Crítica - 7 Pecados Rurais (2013)

Realizado por Nicolau Breyner 
Com João Paulo Rodrigues, Patrícia Tavares, Pedro Alves 

Tal como já se esperava, “7 Pecados Rurais” não tem qualquer valor cinematográfico, pelo menos para todos aqueles que, como eu, não gostam nem nunca apreciaram o humor fácil, imaturo, ofensivo e muitas vezes idiota que o programa cómico “Telerural”, da RTP1, sempre promoveu ao longo de todos os seus sketches intragáveis. É claro que isto não passa da minha singela opinião, porque verdade seja dita que há por aí milhares de pessoas que acham muita piada às peripécias cómicas de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (João Paulo Rodrigues e Pedro Alves) em Curral de Moinas. Estes espetadores vão certamente delirar com “7 Pecados Rurais”, que mais não é que uma extensão equitativamente mediana de “Telerural”, já que apresenta o mesmo tipo de humor e o mesmo tipo de enredo que se poderia encontrar na série, ou seja, no fundo esta produção cinematográfica não passa de mais um episódio extenso e especial do programa televisivo, que catapultou para a fama João Paulo Rodrigues e Pedro Alves que, verdade seja dita, conseguiram aproveitar as oportunidades que lhes foram dadas para singrar no competitivo mundo do entretenimento, apesar do projeto que os lançou não ser nada apelativo. Há portanto que dar um certo crédito a esta dupla pelo sucesso que conquistaram, mas infelizmente não gostei do produto televisivo que ambos protagonizaram, tal como não gostei desta versão cinematográfica, que curiosamente trouxe-me à memória a qualidade dúbia e mixuruca de “Balas & Bolinhos”, cujos criadores também conseguiram aproveitar as oportunidades que lhes foram concedidas para criar um produto popular mas sem qualquer valor cinematográfico que, tal como “Telerural” ou “7 Pecados Rurais”, aposta num pseudo-entretenimento popular, que apenas tem como base um humor fácil e imaturo sem qualquer contexto narrativo. Enfim, “7 Pecados Rurais” apenas é um razoável produto de entretenimento para quem seja fã de “Telerural” ou, pelo menos, para todos aqueles que apreciam a espécie de humor barato que reina em produtos deste género, porque para todos os outros é um desperdício de tempo e paciência.
Uma coisa é certa, “7 Pecados Rurais” é um péssimo representante e um péssimo exemplo do cinema português, até porque nem sequer merece o título de produção cinematográfica nacional, já que não passa de um episódio alargado e ainda por cima pessimamente filmado de “Telerural”, que tal como a telenovela “Morangos Com Açúcar”, nunca deveria ter passado da televisão para o cinema, até porque o cinema português passa muito bem sem este tipo de produtos fracos e desnecessários que têm como base programas televisivos.

Classificação - 0,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

95 Comentários

  1. Respostas
    1. o pior foi comparar este filme ao balas e bolinhos, pois quem produziu este filme, segue o mesmo modelo, mas não consegue o mesmo resultado.
      O sucesso deste humor é que á publico para estes comediantes e eles continuam as suas macacadas. de resto comentar isto é perda de tempo.

      Eliminar
    2. é um grande filme, sim, se toda a gente gosta-se do mesmo então andava-mos todos com a mesma namorada, abre os olhos pk não mandas no mundo, nem em nada não gostas então, não vejas, não critiques, porque a muita gente que gosta, mais do que tu pensas, e os atores, esses não precisam das tuas criticas para nada eles sabem o Valor deles, e dos melhor que até agora apareceram.

      Eliminar
    3. Este comentário e ´uma anedota de péssimo intelectual de se acha critico sabedor.
      Pois e´ mais ruim do que o pior do filme.

      Eliminar
  2. Concordo com a crítica. Não acho piada nenhuma ao filme e não consigo encontrar nenhuma justificação que justifique o € para ver o filme! Eu não vou pagar e nem sequer iria ver o filme se caso pagassem o bilhete, é uma autêntica perda de tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que nao vais pagar,vais descarregar da net seus snobs,criticos hipocritas deviam ter mas era vergonha na cara ,criticam a classe baixa portuguesa só voçes é que tem cultura ,tenham dó.

      Eliminar
    2. No meu ponto de vista considero este filme a grosso modo uma "verdadeira merda" que prova que realmente o cinema português se encontra em decadência, tal como, o povo português que não nutre qual entusiasmo pela cultura e torna este o filme mais visto em portugal arrecadando mais de 400 mil euros. Ora o financiamento para este filme poderia ser utilizado para realizar outras actividades como, por exemplo, promover o bom cinema na cinemateca portuguesa, apoiar associações e comunidades que apoiam o bom cinema (porque sim existe bom cinema protuguês e garanto que não tem por nome "7 pecados rurais") ou melhor ainda seria aplicarem estes fundos no apoio aos cursos de cinema ao nível nacional, ou mesmo aos alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema (escola em tempos criada pelo Estado que entretanto perdeu memória deste feito) que pretendem vir a ser profissionais nesta "indústria". Portanto caro anónimo não é uma questão de snobismo e de falta de carácter é tudo uma questão de bom gosto e de ter noção que não existe aqui uma crítica à classe baixa portuguesa, na medida em que, o próprio filme só por si já critica a classe baixa e faz retratos completamente errados e vergonhosos, não só para esta "classe", porém para toda a sociedade. Antes de "nós snobes" criticarmos, você devia ter inteligência para perceber que é o próprio filme que "goza" com a tal classe baixa (note que não estou a ofender a sua inteligência apenas estou a tentar compreender como é que pode afirmar que as pessoas que concordam com esta crítica são "snobes" e criticam o "povo", quando o que você não compreende é precisamente que o próprio filme já o faz e ridiculariza as pessoas e denote ainda que me repito afirmando isto novamente).

