Crítica - Romeo & Juliet (2013)

Realizado por Carlo Carlei 
Com Hailee Steinfeld, Douglas Booth, Damian Lewis

Há por aí poucas pessoas que não sabem de cor e salteado a história de “Romeu e Julieta”, porque a vasta maioria já a conhece de trás para a frente, já que cresceu a ouvi-la ou então porque já viu, pelo menos, uma das inúmeras adaptações cinematográficas desta conhecida tragédia da autoria do genial William Shakespeare, adaptações essas que incluem representações mais fiéis, como o clássico “Romeo and Juliet” (1968), de Franco Zeffirelli, ou representações mais livres, como o relativamente recente "Romeo + Juliet"(1996), de Baz Luhrmann. Está visto portanto que Hollywood adora a trágica história do Romeu e da Julieta, já que só assim se explica a insistência dos seus estúdios na produção de versões cinematográficas deste romance, que agora recebeu uma nova oportunidade no grande ecrã por intermédio desta produção de Carlo Carlei. O grande problema é que este novo “Romeo & Juliet” é, muito provavelmente, uma das adaptações mais ligeiras e incompetentes da famosa tragédia romântica, sendo por isso um filme completamente dispensável para todos aqueles que já conhecem a história e/ ou já viram melhores representações cinematográficas.

   

Não vale a pena fazer um breve resumo da sua conhecida história, porque quase todos os espetadores têm, pelo menos, umas luzes do seu desenrolar, mas também porque esta versão não apresenta nenhuma novidade radical em relação ao desenvolvimento e ambiente da mesma, no entanto, isto não quer dizer que “Romeo & Juliet” é um produto fiel ao clássico literário, porque não o é. Embora aproveite a fórmula romântica do clássico literário, “Romeo & Juliet” não segue os princípios narrativos da obra idealizada por William Shakespeare, já que banaliza por completo a história ao abandonar o particular estilo de diálogos em prosa da obra original, em detrimento de diálogos corridos e claramente superficiais que acabam por retirar imensa qualidade e energia à história romântica dos dois protagonistas, que também obedecem a uma construção pessoal bastante supérflua e completamente juvenil, que em nada beneficia a mensagem trágica e complexa da história, que por entre diálogos vazios e sequências sem ritmo, acaba por descambar numa espécie de versão clássica de blockbusters juvenis, como “Twilight” ou “The Mortal Instruments”. As performances controvertidas do elenco principal e a evidente falta de química romântica entre Hailee Steinfeld e Douglas Booth também não ajudam em nada este produto, que simplesmente é uma nulidade cinematográfica sem qualquer valor prático para qualquer geração. 

Classificação – 1 Estrelas em 5

Enviar um comentário

20 Comentários

  1. bicha má kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  2. Acredito que cada um tem sua opinião sobre o filme e eu como uma delas tenho a minha,que realmente acredita que a primeira versão de romeu e julieta não segue exatamente o que peça diz,este foi um filme muito exagerado nos dialogos e atuação,mostrando nada de igualdade com a peça original de William Shakespeare,se voce caro critico ler a peça verá que esta nova versão leva boa parte do filme ao pé da letra,de acordo com a peça.E menos ainda posso dizer da versão de 1996 pois é incrivelmente absurdo a história se passar na modernidade porém está na linguagem culta!Procure ler a peça e assistir todas as versões para dar uma critica melhor!
    Kisses
    Bye

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo apesar de que a primeira versão tem muitas cenas iguais a peça mais eu prefiro a nova versão é melhor
      OBS:
      O primeiro parecia gay
      a e sem esquecer do segundo Romeu que era muito dramatico assim como o primeiro

      Eliminar
    2. Amei o filme. Também concordo com vocês!

      Eliminar
    3. Amei o Filme. Também concordo!

