3 Filmes de Luca Guadagnino Que Ajudam a Explicar o Seu Hype

Luca Guadagnino é um dos cineastas italianos do momento. Em voga desde que lançou em 2017 o drama romântico "Call be My Your Name", Guadagnino merece ser também reconhecido pelo que fez antes. Sim, porque não foi apenas em 2017 que este cineasta nascido na Scicilia acordou para o mundo. O início da sua carreira remonta até 1999 e, apesar de ser um nome de referência do cinema italiano, certo é que, até ao momento, poucas são as suas longas metragens de ficção faladas em italiano. 
Estas são apenas algumas das curiosidades relativas a este portentoso cineasta que lançará no Festival de Veneza de 2022 o seu mais recente filme, o drama juvenil "Bones and All", projeto algo polémico devido à temática canibal que explora. Mas tal como projetos passados, "" promete ser mais do que um filme com uma temática polémica e tudo indica que estaremos perante mais uma excelente história sobre relações e onde o sexo não será um tabu. 

CALL ME BY YOUR NAME (2017)


O primeiro é, claro, o seu maior triunfo até à data. Nomeado a 4 Óscares (Venceu o de Melhor Argumento Adaptado), "Call me By Your Name" foi um triunfo a todos os níveis. Esta é a história de Elio, um adolescente que começa a descobrir a sua sexualidade quando conhece Oliver, um académico que veio ajudar o seu pai durante um estágio de Verão. Para além de ter catapultado  Timothée Chalamet para o mundo do cinema, "Call me By Your Name" tornou-se uma importante referência do Cinema LGBTQ+ e uma sequela está ainda em cima da mesa....apesar das controvérsias recentes que afetaram Armie Hammer, o outro protagonista do filme original.


A BIGGER SPLASH (2015)


Tilda Swinton foi a atriz que, até hoje, trabalhou mais com Guadagnino. Para além de "A Bigger Splash" também participou em mais três filmes do cineasta: "I Am Love", "The Protagonists" e o mais recente "Suspiria".  Embora a grande performance individual de Swinton tenha sido em "I Am Love", "A Bigger Splash" fica na retina devido à sua irreverência. Pode-se até dizer que foi este projeto baseado no moderno clássico erótico francês de 2003 que catapultou o cineasta italiano para a alta roda de Hollywood e permitiu o desenvolvimento de "Call me by Your Name". Esta obra é também um bom exemplo do hábil uso do erotismo e do romance por parte de Guadagnino para encenar uma história capaz de surpreender o espectador com a sua simplicidade. Este traço é algo que, hoje em dia, podemos associar à sua filmografia.


MELISSA P (2005)


Não foi o primeiro filme de Guadagnino e nem sequer é um dos melhores. Mas a paixão do cineasta por histórias sexualmente complexas começou com "Melissa P.", drama "coming of age" italiano de 2005 que narra a história de uma adolescente solitária e tímida que aceita o convite para um encontro com um amigo com quem se inicia no sexo e em jogos sádicos. Este encontro acaba por servir de porta de entrada para um perigoso mundo sexual. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>