Previsão de Vencedores Dos Óscares 2016 - 2ª Parte

 
A época de prémios está na sua reta final e, após muitas especulações e previsões, os vencedores dos Óscares 2015 serão conhecidos já no próximo dia 26 de Fevereiro. Tal como já é habito, o Portal Cinema apresenta uma lista de previsões sobre os potenciais vencedores dos Óscares. Nesta 2ª Parte serão abordadas as previsões relativamente às categorias principais de Melhor Filme, Representação e Argumento. Confira os Nomeados em http://www.portal-cinema.com/2016/01/oscares-2016-nomeados.html

Melhor Filme
Vencedor Provável - The Revenant
Escolha Pessoal - Spotlight

Numa das categorias mais complexas dos Óscares é complicados fazer previsões. No entanto já é seguro deduzir que "The Martian", "Mad Max: Fury Road", "Bridge of Spies", "Room" e "Brooklyn" estão praticamente fora da luta pelo Óscar, sobrando assim "The Revenant", "Spotlight" e "The Big Short". Entre estes três não há certezas. "The Revenant" tem o ímpeto das nomeações e vitórias importantes, mas "Spotlight" sempre foi considerado o principal candidato. Já "The Big Short" chegou mais tarde à corrida das previsões, mas entrou a pés juntos nesta luta e poderá muito bem levar para casa o Óscar. Está portanto tudo em aberto.

Melhor Realizador 
Vencedor Provável - George A.Miller por "Mad Max: Fury Road"
Escolha Pessoal - Tom McCarthy por "Spotlight"

A injusta ausência de Todd Haynes ("Carol") da lista de nomeados facilitou imenso as previsões desta categoria. Por ter vencido em 2015, Inárritu tem menos hipóteses de repetir a façanha em 2016, apesar do seu excelente trabalho em "The Revenant" falar por si e de ter repetido a vitória nos DGA Awards. A vitória será portanto discutida entre Tom McCarthy ("Spotlight") e George Miller ("Mad Max: Fury Road"), com uma maior tendência para este último. A experiência de Miller fala por si e o seu trabalho em "Mad Max: Fury Road" foi aplaudido por todos, mas o tradicionalismo da Academia poderá ditar a igualmente justa vitória de McCarthy

Melhor Ator
Vencedor Provável - Leonardo DiCaprio por "The Revenant"
Escolha Pessoal - Leonardo DiCaprio por "The Revenant"

Se não fosse pelo cruel historial da Academia para com Leonardo DiCaprio, o Óscar de Melhor Ator já teria um vencedor pré-anunciado desde o anúncio das nomeações. A concorrência é de peso é certo, mas DiCaprio está num nível completamente diferente. Se não for desta que DiCaprio vence o Óscar, acho que nunca o irá vencer. 

Melhor Atriz
Vencedor Provável - Brie Larson por "Room"
Escolha Pessoal - Brie Larson por "Room"

No campo das categorias de representação, o Óscar de Melhor Atriz é o mais fácil de prever. Brie Larson é a clara favorita e deverá vencer, com toda a justiça, este prémio, juntando-o assim a todos os outros que já conquistou por este filme. Cate Blanchett ("Carol") ou Charlotte Rampling ("45 Years") justificariam também em pleno a vitória, mas perante a poderosa concorrência de Larson terão que se contentar com a nomeação. Jennifer Lawrence pode até ter conquistado o Globo de Ouro pelo seu trabalho em "Joy", mas nos Óscares é a nomeada que tem menos hipóteses de levar o prémio para casa.

Melhor Ator Secundário
Vencedor Provável -  Sylvester Stallone por "Creed"
Escolha Pessoal - Sylvester Stallone por "Creed"

Nesta categoria qualquer um pode levar o prémio, mas é claro que há uns atores que são mais favoritos que outros. Será por exemplo complicado para Christian Bale ("The Big Short") ou Mark Ruffalo ("Spotlight") conseguirem esta vitória. A luta de previsões parece apontar para a vitória de Sylvester Stallone, que surpreendeu em "Creed" e já conquistou o Globo de Ouro, mas as performances mais sérias de Tom Hardy ("The Revenant") e Mark Rylance ("Bridge of Spies") em filmes melhores poderão pender a balança desta batalha para o seu lado.

Melhor Atriz Secundária
Vencedor Provável - Kate Winslet por "Steve Jobs"
Escolha Pessoal - Rooney Mara por "Carol"

Com Jennifer Jason Leigh ("The Hateful Eight") e Rachel McAdams ("Spotlight") sem grandes hipóteses de vencer esta categoria, a luta pelo Óscar de Melhor Atriz Secundária será entre Alicia Vikander ("The Danish Girl"), Rooney Mara ("Carol") e Kate Winslet ("Steve Jobs"). Esta última é à partida a favorita e, a confirma-se a sua vitória, o Óscar ficará bem entregue, como ficará se for parar às mãos de Mara ou Vikander, duas jovens atrizes que têm performances fantásticas nos seus respetivos filmes.
Melhor Argumento Adaptado
Vencedor Provável - The Big Short
Escolha Pessoal - Carol

Numa categoria repleta de competitividade, "Carol" destaca-se para mim como o vencedor mais justo. É certo que também me divido para o lado de "The Big Short" e, sabendo que a Academia não nutre muito carinho por "Carol", o mais provável é que seja "The Big Short" a vencer o Óscar. Em qualquer um dos casos, a vitória será justa. Não há aliás nenhum nomeado que não mereça este prémio. 

Melhor Argumento Original
Vencedor Provável - Spotlight
Escolha Pessoal - Spotlight

Todos merecem o Óscar, mas "Ex Machina", "Inside Out" e "Straight Outta Compton" não terão grandes hipóteses de conquistar este prémio, apesar de apresentarem três soberbos argumentos que merecem destaque, especialmente os dos dois primeiros que surgem no contexto de dois géneros cinematográficos que raramente aparecem nesta categoria. "Spotlight" e "Bridge of Spies" são portanto os favoritos, mas há um claro favoritismo que pende para o lado de "Spotlight", cuja excelente história apresente todos os pontos de valor que se pode pedir a um argumento de excelência. 

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Tom Mccarthy ganhar é uma piada

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, o "The Revenant" deveria ganhar o óscar de melhor filme. É o meu filme preferido dos oito nomeados, mais completo e mais inovador.

    ResponderEliminar

//]]>