Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra Mew - Quando Os Pokémons Chegaram Aos Cinemas


Corria o ano de 1999 quando estreou nas salas de cinema nacionais o filme "Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra Mew", a primeira adaptação cinematográfica do popular anime "Pokémon", que em 1999 já era um sucesso em Portugal, já que os seus videojogos para o Gameboy ou Nintendo 64 eram dos mais vendidos nas lojas, o anime era de longe o mais popular da programação das manhãs das SIC, e todos os seus produtos de marketing, como cartas ou tazos, eram grandes sucessos de vendas. Na altura, tal como milhares de crianças portuguesas, era um grande fã de "Pokémon". Para além de ter todos os jogos e de colecionar tudo o que havia para coleccionar, não perdia um único episódio do anime, simplesmente adorava aquilo e, de certa forma, ainda aprecio bastante o espírito de aventura e coleção que reina em "Pokémon", que a par de "Dragon Ball", "Cavaleiros do Zodíaco", "Samurai X" e "Digimon", ajudou a tornar a minha infância num conjunto de experiências ainda mais gratificantes e verdadeiramente nostálgicas. É por isso que não consigo deixar de sentir saudades quando, por vezes, apanho no Youtube o genérico português de "Pokémon", ou quando apanho certos episódios das novas gerações, que infelizmente pouco me dizem, num popular canal por cabo português dedicado aos jovens. 
E foi no Youtube que, ainda hoje, dei de caras com o filme que comecei por referir neste texto, e que me lembro perfeitamente, para minha desgraça, de não ter visto nos cinemas. É verdade, apesar de ser um grande fã de "Pokémon", não consegui ver "Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra Mew" numa sala de cinema, aliás só consegui vê-lo, uns meses mais tarde, em VHS, quando toda a gente que conhecia já o tinha visto. É triste, mas a história até é engraçada. Na altura juntei-me a um bom amigo de infância, com quem ainda hoje mantenho contacto, e conseguimos convencer os nossos pais a levarem-nos a vê-lo, mas para azar dos azares, quando finalmente conseguirmos ir ao cinema, o filme, que na altura era exibido numa cópia em 35MM, ficou estragado na sessão anterior, logo a sessão a que deveria ir acabou por ser cancelada. Já que estávamos no complexo de cinemas, cujo nome não vou divulgar mas que ainda existe, acabamos todos por trocar os bilhetes de "Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra Mew" por bilhetes para a sessão de "Inspector Gadget" (1999), um filme que, ainda hoje, recordo com grande desgosto, porque para além de ser péssimo, vi com um espírito de revolta enorme.
Uns meses mais tarde lá acabei por ver "Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra Mew" e, na altura, gostei, mas é claro que hoje olho para o filme com outros olhos, mas ainda assim, o sentimento de nostalgia mantém-se até hoje, porque apesar de não ser grande coisa, não há dúvidas que, este primeiro filme do popular franchise, marcou para sempre e de forma positiva qualquer apreciador de "Pokémon", que nunca mais teve outra oportunidade para ver um filme da saga no grande ecrã, já que este foi o primeiro e último filme "Pokémon" a ser exibido nas salas de cinema portuguesas, mas vá lá, este franchise teve, ainda assim, mais sorte que "Dragon Ball", cujos diversos filmes nunca chegaram às salas de cinema nacionais. É tradição no Japão, Brasil ou Estados Unidos que os múltiplos filmes que derivam de famosos animes cheguem, com grande pompa e circunstância, às salas de cinema locais, mas na Europa, não existe tal tradição, algo que pode não cair bem aos apreciadores de animes, mas que se justifica pela dureza dos tempos tecnológicos e, sobretudo, pela escassa quota de mercado, mas ainda assim, gostaria de ver este tipo de filmes nos cinemas nacionais? E lembra-se de ver o filme "Pokémon" nos cinemas?

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Nem de propósito. A semana passada também me deu um ataque de nostalgia e num acto de loucura fui ao site da Fnac encomendar os DVDs deste filme e do segundo (tenho imensas saudades de ver o filme, já que o VHS estragou-se há uns anos).

    Correcção: não foi o último filme Pokémon no cinema. O segundo filme também esteve nos cinemas em Portugal (e ofereciam umas cartas à entrada do filme). Tenho pena que não tenhas visto o filme no cinema (e pelos visto também não viste o 2, que para mim é melhor). Podes sempre comprar os DVDs, como eu :P

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro de ter ido assistir esse filme no cinema, mas nao imaginava que fosse em 1999, achei que fosse la por 2002, caraca, seculo passado.... quanto tempo...

    ResponderEliminar

//]]>