MOTELx 2013 - Vencedores e Destaques Finais

 
O MOTELx 2013 terminou ontem, 15 de Setembro, ao fim de cinco dias de celebração do cinema de terror e ficção-científica. Pelos ecrãs do majestoso Cinema São Jorge passaram vários filmes recentes de alto calibre, como "Dark Touch", "Insensibles" ou "Maniac", mas também uns muito menos interessantes, como "The Lords of Salem", "Home Sweet Home" ou "Girls Against Boys", sem contar como é óbvio com os eternos clássicos de culto do cinema de terror, como "The Ring" e "The Texas Chainsaw Massacre". O que interessa é que, ao longo de cinco longos dias, foram exibidos múltiplos filmes de vários países e géneros, que honraram com muito respeito a celebração que o MOTELx quis voltar a fazer ao cinema fantástico. 
O dia de ontem ficou marcado pela consagração da curta "O Coveiro", de André Gil Mata, como a Melhor Curta-Metragem do MOTELx 2013. Para além de ter levado para casa o sempre prestigiante Prémio Yorn de Melhor Curta do Festival, o realizador André Gil Mata também ganhou 2500€ em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker, e um prémio monetário de 3000€ que, segundo o que o André nos disse na entrevista que nos deu, será aplicado no novo filme em que está a trabalhar. O prémio máximo do MOTELx 2013 foi então entregue à curta "O Coveiro", mas o júri composto por Nuno Markl, Saafa Dib e Thierry Phlips decidiu entregar também uma Menção Honrosa à curta "Desespero", de Rui Pilão. Estes dois jovens realizadores portugueses estão portanto de parabéns, mas também há que louvar os outros sete participantes que este ano concorreram ao Prémio Yorn e cujas curtas não foram premiadas, mas cuja participação neste festival foi bem merecida, porque os seus respectivos trabalhos não desonraram o espírito da competição e do festival. 
A nível de longas-metragens, os principais destaques do último fim-de-semana do MOTELx 2013 pertenceram ao filme de terror "You're Next", de Adam Wingard, o filme de encerramento do festival; ao thriler ibérico "Insensíveis", de Juan Carlos Medina, que este ano já tinha passado pelo FantasPorto, e ao polémico thriller francês "Maniac", de Franck Khalfoun, que acabou por ser o último grande filme a ser exibido neste festival, que promete voltar para o ano com mais filmes de terror, muitas surpresas e mais convidados internacionais de luxo.

Enviar um comentário

2 Comentários

//]]>