Os 20 Grandes Candidatos aos Óscares 2020 - 1ª Parte

Estamos no final de Novembro e, embora esteja acautelado um certo espaço para algumas surpresas, já é possível apontar nesta fase alguns dos grandes favoritos aos Óscares. Entre os vencedores dos principais festivais como Cannes, Veneza ou Toronto, passando por  surpresas já confirmadas e com ótimas críticas esta lista apresenta aqueles que, para nós, são os 20 grandes candidatos aos Óscares em várias categorias, sim, porque os Óscares são bem mais que o prémio de Melhor Filme! Veja a 2ª Parte.


É um dos filmes mais vistos e aclamados do ano! Venceu o Leão de Ouro em Veneza e não para de bater recordes nas bilheteiras. Embora seja difícil de o imaginar, pelo menos para já, entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme, conseguindo assim algo que nem o grande "The Dark Knight" consegui, certo é que "Joker" pode aspirar a marcar presença nos Óscares! Joaquin Phoenix é, provavelmente, a aposta mais segura do filme oara lá chegar, já que será difícil à Academia ignorar a estrondosa prestação do ator, mas Robert De Niro (Ator Secundário) também poderá lá chegar! A nível técnico também é importante considerar "Joker" em várias categorias!


Se "Joker" foi celebrado, então o que dizer de "Once Upon a Time in Hollywood". Tarantino poderá ter aqui uma nomeação quase garantida ao Óscar de Melhor Realizador, mas o filme tem mito espaço e possibilidades de brilhar em outras categorias, como Melhor Filme ou Melhor Ator Principal (Leonardo DiCaprio) e Melhor Ator Secundário (Brad Pitt).




Só com muita sorte é que Brad Pitt conseguirá chegar a um nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal por "Ad Astra", já que a sua melhor hipótese de chegar aos Óscares com este ano é com "Once Upon a Time in Hollywood". Mas, ainda assim, "Ad Astra" é um filme a considerar nas categorias técnicas e até em algumas técnicas principais, como Fotografia. Se "Gravity" conseguiu, então porque não "Ad Astra" não o pode atingir?



Falando em categorias técnicas não podemos ignorar "A Hidden Life". O mais recente projeto de Terrence Mallick é uma carta fora do baralho na luta pelo Óscar de Melhor Filme, mas é um filme puro de Mallick e basta isso para torná-lo num candidato a Óscares como Melhor Fotografia, Banda Sonora ou Montagem.  



Mais até que "Frozen 2", "Toy Story 4" é aquele filme que poderá até almejar chegar ao Óscar de Melhor Filme. Será quase impossível é certo, mas pelo menos a nomeação para o Óscar de Melhor Filme de Animação está já garantida. Quanto ao resto, já se sabe que no que toca às animações (ainda por cima as da Disney/ Pixar) não há certezas!



Falamos do Vencedor do Festival de Veneza ("Joker"), por isso, claro que temos que falar do vencedor do maior festival de cinema do mundo: o Festival de Cannes. O sul coreano "Parasites" está muito bem encaminhado para, pelo menos, ser nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas esta grande obra de Bong Joon-ho poderá não ficar por aqui e já se fala na possibilidade de chegar ao Óscar de Melhor Argumento Original!

Continuando a falar dos vencedores dos festivais de cinema que são mais relevantes para a corrida aos Óscares, então temos que abordar o vencedor deste ano do Festival de Toronto, o excêntrico "Jojo Rabbit". Este poderá não ser um dos filmes favoritos da Academia, já que o seu estilo e o seu humor bizarro poderão prejudicá-lo, mas "Jojo Rabbit" tem sido muito aplaudido pela crítica e poderá mesmo ser o filme sensação de 2019.

Clemency


Finalizamos a nossa tour pelos vencedores dos maiores festivais de cinema do mundo pelo festival de Sundance e por "Clemency". Esta sublime obra indie não esta nas cogitações para o Óscar de Melhor Filme, mas deverá chegar aos Óscares pela via de Alfre Woodard, cuja sublime performance nesta obra poderá valer-lhe uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz. Um filme a seguir com atenção e que poderá surpreender em outras categorias!



Baseado num clássico da literatura norte-americana (já adaptado ao cinema), "Little Women" reúne todas as características que costumam agradar à Academia: um elenco estrelar, uma realizadora promissora, uma base literária clássica e uma narrativa de época. Pese embora o seu forte potencial dourado, poucos são aqueles que esperam que "Little Women" seja um candidato sério aos Óscares, mas pelo menos poderá surpreender na categoria de Melhor Argumento Adaptado e Guarda Roupa ou, então, nas categorias de representação feminina.




O novo filme de Richard Linklater tem sido trucidado pela crítica e nunca poderá esperar chegar ao Óscar de Melhor Filme, mas está nesta lista por uma simples mas poderosa razão: Cate Blanchett. É certo que um mau filme pode prejudicar as ambições de Blanchett, mas se há uma atriz com calibre para converter uma grande performance num péssimo filme numa estatueta dourada, então essa atriz é Cate Blanchett.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>