      Em conclusão gostaria de referir que deveriam existir 8 pecados, pois claramente este filme é um pecado em termos de criatividade e tudo mais, aliás nem deveria estar a chamar-se a esta coisa "filme", mas cada um refere-se a esta como quiser.

      Felicidades e bom natal!

      Eliminar
    3. Acrescento ainda que quando digo que isto não é um filme, refiro-me ao simples facto de isto ser uma continuação do programa televisivo "Telerural" e que em termos de formato não pode ser considerado um filme precisamente por ser uma extensão desse formato televisivo.

      Mas claro cada um é livre da sua opinião.

      Eliminar
    4. Podem dizer que é uma "verdadeira merda" mas é este tipo de produções portuguesas que levam os portugueses ao cinema! Isto é uma mais valia para ganhar a confiança dos nossos compatriotas para se deslocarem ao cinema para ver um filme português. Não é com filmes artísticos e de autor que vamos conseguir recuperar os espectadores portugueses para os filmes portugueses.

      Eliminar
    5. Boa tarde

      Viver em democracia é aceitar o que a maioria gosta.. Pode não gostar mas daí a passar um atestado de incompetência aos espectadores do filme vai uma grande diferença.. É este o país que temos, para o bem e para o mal.. Se acha que é um país com horizontes demasiado curtos resta-lhe procurar outro onde o cinema de autor seja apreciado.
      Na minha modesta opinião os fundos publicos devem servir a maioria seja ela qual for.
      Não vi o filme e provavelmente não o irei ver contudo respeito quem viu e sobretudo quem gostou..

      Um abraço

      Eliminar
    6. mas se calhar para veres a merda de um jogo de futebol, isso sim não tras nada de novo, já davas de bom grado €50 e vias á chuva se fosse preciso.

      Eliminar
  3. Que crítica tão snob. É claro que o humor é fácil e imaturo - esperava o quê, uma fábula kafkiana?
    O filme surpreendeu-me pela positiva, na medida em que consiste numa observação sociológica de segundo grau da população portuguesa - até ao mínimo detalhe. Se não conseguiu ver isso... olhe, vá ver Antonioni, que eu fico a rir-me com este.

    ResponderEliminar
  4. so montes de merda a criticar os ke fazem algo para agradar a grande parte do publico portugues num pais tao triste,ja li mttas criticas a filmes mas msm nessas criticas existe algo construtivo, aki a bem dizer trata se mal os criadores e nao faltou mto para tratar mal kem o foi ver lolllll haja paciencia

    ResponderEliminar
  5. Olha eu como produtor de cinema só tenho a dizer que esta critica foi simplesmente desnecessária, vesse mesmo que para criticar filmes não tens qualquer jeito, ou seja tens um jeito de merda. Crítico que se prese não fala dessa forma nem que seja do pior filme que exista, criticar acho justo o que entenderes, agora usares expressões muito feias, isso não.
    Aprende uma coisa se queres ser alguém na vida começa por respeitar, principalmente o que é teu, o que é nosso.
    E já agora a tua critica vale apenas 0,1 * , simplesmente porque tens um projecto que bem feito poderia ir longe, mas enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os (autointitulados) "produtores de cinema" fizessem uma prova de acesso (tal como os professores agora) tu chumbarias logo pelos erros ortográficos.
      Mas ainda bem que há estes "produtores de cinema" (auto-intitulados - agora até separo a palavra para uma maior compreensão) para alegrar o país, gente desta é que é preciso.

      Só mais uma coisa, Sr. "Produtor de Cinema", formatar um computador não faz de mim um Engenheiro Informático.

      Eliminar
  6. Quem é este crítico que mal critica?!? Julga-se um mestre da sétima arte?!?!? Eu ainda não vi o filme mas só por esta crítica de quem se acha melhor que os outros, penso que vai valer bem a pena vê-lo! Que cromo...Devias ser daqueles que era sempre roubado e levava nas ventas, na escola! És o maior....PALHAÇO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah adorei! nem mais! este deve ser daqueles que que esta em casa revoltado com o mundo e toma cha com o dedo mindinho esticado... cura te!

      Eliminar
  7. So podia ser mais uma critica feita pelo senhor joao pinto,que ja criticou o balas e bolinhos e todos os filmes de comedia portugueses,eh pa ganhe vergonha e meta-se dentro de um aviao e va para outro pais que assim ja nao tem que criticar o que e feito em portugal. se nao gosta nao critique faça melhor e mostre a toda a gente como se faz,como nao consegue fazer melhor resuma-se a sua insignificançia e cave um buraco bem fundo e enfie-se la dentro. ganhe vergonha.

    ResponderEliminar
  8. Criticas para que? apoiar projectos portugueses, fui ver por curiosidade e a verdade seja dita, na sala desde crianças a idosos, todos se riam.
    Apoio e apoiarei os filmes Portugueses, são os únicos que vou ver ao cinema, tenham ou não valor, portugal precisa do apoio dos portugueses para crescer.. vamos fazer ver o mundo que PORTUGAL também tem o seu valor, e os Portugueses, são pessoas com muitas qualidades. FORÇA PORTUGAL...

    ResponderEliminar
  9. Ai esta gente critica cinema, mas sinceramente não sabe fazer uma critica de jeito, aprendam com quem já anda a muitos anos nisto.
    Só tenho 3 palavras para ti :
    Critica de NOOB.

