Crítica - Bacurau (2019)


Realizado por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Com Sónia Braga, Fabiola Liper

Filme sensação brasileiro de 2019 (que ainda assim não conseguiu ser escolhido para representar o país na corrida pelo Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), "Bacurau" é mais um projeto genial de Kléber Mendonça Filho, um cineasta já conhecido do público português devido ao seu estilo subjetivo, mas que nesta sua nova aventura cinematográfica apresenta-nos até um lado bem mais comercial que contraria os seus filmes anteriores. É claro que o estilo bem vincado de Mendonça continua bem presente e revela-se fundamental no processo de ilustração da sua não linear prosa narrativa, mas "Bacurau" é,  sem dúvida,  o seu projeto mais apelativo para o grande público. Talvez porque Mendonça  colaborou com Juliano Dornelles que, de certa forma, parece ter obrigado o seu companheiro de equipa a seguir um rumo mais explícito. 
Numa mistura entre o terror, a ficção científica, o drama e o western, "Bacurau" apresenta uma narrativa que surpreende e que até lhe valeu o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes! Entre alegorias políticas e sociológicas, esta complexa obra entra por caminhos extravagantes mas sem nunca perder aquela força dramática fulminante que obriga o espectador a pensar e a interessar-se por uma trama exacerbada é certo,  mas que no fundo e no final faz todo o sentido. 
Embora o tenha apelidado como o filme mais comercial de Kléber Mendonça Filho até à data (não é difícil atendendo à sua complexa filmografia), convém ainda assim esclarecer que não estamos de todo perante um filme que apelará ao grande público. É certo que tem toques que poderão cativar o grande público, como a sua onda mais misteriosa, mas na sua génese é um produto bastante filosófico e moralista que se torna difícil de digerir. Talvez por isto não tenha sido escolhido para representar o Brasil nos Óscares, e talvez por isto não tenha tido também aquela aceitação comercial que se esperava de um filme tão elogiado, mas isso não lhe retira um pingo do seu real valor!

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>