Crítica - The Secret Life of Walter Mitty (2013)

Realizado por Ben Stiller 
Com Ben Stiller, Kristen Wiig, Shirley MacLaine 

No trailer dedicado unicamente às salas de cinema, Ben Stiller revela à audiência que quis fazer um filme divertido e diferente que fosse capaz de nos entreter quase sem esforço. Eu admito que este seu projeto é bem diferente do que este ator/ realizador já nos ofereceu em filmes anteriores, mas de certa forma estava à espera de um pouco mais, ou seja, esperava um filme que se enquadrasse com o seu belo aspeto, porque apesar de não ser um filme mau ou até mesmo medíocre, “The Secret Life of Walter Mitty” parecia ser melhor e até um pouco mais divertido, já para não falar que, a nível da dinâmica entre o mundo real e a fantasia, esperava um filme na linha do homónimo clássico de 1947. 


Esta dramédia foi idealizada por Ben Stiller com uma clara ambição criativa que, infelizmente, só parece materializar-se na sua cuidada componente técnica que, por muito subjetiva que seja, acaba por ser o único pormenor deste filme onde os sentidos de realidade e sonho estão sempre presentes numa luta de forças. É pena que esta luta objetiva também não seja evidenciada pela sua história seca e nada idónea que raramente dá corpo ao suposto espírito fantasioso deste projeto, que nunca faz justiça à sua base literária ou até aos seus próprios trailers, que sempre me fizeram acreditar que “The Secret Life of Walter Mitty” teria um argumento diferente e repleto de sentimento, pois bem, para além de ser praticamente inócuo em perspetivas sentimentais, este produto também se torna penosamente aborrecido com o passar do tempo, muito por causa do ritmo que não é devidamente incutido à estrutura, já de si difícil de aceitar, da jornada existência de Walter Mitty, que aqui parece ser abordada à pressa e com uma certa ausência de propósito. É claro que é sempre divertido conhecer e analisar as componentes reais e fantasiosas da vida da personagem, mas a forma como é explorada a linha ténue que as separa acaba por dificultar a nossa completa aceitação da personagem e dos seus objetivos imediatos. 


Não apoio a ideia que “The Secret Life of Walter Mitty” seja um mau filme ou que Ben Stiller tenha feito um mau trabalho, em qualquer campo, com esta adaptação do homónimo best-seller de James Thurber, mas acredito piamente que nas mãos de outras pessoas mais capazes, este projeto poderia ter sido memorável, e poderia também ter entrado, quem sabe, para a lista dos possíveis candidatos aos Óscares. Para adaptar e explorar uma história que lida com a imaginação é preciso ter, como é óbvio, bastante imaginação para idealizar e construir um mundo amplo onde a fantasia e a realidade estejam sempre às turras e participem ativamente num jogo de emoções que seja divertido e igualmente cativante para o espetador, mas “The Secret Life of Walter Mitty” nunca nos faz realmente acreditar no seu espírito criativo e sonhador, que só não ficou mais esbatido por causa da sua vertente visual que, efetivamente, passa uma aura bem leve e sonhadora ao espetador que, só por esta razão, é que poderá preferir esta versão moderna à versão clássica com a mesma base narrativa.

Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Olá!
    Eu tive a oportunidade de assistir a esse filme aqui no Brasil. Eu gostei do enredo, mas concordo que talvez ele pudesse ter sido um pouco mais trabalhado afim de ganhar o Oscar, quem sabe.
    Mas de todo eu gostei muito do filme. Há cenas de humor e outras de drama que conseguiram prender minha atenção.
    Também escrevi uma crítica a respeito do filme. Caso se interessarem em lê-la, por favor acessem meu blog e comentem lá a opinião de vocês.

    http://conexao--informativa.blogspot.com.br/2014/01/cinema-vida-secreta-de-walter-mitty.html

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a tua crítica. O filme tem uma boa mensagem mas não foi bem executada

    ResponderEliminar

//]]>