    ResponderEliminar
  10. esta é para quem critica o humor português; gosto muito do nosso humor é bem português e por cima de toda a folha assim é que é, para criticar teem porras sabe-se la o que andam a fazer a noite........? para terem uma inteligência dessas..... ta dito ,fui

    ResponderEliminar
  11. Engole e engasga-te, palhaço.

    http://www.imdb.com/title/tt3087700/

    ResponderEliminar
  12. Se o filme fosse em Inglês, não tenho dúvidas que a crítica seria bem mais positiva, talvez até um dos filmes do ano.................

    ResponderEliminar
  13. um dos melhores filmes em portugues dos ultimos anos , quem fez essa critica nao tem olhos na cara para ver isso .

    ResponderEliminar
  14. Mas quem é este João Pinto? Aquele que jogou no SLB e no SCP a armar-se em critico de cinema? Parece!!!

    ResponderEliminar
  15. Certamente que vai delirar os espectadores dos malucos do riso e casa dos segredos. A meia estrela é por caridade ?!

    ResponderEliminar
  16. Este gajo que fez o comentário deve estar parvo!
    Vi o filme e recomendo! Para rir com amigos não há melhor!

    ResponderEliminar
  17. +/- 104000 pessoas a ver o filme numa semana e 7.1 no IMDB. Pois é muitos queriam ter isso.....

    ResponderEliminar
  18. Não sou anónimo, meu nome é NINGUÉM. Sou eu mesmo, Não vi o filme, mas pelos comentários destes seguidores de "casa dos segredos" , já nem vou vê-lo, ou seja, já percebi que é um filme "pimba" e os pimbas tem de facto muitos seguidores. Deve ser como aquela musica estúpida que passa as tardes inteiras de domingo nas televisões e que também deixa muitos espectadores "felizes". Este povo não só é pobre da bolsa, também é pobre da cabeça.

    ResponderEliminar
  19. Caro João Pinto, a sua critica é a imagem da denominação "Jobs for the Boys"... Não se esqueça que critico não significa criticas mas sim opinar sobre algo em que se tem bons conhecimentos ou fundamentos na área e o Sr. João Pinto ao escrever a sua critica mostrou um conhecimento nulo na área.
    Nunca se esqueça que tem que avaliar sempre primeiro o tipo de filme e de seguida qual a área que pretende abranger. Penso que nunca foi ideia dos atores e muito menos do realizador Nicolau Breyner candidatar-se a um Óscar ou vencer a Palma de Ouro em Cannes.
    Ganhe vergonha e apoie o que é nosso, abra os seus horizontes, aceite os que ousam pensar além do que estamos habituados a ver e a fazer porque sem inovação ficamos presos a pessoas como o senhor...

    Melhores cumprimentos,
    Filipe Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Filipe Sousa, se me permite, faço minhas as suas palavras... Parabéns, o melhor comentário que li nesta pagina.
      Gostava apenas que o senhor João Pinto nos desse a conhecer um Filme (comédia), estrangeiro, com melhor qualidade que o "7 Pecados Rurais"...
      Aposto que o Sr. João Pinto acompanhou a "saga" JACKASS, acabando por desgastar a tecla rewind do controlo remoto.

      Com os melhores cumprimentos e com votos de um grande 2014 para o "nosso" cinema Português,
      Daniel Rodrigues.

      Eliminar
  20. Caro João Pinto, descobri a sua real vocação... ser padre! Acredite em mim, pelo comentário que fez deste filme o sr. daria um excelente padre à moda antiga!...

    ResponderEliminar
  21. ve se te calas olha-te ao espelho e ai sim ja te podes criticar humor para ti deve ser os que vez sobre a fome a mizeria e a morte no mundo deves achar uma piada a isso nao?

    ResponderEliminar
  22. Quem fez esta crítica não percebe um corno do que é boa (nem má) comédia.
    Este senhor e os restantes que criticaram/criticam este filme só podem ser uns atrasados mentais, burros da merda!
    Dediquem-se ao estudo de lagares de azeite, porque de 7a arte e comédia não percebem nadinha!
    E aliás, deves ter mesmo uma deficiência mental... Pois, quem conhece o Telerural, sabe perfeitamente que este filme não é nenhuma extensão do mesmo. Eles, no Telerural, faziam uma espécie de Telejornal de Curral de Moinas (a sua aldeia) e este filme é a imagem das suas vidas no quotidiano. Informa-te antes, ó deficiente do caralho!
    E vou citar o Sr. Nicolau Breyner: "Curral de Moinas é a imagem (caricatura) de muitas aldeias portuguesas. Isto existe mesmo!"

    Perto de 200 mil pessoas já viram os "7 Pecados Rurais" em 2 semanas!!! Mas não! Essas 200 mil pessoas devem ser cegas... E os cerca de 10 estúpidos, neste site, é que são os maiores... xD.
    A vossa tristeza e figuars tristes que fizeram aqui, é que é boa comédia.
    ENTERRA-TE SFF, ó merdas do car*lho!

    ResponderEliminar
  23. Olhe, e eu critico a tua crítica... Se isso também, se pode chamar de "crítica" xD
    Olha lá, João Pinto, és uma aberração e uma vergonha para Portugal!
    A tua ingenuidade não merece mais comentário nenhum!

    ResponderEliminar
  24. eu ainda nao fui ver o filme, mas plos vistos alguns ja vitam, o k n adiantou d nda pois deveriam tar + entertidos com a Coca-Cola do k ver o filme e dpois vem praki criticar algo k n viram! Por favor! Oh! Tirem esta personagem daki k ela ta completament dsenquadrada do film! Apoiem o k é nosso!

