Filmes dos Óscares – How Green Was My Valley (1941)


Realizado por John Ford
Com Walter Pidgeon, Maureen O'Hara, Roddy McDowall

Em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, Citizen Kane perde a estatueta de Melhor Filme para How Green Was My Valley. Neste filme, Ford, ele próprio um imigrante irlandês na América,  leva o protagonista, Huw Morgan (Roddy McDowall) a relembrar a sua infância no País de Gales no seio de uma família de mineiros e de todas as adversidades que aí se viviam. A vida do operariado, os sindicatos e as greves são analisados do ponto de vista humano com rejeição de toda e qualquer ideologia comunista, aspecto que terá agradado à Academia.Esta família, como tantas outras, começa-se a desmembrar quando alguns dos seus elementos decidem emigrar para os Estados Unidos.



Emana do filme uma intemporal ternura e um forte sentido de família que de algum modo aos espectadores americanos, que eram em grande parte, na época, imigrantes de primeira geração, uma identificação quer com o que deixaram para trás e que relembram subjectivamente como com o que encontraram no novo país que escolheram para si.O filme foi rodado em tempo record, apenas duas semanas, a preto e branco no rancho da Fox, nas Montanhas de Santa Mônica, já que a Guerra impedia que a equipa se deslocasse ao País de Gales.
Recebeu os Óscares de Melhor Actor Secundário (Donald Crisp), Melhor Fotografia a Preto e Branco, Melhor Direcção de Arte a Preto e Branco, Melhor Realizador (John Ford  vencera na mesma categoria no ano anterior com The Grapes of Wrath) e, claro, Melhor Filme. Foi ainda nomeado às estatuetas de Melhor Actriz Secundária (Sara Allggod), Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora de Filme dramático.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Ford não foi um imigrante irlandês mas filho de imigrantes. Ele nasceu nos EUA.

    ResponderEliminar

//]]>