Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, fevereiro 17, 2019

Monstra 2019 - Apresentação & Programa

 
A Monstra - Festival de Animação de Lisboa está a chegar! Este festival de topo dedicado ao Cinema de Animação realizar-se-á de 20 a 31 de Março de 2019 em Lisboa. Trata-se da 18.ª Edição deste já icónico Festival Português que já é considerado um dos Melhores Festivais dedicados ao Cinema da Animação da Europa! A 18ª Edição da MONSTRA apresentará, este ano, mais de 550 filmes, entre longas, curtas e curtíssimas (filmes até 2 minutos), oriundos de 50 países, dos 5 continentes.
O ano de 2019 será o ano de homenagem ao cinema de animação do Canadá e por isso o Festival tem planeado um programa de 15 sessões de filmes deste país, com retrospetivas a trabalhos de realizadores como Norman Mclaren, Frédéric Back,Caroline Leaf e uma grande retrospetiva ao National Film Board of Canada, a grande produtora de cinema independente canadiana que este ano completa 80 anos de existência.
A competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes, 6 dos quais são estreias nacionais. Um dos destaques é "Mirai", o candidato ao Óscar de Melhor Animação que nos é apresentado pelo mestre japonês Mamoru Hosoda. Este filme conta a história de um menino que encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo e conhecer os seus antepassados.Realizado por Denis Do, "Funan", é a história de luta e sobrevivência de uma mãe que, durante a revolução do Khemer Vermelho no Cambodja, foi forçosamente separada do filho. "Funan" foi o vencedor do Grande Prémio de Longas no último Festival de Annecy, tendo ainda recebido os prémios de Melhor Argumento e Melhor Sound Design nos Emille Awards. O compositor e sound designer estarão na MONSTRA para apresentar o filme.
Passado na África colonial do final do século XIX, "This Magnificent Cake!" conta as histórias de cinco personagens diferentes. Realizado por Marc James Roels e Emma De Swaef, este filme de marionetas foi vencedor do Prémio da Crítica em Annecy e o prémio de Melhor Realização nos Emille Awards. Do Brasil chega-nos "Tito e os Pássaros", filme realizado por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo. Michel Ocelot, realizador francês que assinou filmes como o premiadíssimo "Kirikou e a Feiticeira" (1998) vai marcar presença no festival para apresentar a sua mais recente longa "Dilili a Paris", também em competição.
Em 2018 Kaspar Jancis apresentou na Monstra 25 minutos de um filme ainda em pós-produção. Agora, na edição de 2019, o realizador apresenta o resultado final do seu trabalho, o filme "Captain Morten and the Spider Queen", um filme de aventuras para toda a família em estreia nacional.
Por último, "The Tower", uma longa realizada por Mats Grorud, sobre uma jovem que vive num campo de refugiados na Palestina e que aprende sobre a história da sua família através de relatos contados por três gerações anteriores de refugiados. O realizador, assim como o diretor de arte, Rui Tenreiro, vão estar presentes na Monstra. 


Este ano, a Monstra aposta também numa retrospetiva dedicada ao cinema de animação japonês, a Monstra dedica uma homenagem ao realizador Satoshi Kon, que em 2010 faleceu com 46 anos, exibindo as suas 4 longas-metragens, produzidas entre 1997 e 2006. A Monstra vai ainda programar uma retrospetiva intitulada "A BD no Cinema de Animação", com a exibição de cinco longas-metragens inspiradas nas histórias do marinheiro Corto Maltese. Também Tintim, a célebre personagem da animação e da BD, vai estar presente na Monstra com o filme "Tintim e os Prisioneiros do Sol", uma obra de 1969 que comemora agora 50 anos desde a sua estreia. 
A música estará também em grande destaque nesta edição do Festival. O músico Pierre Kwenders, canadiano nascido no Congo, regressa a Portugal para um concerto na Sala 2 do Cinema São Jorge, acompanhado com animação ao vivo pelo ilustrador António Jorge Gonçalves. As Quatro Estações de Vivaldi vão ser tocadas ao vivo pela Escola Superior de Música de Lisboa, enquanto que alunos das universidades de animação de Tóquio executam um software que permite sincronizar imagem e música ao vivo, desenvolvido em parceria com a Yamaha.  Na secção JazzAnim, um programa que se realiza no Hot Clube de Portugal, várias curtas vão são musicados ao vivo pelos alunos desta escola. O coletivo Lisbon Poetry Orchestra também vai estar na Monstra para um concerto de música com poesia e cinema de animação com filmes exclusivos de alunos da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. Vai realizar-se ainda um concerto de scratch digital, com um animador a desenhar ao vivo sobre película.
A MONSTRA 2019 apresenta ainda filmes nas secções Históricos, DokAnim (documentários de animação, representados por duas longas e uma retrospetiva do Festival DokLeipzig),TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (uma seleção de filmes sensuais para maiores de 18 anos), Cinema Experimental e muitas homenagens.
Um dos grandes destaques deste ano, é ante-estreia de “The Queen’s Corgi", um filme de aventuras, cujo protagonista é o cão de estimação da Rainha de Inglaterra. O realizador Ben Stassen vai estar em Lisboa a apresentar esta longa, cuja estreia comercial no nosso país está agendada para o dia 4 de abril.   Além desta ante-estreia, nos dois fins de semana que abrangem o período do festival, vai haver muitos filmes para Pais e Filhos: uma homenagem ao famoso Mickey Mouse, na Cinemateca Júnior, um novo espaço nesta edição do Festival; o italiano "Leo Da Vinci - Missão Mona Lisa", no ano em que se celebra os 500 anos sobre o falecimento de Leonardo Da Vinci, homenageia as suas invenções e descobertas com uma abordagem para toda a família; curtas canadianas para os mais novos; Baby Monstra (sessões de entrada livre para crianças até aos 3 anos); e ainda workshops de animação para pais e filhos. A MONSTRA volta a ter sessões nas escolas e para as escolas da grande Lisboa, com uma programação a pensar no público mais novo: a MONSTRINHA. E, a pensar nos estudantes mais velhos, programa a MONSTRA Universitária.
Em parceria com o Museu da Marioneta, a Monstra vai inaugurar a exposição "A Magia dos Estúdios Aardman", no dia 14 de fevereiro. Esta é a primeira exposição em Lisboa dedicada ao trabalho da Aardman, estúdio britânico responsável por filmes e séries de tv como "Wallace e Gromit", "Creature Comforts", "Timmy Time", "A Fuga das Galinhas", "Morph" e  "A Ovelha Choné" e "A Idade da Pedra".  Peter Lord, cofundador da Aardman, vai estar em Lisboa de 29 a 31 de março e vai estar disponível para falar aos jornalistas.
Na Sociedade Nacional de Belas Artes vão ser exibidas 5 exposições: os 25 anos de trabalho conjunto dos realizadores Regina Pessoa e Abi Feijó; os objetos do projeto "4 Estados de Matéria" de Miguel Pires de Matos; uma homenagem ao realizador canadiano Norman McLaren com quatro instalações de autores contemporâneos; e Scratch (triptyque-3) realizado por Pierre Hébert. 
O Festival Monstra apresenta sessões no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e sessões Monstrinha para escolas em mais de 100 escolas dos concelhos de Lisboa, Almada, Sintra, Barreiro, Salvaterra de Magos, Ferreira do Alentejo, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas