Festival de Cannes 2018 Começa Para a Semana. Descubra os Highlights!

O Festival de Cannes decorre em França entre os dias 8 e 19 de Maio. Entre polémicas, surpresas, ausências, estreias e glamour, o Festival de Cannes de 2018 promete ser um dos grandes acontecimentos cinematográficos do ano. A seleção oficial conta com 18 longas-metragens em competição pela Palma de Ouro, prémio esse que será decidido por um júri presidido pela atriz Cate Blanchett. Entre os filmes selecionados encontram-se os dramas muito aguardados  “Le livre d’image”, de Jean-Luc Godard; “BlacKkKlasman”, de Spike Lee; “Three Faces”, de Jafar Panahi e “Summer”, de Kirill Serebrennikov. A organização do Festival de Cannes revelou que a presença de Serebrennikov e Panahi é motivada pela qualidade dos seus projetos, mas também pelo facto de ambos estarem a sofrer graves acusações nos seus respetivos países: Rússia e Irão. 
Também os novos filmes de Matteo Garrone (“Dogman”), Christophe Honoré (“Sorry Angel”), Eva Husson (“Les filles du soleil”), Nadine Labaki (“Capernaum”) e Alice Rohrwacher (“Lazzaro Felice”) vão integrar a Seleção Oficial que, este ano, não conta com a presença de nenhum filme de nenhuma plataforma de streaming, nomeadamente a Netflix. Após várias críticas pela presença de filmes da NetFlix em 2017, o Festival de Cannes decidiu que, em 2018, não será exibido no festival nenhuma obra que não possa ou que não vá ser exibida nas salas de cinema convencionais em França. Perante isto, a Netflix decidiu não submeter nenhum filme ao Festival. 
A abertura do festival fica por conta do drama “Todos lo Saben”/“Everybody Knows”, o primeiro filme em espanhol do realizador iraniano Asghar Farhadi, que está também em competição e que esteve para ser realizado por PEdro Almodóvar, antes deste abandonar o filme. A atriz espanhola Penelope Cruz é a principal estrela desta obra. Para já, o filme de encerramento deste prestigiado certame será o polémico "O Homem que Matou D. Quixote”, de Terry Gilliam, mas a exibição desta obra em Cannes ainda não é certa. Isto porque está em curso uma ação judicial intentada pelo produtor português Paulo Branco e a sua Alfama Filmes contra os responsáveis do filme, alegando que é a Alfama a verdadeira dona do filme e que, sem a sua anuência, o mesmo não pode ser exibido nem distribuído em nenhum lado. 
À margem da Competição Oficial será exibido, em antestreia mundial, o blockbuster "Solo: A Star Wars story”, de Ron Howard, o novo filme que deriva da saga “Star Wars”. Cannes assinalará ainda os 50 anos de “2001: Odisseia no Espaço” e os 90 do nascimento do realizador Stanley Kubrick, com a estreia de uma cópia de 70 mm, numa que será apresentada por Christopher Nolan. Relembramos que a 71.º Festival de Cannes decorrerá de 8 a 19 de Maio.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>