Realizado por Peter Landesman
Com Zac Efron, Marcia Gay Harden, Billy Bob Thornton
Género - Drama
Sinopse - A história de "Parkland" relata os acontecimentos do dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado, cruzando as perspectivas de uma série de indivíduos comuns, subitamente colocados em circunstâncias extraordinárias: os jovens médicos e enfermeiros do Hospital Parkland; o chefe dos Serviços Secretos de Dallas; um homem que involuntariamente filmou o que viria a tornar-se o filme mais visto e examinado da história; os agentes do FBI que estiveram quase a deter o atirador; o irmão de Lee Harvey Oswald, a braços com a sua família destroçada; e a equipa de segurança do Presidente JFK, testemunhas da morte do presidente e da subida ao poder do vice-presidente Lyndon Johnson sobre uma nação cuja inocência foi alterada para sempre.
Crítica – O homicídio de John F. Kennedy foi, sem dúvida, um dos temas mais badalados do Século XX, sendo ainda hoje um tópico bastante polémico entre a maior parte da população norte-americana, que ainda acredita que por detrás desta trágica morte esteve uma grande conspiração internacional. Os eventos da polémica morte de Kennedy já foram por isso abundantemente retratados em vários projetos dramáticos ou documentais que, quase sempre, retratam este trágico evento sob a perspetiva da vítima John Kennedy ou do assassino Lee Harvey Oswald, por isso é reconfortante ver que Peter Landesman (Realizador/ Guionista) teve o bom senso de apostar numa visão diferente, já que decidiu retratar este importante evento sob a alçada de novas e refrescantes perspetivas, que vão desde as experiências de simples transeuntes que assistiram ao homicídio ou profissionais de saúde que tentaram salvar a vida do presidente, passando até pelas experiências dos agentes especiais que tentaram apanhar o assassino e que, após a sua captura, interrogaram a sua família completamente devastada, cujos elementos contribuem, como é óbvio, com a perspetiva mais melodramática deste projeto, cujo guião é baseado no livro “Reclaiming History: The Assassination of President John F. Kennedy”, da autoria de Vincent Bugliosi, com quem Landesman tem forçosamente que dividir os créditos e os méritos da aposta numa narrativa diferente e mais curiosa. Estas múltiplas visões pessoais sobre o homicídio de John F. Kennedy trazem uma maior profundidade à narrativa, já que assim conseguimos retirar um misto bem interessante de reações e visões dramáticas deste fatídico evento, que provocou uma enorme onda de pesar entre o povo e uma mudança importante na visão política dos Estados Unidos da América, que a partir de 22 de Novembro de 1963 começaram a olhar para tudo e para todos com uma maior onda de desconfiança e incerteza. Embora “Parkland” tenha a distinta vantagem de oferecer ao espetador várias perspetivas interessantes sobre a morte de John F. Kennedy, não se pode dizer que estas mesmas perspetivas sejam entrosadas por uma forte onda de coesão, já que não parece existir uma relação forte e coerente entre os desenvolvimentos das quatro principais visões que são abordadas e que, embora sejam fortes individualmente, apresentam certas debilidades no plano coletivo. Estas fragilidades ao nível do regular desenrolar da trama provocam certos problemas de coerência e intensidade que nunca são devidamente corrigidos, mas esta importante debilidade do guião não retira mérito e crédito aos criadores deste projeto que, pese embora as fraquezas do produto final, conseguiram incutir uma certa frescura e novidade aos já tão abordados últimos momentos de vida de John F. Kennedy, cuja memória é aqui recordada mas não honrada, já que são poucos os momentos deste projeto onde o trabalho e os feitos do presidente são recordados, no entanto, como projeto dramático sobre a morte de John F. Kennedy, “Parkland” destaca-se facilmente como um projeto significativo e competente, que pelo menos aposta em algo novo para retratar uma história já muito vista e discutida.
Classificação - 3 Estrelas em 5
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