    ResponderEliminar
  25. Um filme tão mau, com pouca piada e estúpido... 1*

    ResponderEliminar
  26. Pode ser uma merda !!!! como o balas e bolinhos espelham a realidade da sociedade portuguesa, muitas vezes encapotados com fatos, gravatas e penteados maricas , pois só quem nasceu e vive na urbe, não conhece o pais real é que pode falar assim !!! pois nos meios rurais a droga é o vinho e petiscos e na urbe é o fast food , a cocaina e heroina !!!! cada um faz a vida que quer, mas é triste falar daquilo que está no seu conhecimento !!!! BIBA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  27. Tudo o que é feito em portugal, nao é bom, é excepcional!

    ResponderEliminar
  28. Acusa este filme de utilizar um "humor fácil", mas tendo em conta o seu comentário ridículo fazê-lo rir de fácil não tem nada. Pois bem, nada a fazer com tristes como você.

    ResponderEliminar
  29. se algum de vocês tiver milhões de euros para que eles fassam um filme com actores americanos ou essas merda podem pagar e fazer um filme melhor. agora quando eu vejo um filme de grande humor em que se gasta muito poucos euros na sua realização acho isso evolução da classe baixa relacionado a filmes. para não falar que praticamente quase todo o humor de quim roscas e zeca estacionâncio são baseados em um giuão mas tud feito com improviso se eles se esquecerem da fala imventam e falam merda e isso sim tem a sua piada não como aquieles filmes em que tens que filmar 10vezes a mesma cena até sair bem. achas piada a que tipo de filmes já agora?? Mr. bean?? mesma qualidade de filme por isso se não gostas de humor e és daqueles burros que pensam que devemos estar todos revoltados por 24/7 vai a procura de ajuda porque este filme serve para que muita gente que tenha problemas familiares, financeiros ou de qualquer outro tipo possa andar pelo menos durante um dia com um sorriso na cara

    ResponderEliminar
  30. Ó anormal, só vê quem quer!
    Já viste se tudo fosse igual? Cada um gosto do que gosta. Eu também odeio os domingos da TVI e da SIC que só dão esterco televisivo de festas nas terras e aldeias e milhares de pessoas vêm essa merda...O que eu faço? Mudo de canal... O que tu fazes....Não vejas o filme, e tenta fazer criticas construtivas, e não ofensas a quem a sua profissão é o humor...

    ResponderEliminar
  31. Esta critica de um especialista, de filmes que ninguém vê, é melhor patrocinar com milhões filmes de merda " ditos de autor" só porque é intelectual e é bem, ide trabalhar, contactem com a realidade portuguesa, tenham abertura de espirito e percebam que tem que haver lugar para todos. É humor fácil, não é um filme, é o raio que vos parta, pelo menos tem espectadores, que adianta fazer grandes produções para ser visto para meia dúzia de pseudo intelectuais.
    Aprendam a ser mais democratas, mais plurais e menos mesquinhos , se calhar vão ser mais felizes.
    Sejam felizes e viva a arte, qualquer que seja.

    ResponderEliminar
  32. Sem ofensa, mas é um comentário "snob". Óbvio que a comédia não é polida, e cinema que seja para fazer rir normalmente a nível de história e de desenvolvimento é muito básico e por vezes fútil, mas é o que faz as pessoas rir. Prefiro mil vezes ver as palhaçadas destes dois comediantes, do que ver a "Gaiola Dourada", independentemente do sucesso que teve. Só acho que muita desta crítica incide sobretudo no facto de ser feita uma observação superficial a uma certa classe de cá no nosso país, mas eu acho que pela piada, pelo lado de fazer as pessoas rir, esteve bem. Vou dar um exemplo: Balas e Bolinhos, é um filme que de certeza o senhor que fez esta crítica não gostou, no entando, eu nunca tinha ouvido tanta gente a rir tão alto num cinema, e muita dessa gente de variadas idades e diferentes posturas e estratos sociais, o que me faz refletir o seguinte: Os resultados contam, e ao fim e ao cabo, o mais importante é rirmo-nos um bocado e cairmos por vezes nas coisas que parecem "futeis" nem que seja por 2 horas que um filme dura, só faz bem à saude rir. Saudações!

    ResponderEliminar
  33. Se nao gostam do filme para quê que criticam, se acham o filme uma merda entao fixe para voces.. Conseguem fazer melhor é? Entao força ja que mandam tanto de letra tambem quero ver se fazem ainda melhor..

    ResponderEliminar
  34. Caro João Pinto, eu acho que você é uma merda como crítico e principalmente como pessoa. O filme pode não ter sido o "topo da cereja", mas agora pontuar 0,5 em 5 estrelas??? Acha mesmo??Caso tivesse ido ao cinema para fazer a crítica, não reparou em ninguém a soltar umas gargalhadas e notar um ambiente geral de boa disposição naquela sala?!?!
    Independentemente dos gostos, tenha uma crítica e análise justa que a sua, é bem INJUSTA! Percebeu ó-chico-esperto-pseudo-intelectual?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essas merdas que dizem que o filme nao presta sao paneleiros

      Eliminar
  35. Tú é que és um IDIOTA ao desvalorizar o cinema PORTUGUÊS

    ResponderEliminar
  36. Se estão a dizer mal do filme não sei qual a razão de vir para esta página do filme fazer criticas de merda devíamos apoiar o que é nosso, o que é do nosso país sendo bom ou mão temos de apoiar por acaso gostei muito do filme extremamente bom para quem se quer livrar dos problema agora para os snob's que comentam esta página eu sou nacionalista Portugal vive no meu coração por completo qualquer coisa do meu país é melhor que a do outro país (no meu ponto de vista excluindo a parte da economia e politica) quem vos manda esta mensagem é um miúdo de 14 anos de idade sou novo mas estou pronto para um dia mais tarde quando chegar a minha vez jurar PORTUGAL sou Português para onde quer que eu vá, terei sangue PORTUGUÊS até à minha morte FORÇA PORTUGAL estes comentários SNOB'S escritos neste blogue demonstra que há gente que não sabe o que é PORTUGAL e que gostam mais dos filmes estrangeiros do que dos nossos, quem não se lembra do Pai Tirano, da Canção de Lisboa, do Pátio das Cantigas etc. grandes comédia PORTUGUESAS.
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FORÇA PORTUGAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Chamar a esta merda, um filme é um insulto para um filme!

