Realizado por Craig William Macneill
Com Kristen Stewart, Chloë Sevigny, Kim Dickens
Este thriller psicológico é baseado no mediático homicídio da Família Borden que ocorreu em Fall River, no estado do Massachusetts, no final do século XIX. Este tornou-se num dos crimes mais célebres do imaginário criminal norte-americano e, até hoje, não se sabe quem o cometeu...apesar de haver fortes suspeitas.
A complexa história real por detrás do famoso crime deu origem a vários filmes e séries que relatam, sempre com alguma ficção e mistério à mistura, os eventos que precederam e se seguiram ao sangrento homicídio. O exemplo mais mediático é, provavelmente, a série "The Lizzie Borden Chronicles" protagonizada por Christina Ricci. Tal como esta obra, "Lizzie" foca-se na perspectiva de Lizzie Borden, a principal suspeita do crime. Num relato que traça alguns eventos do pré e do pós crime, "Lizzie" revela várias camadas da mulher solteira, estranha, inadaptada e frágil que foi acusada deste crime atroz. E assim acaba por nos fornecer mais uma hipótese para a sucessão de eventos que ocorreram no dia do crime, bem como os motivos que levaram ao seu sangrento desfecho.
Como já se disse, até hoje ninguém resolveu o Homicídio da Família Borden, por isso muito do que "Lizzie" nos apresenta surge como uma hipótese fictícia que nunca foi provado. É certo que mantém certos factos e rumores da época, mas a conclusão do filme é apenas e só uma alternativa sem base de apoio.
É verdade que o mediatismo do caso não ajudou à causa desta adaptação, nem à promoção de suspense, mas não é de todo o pior retrato criminal no cinema ou televisão deste crime. Kristen Stewart e Chloë Sevigny têm boas performances que ajudam a alimentar uma trama muito dependente da cumplicidade evidenciada pelas suas personagens, cumplicidade essa que é determinante para a conclusão. Mas embora tenha uma trama com potencial, certo é que "Lizzie" falha na hora de entusiasmar, quer como thriller psicológico, quer como filme de terror.
Classificação - 2,5 Estrelas em 5
1 Comentários
A Vingança de Lizzie Borden: 1*
ResponderEliminarDeixou muito a desejar, não me deixou cativado e é demasiado secante.
Cumprimentos, Frederico Daniel.