Pérolas Indie - The Philosophers (2013)

Realizado por John Huddles 
Com James D'Arcy, Sophie Lowe, Daryl Sabara
Género - Drama

Sinopse - O Sr. Zimit (James D'Arcy) é um professor de filosofia inconvencional que trabalha numa escola internacional em Jacarta, na Indonésia. No último dia de aulas propõe aos seus alunos um jogo em que, dos vintes jovens que formam a turma, apenas metade poderá ser selecionada para viver num bunker, onde poderão abrigar-se em segurança de um desastre nuclear. A questão de quem vive ou morre terá que ser decidida pelos próprios alunos. Ao longo do jogo vão sendo introduzidas várias regras e importantes variantes que vão mudando a perspetiva dos jogadores em relação à sua tarefa de sobrevivência, mas será que os alunos conseguirão aceitar, sem questionarem a sua humanidade, as lógicas impostas por esta fantasia?

Crítica – Se fosse professor de filosofia, “The Philosophers” seria, muito provavelmente, um dos filmes que mostraria aos meus alunos, porque é um projeto bem pensado e bem conseguido que, por intermédio de um guião linear e sagazmente curioso, obriga o espectador a refletir sobre múltiplas questões relacionadas com as lógicas inerentes ao pensamento humano. Os cenários apocalípticos e repletos de variantes que são apresentados por um arrogante professor a um conjunto de inexperientes mas inteligentes alunos são, no mínimo, intrigantes e conseguem desafiar várias problemáticas morais. As questões que são colocadas são amplamente interessantes e acabam por forçar o próprio espetador a questionar o que faria naquela trágica e complexa situação. Será que, ao ser confrontado com os mesmos problemas dos alunos, optaria por tomar decisões em prol dos pensamentos altruístas favoráveis à sobrevivência humana, ou optaria antes por obedecer aos seus instintos primários de sobrevivência e individualismo? 
Os dois pontos de vista têm a sua lógica muito própria e são explorados de uma forma despretensiosa ao longo deste projeto, que utiliza cenários improváveis e imaginários dentro de um espírito de descontração e ensino, para reforçar vários paradigmas filosóficos e questões de raciocínio relacionados com a conjuntura humana para valorizar e avaliar a lógica de todas as situações que são exploradas. Para além de um argumento bem construído, "The Philosophers” está também muito bem feito, pese embora o seu curioso guião ser apimentado, no final, por um toque digno de um melodrama romântico que, embora seja um bocado desnecessário, acaba por ser importante para justificar muitas das atitudes arrogantes do professor, no entanto, este pequeno toque romântico/ dramático acaba por não arruinar o competente exercício intelectual que resulta desta obra que, no fundo, pode até ser considerada educativa.
É também importante valorizar o trabalho do seu realizador John Huddles, que utilizou os escassos recursos que tinha à sua disposição para criar um filme visualmente competente e com planos cinematográficos muito interessantes, especialmente aqueles que se focam nas sequências que nos transportam para os três cenários apocalípticos e imaginários que são idealizados e recriados pelos jovens estudantes e pelo seu duro professor, que já agora é interpretado com uma certa elegância malévola por James D'Arcy. Os jovens que interpretam os estudantes também apresentam, no geral, uma boa prestação, sendo de destacar a presença de várias caras conhecidas e estrelas em ascensão, como Bonnie Wright, a Ginny Weasley do franchise “Harry Potter”; Rhys Wakefield, o vilão de “The Purge”; Katie Findlay, a Rosie Larson da série “The Killing”; Daryl Sabara, o Juni Cortez do franchise “Spy Kids”; Sophie Lowe, a Alice da série “Once Upon a Time in Wonderland” e George Blagden, o Athelstan da série “Vikings”. 

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>