    ResponderEliminar
  38. O pa se tivesses calado em vez de andares a fazer criticas de merda é qeu fazias bem...
    vai mas é plantar batatas ohhh boi...

    ResponderEliminar
  39. HEHE não tem mais a diser seu m....desculpe fiz a mesma asneira que tu !!!!percebeste ou tenho que fazer um desenho?se não gostas não insultes .TENTA FAZER MELHOR

    ResponderEliminar
  40. Este Filme vende , o povo gosta , dá lucro e isso é que interessa , de que vale fazer uma coisa com qualidade que ninguem vê? Assim como ir ao CCB ver um concerto de alta qualidade com 150 musicos no palco e 50 assistente na plateia .

    Estou farto de artistas que em nome da arte ,da cultura e da qualidade fazem coisas que ninguem vê nem de borla.

    Depois querem subsidios em nome da cultura .

    Desculpem mas é este o meu ponto de vista , eu se não der lucro ao meu patrão ele despede-me é esta a sociedade em que vivemos e é nela que temos de viver.

    ResponderEliminar
  41. Referir que a qualidade do balas e bolinhos é dubia , e axando que este tipo de humor ê facil , retira toda a credibilidade à critica isto porque até para a estupidez é preciso inteligencia coisa qj nota-se claramente a falta dela na critica .

    ResponderEliminar
  42. Eu acho que a crítica foi fraca e pouco construtiva...Porquê? Muito simples, este tipo de filmes é comédia portuguesa, não estrangeira!
    Cada país tem a sua maneira, as suas piadas, é ridículo criticar este filme por não ter conteúdo/valor cinematográfico! O filme tem isso, apenas não foi visto com olhos portugueses.
    O mal de muitos ditos poetas, realizadores, críticos e até mesmo civis, é tentar copiar e representar o estrangeiro... Isso sim, é algo de fraco valor...

    ResponderEliminar
  43. o LISBOETA OU SULISTA DE MERDA que fez a critica a este filme...foi ver um filme culto de manel de oliveira e depois atirou se abaixo da ponte 25 de abril!

    ResponderEliminar
  44. O que é q é lisboa ou o sul tem que ver a critica do filme e aqueles que gostam ou não ? meu deus que anormal, que coisa tão fora do contexto só faltam virem falar do benfica e porto, e do psd e ps, que anormais de merda.

    ResponderEliminar
  45. E provavelmente muitos dos 200 mil espectadores do filme prai metade ou mais serão de lisboa.

    ResponderEliminar
  46. Infelizmente fui uma das pessoas que gastou dinheiro e tempo a ver este filme. Já tinha ouvido falar da telerural, algumas pessoas tinham-me mostrado episódios que gostaram e nunca encontrei a piada deles. No outro dia, como a maioria ganha sempre num grupo, fui ver o filme e concordo plenamente com a opinião do blogger. É completamente humilhante pensar que filmes como este podem fazer a nossa imagem. Apesar de alguns de nós percebermos o que eles tentam criticar na nossa sociedade, temos de admitir que está mesmo muito mal feito. É triste ver como se baseiam simplesmente em piadas grossas, porcas e de baixa cultura, e como sempre, é o que mais agrada a este país... Vi aí comentários que se resumiam a ''queria ver se fazias melhor'', mas a verdade é que ninguém disse que conseguíamos. Mas por favor, se é para ficar tão mal porquê fazer? Porquê rebaixar tanto a nossa imagem? Nunca estudei cinematografia, nunca tentei fazer um filme, mas tento ter bom senso e sei que poderíamos fazer bem melhores filmes em Portugal, se tivéssemos mais cultura. MM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deves preferir ver casa dos segredos e outras merdas tipo goucha e catarinas ferreiras, os 7 pecados rurais é um filme de pura comédia e não um filme cultural, para criticar é preciso saber em que estilo o filme se insere mas vejo que não tem essa capacidade

      Eliminar
  47. Ora bem, quero começar por dizer que não vi o filme e não pensava ir vê-lo, não foi algo que me chamasse muito a atenção. No entanto, ao ler a critíca feita ao filme e todos os comentários abaixo decidi vir aqui deixar um pequeno testemunho. Primeiro, a todos aqueles que dizem "Força Portugal" e "Apoio Portugal, sou um verdadeiro português" eu tenho que dizer: não é porque João Pinto não gostou do filme que não é um verdadeiro português. Concordo que temos que apoiar o que é nosso, mas acho que isso também não é com tudo, porque como foi dito num comentário anterior sobre os domingos da TVI e da SIC com as festas da aldeia: ora, isso é nosso, é de Portugal, e no entanto não temos todos que apoiar isso, só e exclusivamente porque é nosso! Se nós não gostamos de uma coisa, obviamente que não a vamos apoiar, mesmo que seja do nosso país, pois queremos que isso melhore, logo não vamos apoiar, simples. Imaginem, por exemplo, que eu não gosto do nosso governo assim; o governo é nosso, é Português mas mesmo assim não o vou apoiar porque eu quero que ele melhore!!! O mesmo se passa com este filme: o blogger não gosta e deixa aqui o seu comentário, na esperança de que talvez a qualidade cinematográfica portuguesa melhore. Segundo, qual é o problema de se gostar de filmes internacionais, e como alguém referiu "daqueles em que se filma 10 vezes a mesma cena"?? Epá, alguns dos comentários dão a entender que só podemos gostar do que é português e de mais nada...
    Para concluir queria apenas dizer que obviamente respeito quem gostou do filme e quem deu umas boas gargalhadas com ele, porque os tempos estão tão maus que temos que aproveitar todas as oportunidades que temos para sorrir, portanto se este filme foi um dessas oportunidades para vocês fico muito feliz, porque estamos todos a precisar de mais alegria! :)
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  48. Parece unanime entre os comentários que a crítica foi infeliz. Mas deixe-me apenas focar dois pontos, porque nem vi o filme.
    1) a crítica não foi ao filme, é bastante óbvio que é uma critica concebida de antemão. Nem valia a pena ver o filme (será que viu mesmo?), para descarregar este texto. Mesmo sem o ter visto, sei mais ou menos como será o filme, uma comédia típica da dupla. Não espero uma comédia como A Vida de Brian, ou o Habemos Papa. Se já sabia ao que ia, e ia odiar assim tanto, mais valia nem ter ido, ou nem ter escrito, e poupava-se a si o tempo.

