Crítica - Parasitas (2019)

Realizado por Bong Joon-Ho
Com Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong

Um ponto prévio, "Parasitas" não convenceu o Portal Cinema, pelo menos não da mesma forma que  convenceu a maior parte da crítica. É, no entanto, fácil de admirá-lo e de lhe reconhecer um elevado nível de qualidade. É um filme fora de série,  embora não seja para todos os gostos. E sim pode não nos ter convencido num plano pessoal, mas objetivamente não deixa de ser um filme bem acima da média.  
Há uma coisa que não pode ser dita sobre "Parasitas". Não estamos perante um filme convenciona, previsível ou natural. O seu enredo é ardiloso e habilmente estruturado e, embora o desenvolvimento seja pautado por um ritmo lento, certo é que denota uma construção inteligente e especial que ilustra o que de melhor Bong Joon-Ho é capaz! E que história é esta? No fundo, "Parasitas" é uma sátira sócio-económica que nos conta a história de uma família coreana com poucas possibilidades económicas que começa a ter um interesse peculiar por uma outra, esta com um estilo de vida cheio de glamour.  Os seus destinos e vidas acabam por ficar interligados de uma forma completamente bizarra por via de eventos absolutamente inesperados e extravagantes que acabam por transformar as vidas de todos os membros das famílias. 
Ao deambular entre o humor negro e o drama sociológico, "Parasitas" explora fortes alegorias sociais e algumas metáforas políticas, mas sempre com um olhar focado num retrato quase novelesco de duas famílias apanhadas num cruzamento bizarro do destino e acaso. É certo que nem sempre é o filme mais estimulante ou coerente, mas sim há muito por descobrir nos meandros de uma narrativa que vai muito além do óbvio e que, embora seja séria, consegue ser deliciosamente irónica e cómica.

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>