Crítica - Respect (2021)

O Primeiro Trailer de Respect, a Cinebiografia de Aretha Franklin
Realizado por Liesl Tommy
Com Jennifer Hudson, Forest Whitaker

Baseado na vida da lenda musical Aretha Franklin, "Respect" tem a peculiaridade de ser a primeira longa-metragem autorizada baseada na vida de Aretha Franklin, e retrata a notável história verídica da artista, uma criança que cantava no coro da igreja do pai, até ao estrelato internacional. A reinvenção de "Respect" de Otis Redding por Aretha Franklin, como um hino feminista, transformou-a num dos ícones dos direitos civis e dos movimentos das mulheres. O seu impacto cultural foi sentido ao longo de toda a sua carreira, desde o canto nos serviços fúnebres de Martin Luther King até a apresentação de três novos presidentes.

Jennifer Hudson que, após ter atingido o auge da sua carreira logo na sua estreia no cinema com "Dreamgirls", foi escolhida pessoalmente por Aretha Franklin para a interpretar no filme, conforme anunciado na Cerimónia dos Grammys de 2018, antes da morte da cantora que aconteceu no final de 2019. Embora Hudson esteja já longe do seu auge que remonta, precisamente, à épica de "Dreamgirls", tem, aqui, uma performance digna de registo que certamente agradaria a Aretha Franklin. O seu poder vocal faz justiça ao legado musical de Franklin e, embora não apresente uma performance com tanta qualidade ao nível da interpretação dramática, certo é que nada lhe pode ser apontado quanto à sua dedicação à interpretação musical. Este é, sem dúvida, a sua segunda melhor performance numa longa metragem e surge em boa altura, já que a ultima vez que a vimos o grande ecrã foi na péssima adaptação cinematográfica do musical "Cats"....

Tal como Hudson, "Respect" é irrepressível a nível musical, sendo uma ótima montra para os grandes clássicos de Aretha Franklin, como "Respect; "I Say A Little Prayer" ou ‘"(You Make Me Feel Like A) Natural Woman". Já a nível dramático, o enredo da autoria de Tracey Scott Wilson deixa algo a desejar. Isto porque explora o trajeto de vida de Franklin de uma forma algo confusa e desconexa que deixa um claro sentimento de caos junto do espectador que, estando menos familiarizado com o percurso desta diva, terá dificuldade em encadear tantos eventos e tantas informações difíceis de contextualizar.


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>