    2) uma coisa que odeio de morte nos intelectuais, é estes preconceitos para com a arte menor. Não tem diferença nenhuma dos energumenos que têm preconceitos com a arte maior. São ambos pessoas estupidas, formatadas, sem capacidade de análise, incapazes de apreciarem a arte pelo que ela é, maior ou menor. Ambas têm o seu lugar, ambas têm o seu fundamento, o seu objectivo e lugar. Toda ela vale pelo que vale, mas muito pouca gente é capaz de a apreciar, caso saia do seu circulo de conforto do que é aceitável gostar no grupo de amigos. Válido tanto para quem escreveu a crítica, como para quem criticou a crítica e denota a mesma aversão ao outro lado da barricada, os intelectuais.

    ResponderEliminar
  49. gostas . gostas não gostas temos pena . e pena é que as pessoas pensão que só elas são inteligentes o resto do mundo é todo burro ainda não fui ver o filme mas certamente quando o veja vou gostar muito pois para mim são os melhores comediantes de Portugal quanto a esses criticos ide para a puta que vos pariu cinicos e cocós de merda ide para um convento

    ResponderEliminar
  50. Crítica é crítica mas "o cozinheiro tem que saber fazer o bolo". Não me posso opor contra o João Pinto pois seria inoportuno da minha parte (afinal é a opinião singela dele como refere no texto e muito bem). Simplesmente tenho a dizer-lhe que existem dois argumentos contra a sua critica aqui citada: Tanto o facto de que esta critica está a puxar o cinema português mais para baixo como também há a forma como se refere o trabalho destes humoristas. Eu próprio tenho a minha opinião do João Paulo e do Pedro mas averiguo e concluo que ser humorista não é propriamente fácil, precisamos de nos colocar no lugar deles porque o humor é uma questão de instinto e opinião, ora podemos "desatar à gargalhada" despropositada-mente ou gostar de algo só porque achamos muita piada. Todos devemos saber gostar de um pouco de tudo, o humor destes dois realmente pode-se tornar um bocado para o impróprio e muitas vezes para o lado erótico mas é o que nos faz rir (a nós o povo português), é o cómico da nossa vida porque mostra o lado extrovertido que muitos não têm e acabam por ter, demonstra o calão do povo que já Bocage descrevia nas suas obras (fará pessoalmente). Isto praticamente pode-se dizer que é a nossa cultura, afinal salienta a ousadia do povo português que tem o seu sentido de humor e dá a conhecer a outras culturas que um "bom português" não tem medo e responde a quem o tenta rebaixar e desprezar.
    Não tenho muito mais a dizer, só desejo que sempre que o senhor João Pinto tiver o prazer de assistir a uma obra cinematográfica portuguesa pense bem antes de criticar fortemente o produto que faz parte das suas próprias raízes e do seu país.
    Desejo-lhe uma continuação de uma boa carreira neste ramo (caso já faça parte dele) senão desejo-lhe boa sorte nas suas críticas e futuros textos.

    ResponderEliminar
  51. quem fala mal do filme e porque tem dor de cotovelo.vós queriam estar no lugar deles e não estão.estamos num país de liberdade de expressão.e só vê o filme quem quer.conta-se pelos dedos quem não gostou do filme.

    ResponderEliminar
  52. Ó palhaço qualquer dia levas nos cornos

    ResponderEliminar
  53. Sr. "João Pinto", pode partilhar aqui o qu é para sim um filme de comédia com boa qualidade?
    Agradecia...
    Os filmes do Mr.Bean são filmes que nem de longe superam a qualidade do "7 Pecados Rurais", contudo são filmes mundialmente conhecidos, não estava à espera que um filme sobre o meio rural tivesse semelhanças com o "MATRIX" pois não?.
    Qual o objetivo de uma boa comédia? Será fazer rir, provocar gargalhadas...? Pois então o filme está PERFEITO... Até podíamos fazer uma comédia retratando as ruas de Hollywood, mas se quiseram retratar/caricaturar a nossa costela rural, parece-me que o conseguiram fazer e com bastante piada...

    Com os melhores cumprimentos,
    Daniel Rodrigues

    ResponderEliminar
  54. critico da treta estavas bom como critico mas sim a criticar o governo ou os roubos que todos estamos a ser vitimas mas que espanto não vejo criticas tuas por estes lados porque será?
    inveja será??

