte. Os vários pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro já começaram a ser anunciados pelos comités dos vários países participantes, a época dos grandes festivais de cinema está quase a acabar e a época dos prémios cinematográficos está a poucas semanas de começar. Já existem por estes dias vários filmes que são tidos pela crítica como sérios candidatos às nomeações a este prémios, mas ainda não há certezas de nada e é precisamente por isso que vos apresentamos esta lista, que contém todos os filmes que têm fortes hipóteses de fazerem parte da lista final de Nomeados aos Òscares que vai ser anunciada pela Academia a 10 de Janeiro de 2013.

The Hobbit: An Unexpected Journey de Peter Jackson 

Em 2003, “The Lord of The Rings – The Return of the King” varreu a concorrência e venceu onze Óscares da Academia, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Realizador. Os outros dois filmes da “Trilogia do Senhor dos Anéis”, “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring” (2001) e “The Lord of the Rings: The Two Towers ” (2002), também não foram ignorados pela Academia e venceram inclusivamente algumas categorias mais técnicas. Face ao sucesso destes três filmes, “The Hobbit: An Unexpected Journey“ tem que ser considerado um forte candidato às estatuetas douradas, afinal de contas também é realizado por Peter Jackson e a sua história é baseada em mais uma grande saga literária da autoria de J.R.R. Tolkien. É esperar para ver, mas “Hobbit: An Unexpected Journey “ é já um grande candidato. 

Sinopse – Bilbo Baggins é um hobbit calmo e desleixado que nunca pensou em sair da sua confortável toca para visitar e conhecer o mundo, no entanto, tudo isto se altera quando decide embarcar numa emocionante aventura ao lado de Gandalf - O Cinzento e treze batalhadores anões (Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho), que pretendem reaver o seu Reino (Erebor) e o seu Tesouro das garras de Smaug, uma maléfico dragão que vive na distante e isolada Montanha Solitária. A viagem até este remoto local será árdua, e pelo caminho terão que enfrentar vários seres fantásticos como Elfos, Trolls, Orcs e o Gollum, uma criatura que vai mudar para sempre a vida de Baggins.

 
Django Unchained de Quentin Tarantino 

Tal como “Inglourious Basterds” (2009), “Django Unchained” é um filme violento e nada subtil da autoria de Quentin Tarantino, cuja audaz e cativante aposta na irreverência e violência pode valer-lhe mais um par de importantes nomeações aos principais prémios da indústria cinematográfica americana. É cedo para olhar para este “Django Unchained” como um filme do mesmo calibre de “Inglourious Basterds” ou “Pulp Fiction”, mas até agora os indícios têm sido bastante positivos. 

Sinopse – Django (Jamie Foxx) é um escravo afro-americano que é libertado sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz). Após se tornar num exímio assassino, Django tenta encontrar e recuperar a sua mulher que foi sequestrada por Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), um meticuloso e violento fazendeiro que é dono da famosa Candyland, uma casa de alterne onde as escravas são negociadas como objectos sexuais e os escravos obrigados a participar em lutas entre si.

Trouble With The Curve de Robert Lorenz 

Este drama de Robert Lorenz é o “J.Edgar” (2012) dos Óscares 2013. A crítica norte-americana tem classificado este “Trouble With The Curve” como um melodrama previsível e sem grande criatividade mas, apesar de todas estas falhas, Clint Eastwood e Amy Adams têm hipótese de ser nomeados nas categorias de representação. 

Sinopse – Gus Lobel (Clint Eastwood) é um veterano e mundialmente conhecido olheiro de basebol que está prestes a reformar-se, mas decide efetuar uma última viagem de trabalho para observar um jovem e promissor talento.

Robot & Frank de Jake Schreier 

É uma das grandes surpresas independentes deste ano. “Robot & Frank” é um filme emocionante e caloroso, que une a modernidade à terceira idade num hino à amizade e à delicadeza. A performance de Frank Langella pode vir a valer-lhe uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal e, quem sabe, se não veremos “Robot & Frank” entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme. 

Sinopse – Frank (Frank Langella) é um idoso confuso e solitário que é visitado com alguma frequência pelos seus dois filhos (James Marsden e Liv Tyler), que decidem que está na altura de contratar um robot para tomar conta do seu pai. No início, Frank rejeita ter qualquer tipo de interação com esta máquina, mas passados alguns dias começa a ver neste simpático robot um amigo fiel e inesperado.


Hyde Park on Hudson de Roger Michell 


Está longe de ser uma surpresa maravilhosa, mas “Hyde Park on Hudson” pode ter uma palavra a dizer nas categorias sonoras e Bill Murray pode ser considerado um dos fortes candidatos ao Óscar de Melhor Ator Principal. A crítica não parece estar a apreciar este “Hyde Park on Hudson”, mas quem sabe se este filme de Roger Michell não surpreende. 

Sinopse – Final dos Anos 30. Durante o fim-de-semana em que o Rei George VI e a Rainha Elizabeth do Reino Unido visitam Nova Iorque, o 32º Presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt (Bill Murray), vive um romance secreto com Margaret Stuckley.


Silver Linings Playbook de David O. Russell 

O realizador do aclamado “The Fighter”, David O. Russell, volta à carga com mais um grande filme - “Silver Linings Playbook”, uma comédia dramática que até ao momento tem sido muito bem recebida pela crítica norte-americana. A sua história inconvencional aliada ao seu elenco de estrelas tornam este “Silver Linings Playbook” num admirável candidato às estatuetas douradas. 

Sinopse – Pat Solatano perdeu tudo - a casa, o trabalho e a mulher. Depois de ter passado oito meses numa instituição estatal, encontra-se a viver de novo em casa dos pais. Pat está determinado a reconstruir a sua vida, a conseguir manter-se otimista e, apesar das circunstâncias difíceis da separação, a reconciliar-se com a sua mulher. Tudo o que os seus pais desejam é que ele recomponha a sua vida - e que partilhe com eles a obsessão familiar com o clube Philadelphia Eagles. As coisas complicam-se quando Pat conhece Tiffany, uma misteriosa e problemática mulher, com os seus próprios problemas. Tiffany oferece-se para ajudar Pat a reconquistar a mulher, mas em troca ele terá de fazer algo muito importante para ela. Este acordo acaba por estabelecer uma inesperada ligação entre os dois e acontecimentos felizes começam a surgir na vida de ambos.


Quartet de Dustin Hoffman 

É um claro outsider, mas “Quartet” tem todos os ingredientes para ser um grande filme. O veterano ator mas ainda novato realizador Dustin Hoffman tem aqui um filme com valor, que tem causado uma boa impressão junto da crítica e que poderá vir a convencer os membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Quem sabe se a fabulosa Maggie Smith não recebe uma merecida nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Secundária. 

Sinopse - Num lar para cantores de ópera reformados, um grupo de antigos artistas decide organizar um concerto de homenagem a Verdi, um dos grandes compositores musicais da história. Os preparativos deste concerto são subitamente interrompidos pela chegada ao lar de Jean, uma diva da música com um temperamento bastante difícil de aturar.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>