      Eliminar
  3. Não vejo falhas na nova versão, ótimos figurinos, ótima produção, não chega a ser fiel da original, gosto de filmes que sempre querem inovar e repudio críticas que não aceitam filmes inovadores de clássicos... Autores sempre tem alguém como objeto de inspiração e mudar um pouco o roteiro não é uma falha absurda.
    Assisti ao filme e insisto para que meus amigos assistam, até agora obtive ótimas críticas em relação ao filme até ver essa crítica.

    ResponderEliminar
  4. Concordo!Apesar do figurino e dos cenários excelentes, o casal principal não convence, não tem química e nenhuma expressão ao falar os diálogos simplesmente decorados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente que eu senti vendo, pior que eu esperei ansiosamente pra ver, frustrante...

      Eliminar
    2. Mil vezes a de Franco Zefirelli. Esse casal não convenceu, de nenhuma forma. Completamente dispensável essa versão.

      Eliminar
  5. Eu achei a atuação dela razoável mediante a dele... e essa história é muito difícil de retratar, mto mais por dois jovens atores e tão inexperientes no cinema. Achei mto arriscado para o diretor ter feito essa escolha. O casal é mto lindo, mas faltou uma conexão verdadeira

    ResponderEliminar
  6. gente por favor nee kralho ... o primeiro filme era em melhor so que o final fica meio sem sentido pois no livro o conde paris morre e depois os guardas chegam e no filme de 1968 não morre então fica um final meio que sem sentido mas assim o romeu nos 2 filmes tem que ser dramatico porque ele esta fazendo um jovem apaixonado ele faz oque manda o roteiro ok então antes de falar primeiro vao ler o livro e assistir os 3 filmes fora a versão preto e branco ok bjinho

    ResponderEliminar
  7. A versão nova do filme Romeu e Julieta, aponta vários pontos críticos, mas a atuação dos dois jovens que o fazem, são convincentes, pois ao falarem doces palavras de amor um para o outro, expressam tal emoção que Wiliam Shakespeare retrata em sua obra literária. Uma eterno e sincero amor que é vivido por dois jovens que na sua mocidade descobrem o sentido da palavra amor.

    ResponderEliminar
  8. não rolou o tcham no final td mundo morre por causa deles #spoiler_a_mil_graus eles se matam e tbm matam mt gente hahahahahaha quando rola o tcham não da pra esquecer (pena que n rolou) ;-;

    ResponderEliminar
  9. eu particularmente gostei muito do filme a forma como foi interpretado, os atores
    claro que achei o dialogo meio 'forçado' oque fez o casal se tornar meio frio na atuaçao.
    mas essa é a unica critica que tenho a fazer
    no geral o filme é otimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também, gostei desta nova versão de romeu e julieta principalmente da fotografia, trilha sonora as roupas e do par são perfeitos de lindos!!!

      Eliminar
    2. eu também, gostei desta nova versão de romeu e julieta principalmente da fotografia, trilha sonora as roupas e do par são perfeitos de lindos!!!

      Eliminar
  10. Muito ridículo esse filme nem vale a pena! atores previsíveis interpretação horrorosa, a menina besta não tem nem emoção no diálogo parece um robô , e o cara nem se fala. Odiei simplesmente

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, os atores tiveram muita química, sim. Tudo bem, não é um filme tão fiel à obra original, mas é a melhor adaptação já feita.

    ResponderEliminar
  12. Tinha tudo para ser o melhor, tinha cenários maravilhosos, imagens boas, figurinos, nao faltou beleza para os personagens, só faltou boa atuação.. as palavras estavam só sendo faladas, sem emoção nenhuma. A atriz não sabia fazer as cenas de choro, e o ator só fez drama o filme inteiro ( drama exagerado ), o pai da Julieta na cena que "briga" com ela foi nota 0, a melhorzinha foi a ama e o primo do Romeu. Só terminei de assistir pq não gosto de criticar sem assistir até o final, mas que foi uma péssima atuação foi.

    ResponderEliminar

//]]>