    ResponderEliminar
  55. Isto aqui é só criticos de alta sabedoria... daqueles que se o filme fosse em inglês era top, muito provavelmente... daqueles que só ouvem música em inglês porque toda a gente ouve, dizem que é chique e sinónimo de cultura (mesmo que não se entenda uma frase, o que conta é fazer de conta)... daqueles para os quais um filme bom é uma história (se é que tem uma história) muito complexa mas ao mesmo tempo resumível na palavra "porcaria", cheia de efeitos visuais para entreter crianças tipo baby tv... tipo star wars, harry potters e demais. Isso sim é cultura, boa indústria cinematográfica, chique, bonito dizer que se viu... talvez muitos desses sejam também amantes da maior casa cultural portuguesa, onde o pretexto é o segredo(s) ou até anteriormente aficionados dos "grandes irmãos". Agora isto?!? corral de moinas?!? impronunciável... é mais fácil berrar por biebers, andar à porrada por um livro do potter, babar em cima de fotos dos grandes artistas internacionais... aqueles que se traduzíssemos as suas canções para português ficavam mais ridículas que as do tino de rãs... e a culpa não seria da lingua portuguesa. É assim a vida de um país onde as pessoas só gostam de parecer chiques e copiar o que é estrangeiro, já diziam isto também os poetas do século XIX - os mesmos os quais é chique declamar, mas sem declamar o incómodo - e em pouco mais de cem anos nada mudou.

    ResponderEliminar
  56. Esse de tal "João Pinto" se fosse dormir era o melhor que fazia.. Ou então, que vá fazer ele algo pelo cinema português (*risos*)
    Como já foi referido: "critica de m*rd*".

    ResponderEliminar
  57. Critica pacóvia e de mau gosto .
    inveja pura

    ResponderEliminar
  58. Muito boa qualidade, olhar para este site: 7 pecados rurais

    ResponderEliminar
  59. Gostei muito de ler esta crítica. É típica dos nossos pseudo-intelectuais: pedante e com laivos de tentativa de se mostrar superior aos demais. Para senhores como este, cultura é sinónimo de pantominices aborrecidas realizadas por gente preguiçosa que se demora a filmar a mesma paisagem, salpicada de monólogos vazios de significado disfarçados de discursos flosóficos profundos. São pessoas assim que afastam o cidadão comum da cultura, pois aborrecimentos já eles têm no seu dia-a-dia, pelo que precisam é de entretenimento que lhes traga boa disposição, de preferência visando a realidade do seu próprio país.
    Que o filme "7 pecados rurais", que os filmes da saga "balas e bolinhos" não são obras-primas da sétima arte, mas primam, sem dúvida, pela capacidade de pegarem em personagens da vida real (todos nós conhecemos "cromos" como os retratados nestes fimes) e fazerem um filme de humor com grande significado para os Portugueses em geral. É bom sermos capazes de rirmos de nós mesmos.
    Pessoalmente, parece que é a nossa casse pseudo-intelectualóide que necessita de ser espicassada para perca o mofo, o pó e as teias de aranha que tem acumulado ao longo dos últimos 40 anos ao estarem confortavelmente sentados sobre subsídios chorudos, cujo resultado culmina na criação obras chatas, intragáveis e de um nível de estupidez inclassificável.
    Pelo tom da crítica, parece-me sinceramente estar perante um caso típico de "dor de cotovelo" pelo corte dos subsídios para a produção de "eventos culturais" de tão má qualidade que ninguém quer ver. Sim, porque seos filmes enaltecidos por este crítico tivessem um mínimo de qualidade teriam eco numa franja mais alargada da população do que os 20 ou 30 pedantes do costume.
    Parace-me que esta classe pseudo-intelectualóide está a precisar "de ir trabalhar", pois é a única forma pararem de fazer e dizer asneiras e ofenderem aqueles que os sustentaram ao longo destes anos através dos seus impostos!

    ResponderEliminar
  60. este tal de joao pinto deve preferir ver filmes sobre padres pedófilos e depois vir dizer que é arte para esse atrazado só uma pedra marmore em cima snob de merda. Viva a verdadeira comédia portuguesa

    ResponderEliminar
  61. Altamente, eu só me rio com estes cromos que ACHAM que sabem fazer uma crítica, é com cada um!!!!
    Aprendam a valorizar mais o que se faz por este país e tentem ler entrelinhas, pode ser que entendam um pouco daquilo que o filme também transmite, mas claro, é preciso alguma inteligência, não é só rir ;)
    Respirem!

    ResponderEliminar
  62. Para este senhor, só os filmes de Manoel de Oliveira é que devem ter "valor cinematográfico"

    ResponderEliminar
  63. Finalmente vi o tão polémico filme, só aguentei 20 minutos de tão mau que era, não admira que mais nenhum critico português teve sequer a intenção de ver o filme quanto mais critica-lo ou classificá-lo, nem no cinemax, nem no cinema2000, nem no ipsilon, nada, nenhum site, nenhuma revista, nenhum jornal, não há uma única critica, não há uma única classificação. Porquê? Porque o "cheiro" a merda topa-se logo no trailer e obviamente ninguém quis perder tempo a vê-lo. Um abraço de solidariedade a quem escreveu esta critica fiel ao filme, se calhar até foi muito "soft". O publico alvo deste filme (os espectadores do big brother, casa dos segredos) vão com certeza delirar o filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso no meu blog também fiz uma crítica ao filme, mas tenho praticamente a mesma opinião que o João Pinto

      Eliminar
    2. Estou muito interessado em conhecer os teus gostos pessoais em relação a comédia portuguesa, poderias sugerir-me alguma coisa realmente cómica, na ligua lusófona.

      Eliminar
  64. é graças a snobs de merda e kekes como tu que portugal está na merda. filhinho da mamã e do papá.
    Ronca ai contra o dragon ball e contra a heide e marco e outros dezenhos animados meu pataqueiro.
    Tem mais qualidade este filme do que muitos do manuel de oliveira.
    E se o filme fosse uma valente merda o grupo Lusomundo não o compraria para exibir.
    Ps: obrigado por teres ido ver o filme assim ja ganharam mais uns trocos e sabes outra coisa meu deficiente?
    SO CRITICA OS OUTROS QUEM DE SI QUER ESCONDER OS SEUS PROPRIOS DEFEITOS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, 100% de acordo contigo, mereces um globo de ouro!!!! FODESTE-O BEM!

      Eliminar
  65. Critica de merda mesmo, melhor filme de sempre

    ResponderEliminar
  66. o filme até pode não valer nada mas uma coisa eu tenho a certeza é que toda a gente que acha este filme uma merda não o deixou de ver por causa das actrizes e então se metessem umas cenas de sexo deixava de ser merda e passaria a ser fantástíco!

    ResponderEliminar
  67. foda-se ao senhor da critica, apresente-se com uma narrativa mais cool, mesmo que nao goste, pois se nao, das uma pinta de merdas, e ja agora, na categoria de comedia nacional, poderá vossa badamerdas apresentar algo dentro dos seus critérios avassaladores, digno da sua melhor critica, estau em pulgas para assistir as suas sugestões, pois receio que me vou "mijar todinho"

    ResponderEliminar
  68. Eu até entendo a critica, mas vamos lá ver uma coisa: qual os critérios gerais que leva um filme a ser um grande filme? Na minha humilde opinião será a opinião das massas o 1º critério a ser avaliado... vamos lá fazer uma retrospectiva: Quem não se lembra da Academia de Polícia, dos Deuses devem estar Loucos, Scary Movie, Ases pelos Ares, etc, etc... tantas comédias com humor parvo e estúpido (como espelha o critico)... mas será que não víamos outra vez estes filmes???? À pois víamos... Se este é um grande filme? Na minha opinião, como critico individual, claro que é? Adorei.... basta-me!

    ResponderEliminar
  69. Ahh... e para os defensores da critica inicial, reparem numa coisa! Ao analisar os vários intervenientes neste blog, por acaso não repararam que estão em MINORIA!!! Isso é mais um sinal de que vocês, muito provavelmente, têm mau gosto!

    ResponderEliminar
  70. A comunicação social não está de acordo consigo:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/7-pecados-rurais-rendem-milhoes
    http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3552772&seccao=Cinema

    ResponderEliminar
  71. "humor fácil e imaturo"(x2)... Toma lá! Deves ser muito laborioso e maturo deves...

    ResponderEliminar
  72. "Um crítico é um manco que ensina a correr." não sei de quem é a citação mas vejo nela alguma verdade. O sr. João Pinto é mais um cabotino que pertence á carneirada que não segue a carneirada, ou seja, mais um carneiro que se julga um Muflão. O sr. aqui só demonstra a sua falta de cultura e de vivência. A "crítica" apresentada pelo sr. revela-me um onanista, que cansado ou seco, optou por armar em intelectual com a fórmula batida de "sou diferente portanto sou inteligente." A idade e a experiência vão-lhe demonstrar que hoje não passa de um imberbe patético capaz de qualquer coisa que o faça notado. O tempo fará de si, certamente, uma pessoa melhor. Nessa altura não se deixe levar pela vergonha do passado. Simplesmente continue a evoluir, pois isso mais não é do que uma consequência natural do passar do tempo. Até lá, lembre-se, o caminho mais fácil normalmente é o menos enriquecedor.

    ResponderEliminar
  73. Estive outro dia a rever este filme na RTP1, tendo em conta que o fui ver ao cinema quando estreou, e dá-me pena ler comentários, ou melhor, verdadeiros ataques verbais de supostos críticos, onde o calão é a sua arma escolhida para a sua tão construtiva crítica...É fantástico ler e aperceber-me a quantidade de vocês que faltaram às aulas de Português..E não o digo gozando a vossa sintaxe ou morfologia, nada disso, digo-o pelo vosso total desapego ao patriotismo...Passo a explicar: no meu tempo, mostraram-me, deram-me a descobrir, ensinaram-me a apreciar e sobretudo RESPEITAR, grandes nomes da nossa história: falo de Gil Vicente, Luís de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e tantos tantos outros que elevaram o "nosso" nome...Se calhar muitos de vocês não foram capazes de assimilar que em tempos passados tínhamos outros valores sem ser só o Ronaldo, se calhar muitos de vocês nunca jurou bandeira e pouco sabe sobre o que é servir esta nação e as pessoas que fazem parte dela..e ainda assim ter ORGULHO em ser PORTUGUÊS e valorizar quem somos, e o que temos...e umas das coisas que ainda temos é isto: HUMOR...a capacidade de satirizarmos a nossa ridícula vida...foi isto que fez Gil Vicente, é isto que ainda alguns de nós fazem...É óbvio que não estou a comparar Gil Vicente a Nicolau Breyner, mas um grande bem haja pelo tempo que me deixou a rir com a sua realização..É isto que todos vocês que atacam o cinema português não entendem..Não creio que o Nicolau Breyner estivesse a pensar na corrida aos globos com este filme...Foi uma realização que, com certeza divertiu muita gente a fazer e que deixou muita gente a rir...gente PORTUGUESA...não quero deixar conselhos porque "A ARTE DE SER PORTUGUÊS" é um livro de Teixeira de Pascoaes que vocês provavelmente nunca irão ler...sinto pena de muitos de vocês por se calhar serem os mesmos que dão audiências a reality shows...e ainda vêm para aqui falar de cultura...volto a referir: tenho pena por todos vocês: tristes, que não sabem apreciar uma boa sátira portuguesa...que não sabem rir do quanto somos ridículos, e que ainda assim...criticam...

    ResponderEliminar
  74. A cretinice de criticar os gostos dos outros!

    ResponderEliminar

//]]>